Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

  1. Versão, Configurações Gerais e Parametrizações
  2. Configuração de Tablespaces
  3. Configuração de Role e Usuários
  4. Criação de Trigger de Logon
  5. Importação de Base Modelo

--

1. Versão, Configurações Gerais e Parametrizações


Esse manual trata da instalação do PEP utilizando banco de dados de tecnologia Oracle.

...

² Em caso de ativação do Gerenciamento Automático de Memória, é necessário utilizar o parâmetro “memory_target”, colocando a quantidade de memória total disponível para a instância (parâmetros “sga_target” + “pga_aggregate_target”)

2. Configuração de Tablespaces


O banco de dados do PEP possui duas tablespaces, onde são separados os segmentos de tabelas e índices. Por padrão, cada tablespace é criada com um datafile correspondente, com o valor de 1GB, com extensão automática ativada, que é o suficiente para a carga inicial na instalação. Essa configuração pode ser alterada conforme necessidade e estratégia criada pela equipe de DBA que irá implantar o sistema. Pode-se, por exemplo, criar mais de um arquivo para cada tablespace e alocá-los em discos diferentes dentro do servidor de banco de dados.

...

  1. Script: 1-PEP-Oracle-CriaTablespaces.sql
  2. Abrir script e alterar parâmetro [CAMINHO_DATAFILES] para o caminho onde ficarão os datafiles do banco de dados no servidor. Se atentar para possíveis ajustes no caminho em relação ao sistema operacional utilizado.
  3. Executar script com usuário com permissões DBA.

3. Criação de Role e Usuários


Após a criação e configuração do banco de dados e das tablespaces do PEP, será necessário a criação dos usuários que a aplicação utilizará:

...

Obs: A senha do Usuário de Aplicação será utilizada nos arquivos de configuração da aplicação.


3. Criação de Trigger de Logon


As triggers de logon são necessárias para alterar alguns comportamentos dos usuários da aplicação no momento de conexão com o banco de dados.

...

  1. Script: 3-PEP-Oracle-CriaTriggers.sql
  2. (Opcional) Caso os usuários tenham sido criados com nomes não-padrão, é necessário ajustar no script.
  3. Executar script.

4. Importação da base


A importação dos objetos do banco de dados é executada através do comando IMPDP (utilitário Data Pump Import), onde serão importados os objetos de um arquivo com extensão “.dmp”. Esse arquivo precisa ser colocado em um diretório do Oracle no servidor de banco de dados para ser acessado pela ferramenta de importação.

...