Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Índice

Índice
outlinetrue
exclude.*ndice
stylenone


Objetivo


Este guia tem o objetivo de apresentar os passos necessários de configuração para uso da edição colaborativa na plataforma.


Pré-requisitos


  • É necessário que o fluig tenha acesso externo (a partir da internet) para utilizar esta funcionalidade

    Nota

    Os endereços https://www.google.com e https://www.googleapis.com devem estar liberados na rede.

  • A edição em modo colaborativo depende da extensão do arquivo. Arquivos em PDF, por exemplo, não são editáveis, e devem ser convertidos para posterior edição. 


Edição colaborativa com Google Drive


A plataforma disponibiliza o recurso de edição colaborativa de documentos, por meio do Google Drive. Para utilizar esse recurso, é necessário instalar e configurar um componente específico, conforme orientações abaixo.


Download do pacote

  • Para baixar o componente, acesse o Portal do Cliente fluig: suporte.fluig.com.
  • Selecione Download e Atualizações (essa é a mesma página onde está disponível a mais recente atualização da plataforma fluig).
  • Acesse o diretório FLUIG STORE→ FLUIG.

  • Faça o download do arquivo FLUIG-COLLABORATION-GOOGLEDRIVE.


Instalação do componente

Descompacte o arquivo em uma pasta de sua preferência, que aqui chamaremos de <Diretorio_EdicaoColaborativa>.

Painel
Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idComponente
effectTypefade
Card
defaulttrue
id1
labelPasso1


  • Acesse a instalação de seu fluig com o perfil de administrador e em seguida acesse : Painel de Controle → agrupador AplicativosCentral de componentes.


Card
id2
labelPasso 2


  • Acione a opção Escolher arquivo, navegue até a pasta descompactada e selecione o arquivo application-collaboration-googledrive-ear.ear.



Card
id3
labelPasso 3


  • Acione a opção Enviar e aguarde aproximadamente 1 minuto para a finalização do processo de publicação do componente;

  • Reinicie os serviços do fluig (fluig_RealTime, fluig_Indexer e fluig).



Card
id4
labelPasso 4


  • Após reiniciar o fluig faça uma busca na página de componentes por collaboration.

  • Selecione ecm_collaboration_admin.
  • Acione o botão Ativar.
  • Selecione ecm_collaboration_edit.
  • Acione o botão Ativar.


Card
id5
labelPasso 5


  • Acesse Painel de Controle → agrupador Aplicativos. Uma nova opção de menu chamada Edição Colaborativa estará disponível .

Card
id6
labelPasso 6

  • Ao clicar na opção Edição Colaborativa será apresentada a tela abaixo.


Aviso
iconfalse

A URL de redirecionamento será utilizada na configuração do Aplicativo WEB do Google no próximos passos.

Card
id7
labelPasso 7


  • Reiniciar os serviços do fluig.


Configurando o seu Google Drive


Para que seja possível a integração entre o fluig e o Google Drive será necessário realizar os passos abaixo.

Painel
Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idGoogle Drive
effectTypefade
Card
defaulttrue
id1
labelPasso 1



ou


Card
id2
labelPasso 2

  • Após avançar, escolha um nome para o seu projeto.

  • Em seguida, clique em Criar.



Card
id3
labelPasso 3


  • Agora você pode aguardar a criação do projeto e acompanhar pela notificação.

 

  • Após a criação, selecionar o projeto e em sequência clicar em Ir para visão geral de APIs, conforme a imagem:



Card
id4
labelPasso 4


  • Após criar o projeto, você será direcionado para a página abaixo.

  • Selecione a opção Biblioteca no menu lateral esquerdo.



Card
id5
labelPasso 5


  • Na página exibida, selecione a opção Drive API, na categoria G Suite APIs.



Card
id6
labelPasso 6


  • Acione o botão Ativar, caso essa tela apareça. Se não pule para o passo 7.



Card
id7
labelPasso 7

  • Com a API ativada, clique no botão Criar credenciais.



Card
id8
labelPasso 8

  • Precisamos de credenciais do tipo ID do cliente OAuth para realizar a integração, portanto este passo pode ser ignorado clicando no botão Cancelar.



Card
id9
labelPasso 9

  • Agora clique no botão Criar credenciais e selecione a opção ID do cliente OAuth.



Card
id10
labelPasso 10


  • Clique em Configurar a tela de consentimento.



Card
id11
labelPasso 11

  • Informe um nome de sua preferência e acione Salvar.



Card
id12
labelPasso 12

  • Aqui você terá que adicionar o Nome do cliente e a URI de redirecionamento.

Aviso
iconfalse

A URI de redirecionamento autorizada deve ser cadastrada com a URL de redirecionamento recuperada no Passo 6 da instalação do componente.


Card
id13
labelPasso 13


  • Após criar o Aplicativo WEB serão apresentadas as chaves OAuth para serem cadastradas no fluig.



Card
id14
labelPasso 14

  • Você também pode personalizar seu app de edição colaborativa acessando a opção de menu Credenciais na aba Tela de consentimento OAuth.




Habilitar edição colaborativa no fluig


Após realizar as configurações necessárias no Google Drive, é necessário fazer as configurações no fluig para completar a integração entre fluig e Google Drive.

Painel
Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idConfiguração fluig
effectTypefade
Card
defaulttrue
id1
labelPasso 1

  • Acesse Painel de Controle > agrupador Aplicativos > Edição Colaborativa e adicione as chaves adquiridas no OAuth adquirida Passo 13 da configuração do Google Drive.



Card
id2
labelPasso 2

  • Após cadastrar as chaves e habilitar o Google Drive, acesse os Documentos e selecione um documento que deseja editar.



Card
id3
labelPasso 3

  • Selecione a opção Google Drive.



Card
id4
labelPasso 4

  • Será apresentada a tela abaixo onde será necessário acionar a opção Permitir.



Card
id5
labelPasso 5

  • O documento estará disponível para ser editado no Google Drive colaborativamente por usuários do fluig que tenham permissão de edição no documento.

  

Aviso
iconfalse
titleAtenção

Para visualizar documentos editados via Google Drive diretamente na plataforma fluig, recomendamos a utilização do fluig Viewer