Páginas filhas
  • Como efetuar a entrada e a saída de "avaria/ indenizado/ perda" na rotina 1181?

Fique atento!

Esta documentação não é mais atualizada neste canal.

Confira as FAQ's atualizadas clicando aqui. 

Efetuar a entrada e a saída de "avaria/ indenizado/ perda" na rotina 1181

Produto:

124 - Balancete, 1118 - Extrato de Produto e 1181 - Ajustar estoque - avaria 

Passo a passo:

#dica: Para efetuar a entrada e a saída de avaria/ indenizado/ perda, utilize a rotina 1181, que apresenta seis opções para controle do produto: EA – Entrada de Avaria, SR - Saída por Reaproveitamento (Avaria), EI – Entrada de Indenizado, SI - Saída por Indenizado, EP – Entrada por Perda e SP - Saída por Perda.  

Para efetuar a entrada e a saída de avaria/ indenizado/ perda, utilize a rotina 1181, que apresenta seis opções para controle do produto, conforme indicado abaixo:


  • EA – Entrada de Avaria e SR - Saída por Reaproveitamento (Avaria)

Estas opções são utilizadas quando um produto é avariado por amassar, ter a caixa rasgada e de alguma maneira o produto foi vendido, então sai da avaria como SR, entrando para o estoque novamente. 


  • EI – Entrada de Indenizado e SI - Saída por Indenizado

Estas opções são utilizadas quando um produto é lançado indenizado quando ele será negociado com o fornecedor.

Exemplo

Se um determinado produto não for vendido em determinado período, é feito um acordo com o seu fornecedor que se o produto perder no estoque não haverá indenização. Ou seja, o fornecedor encaminhará o produto novo para repor o vencido.


  • EP – Entrada por Perda e SP - Saída por Perda       

Estas opções são utilizadas quando um produto tem a entrada efetuada por perda, significa que ele não será reaproveitado, então é feita a saída por perda baixando o estoque e alimentando uma conta onde será lançado o valor do estoque como despesa.


Veja a seguir as principais validações de cada uma delas:


Neste tipo de entrada, o produto fica com quantidade avariada e a quantidade disponível fica a menor e deve ser informado o Motivo avaria.

E na rotina 1118, toda a movimentação que ocorreu no estoque pode ser verificada, conforme demonstrado na imagem abaixo.

Ao efetuar a saída do SR - Saída por reaproveitamento (avaria), o estoque é movimentado para o disponível e a quantidade avariada é zerada.

Importante!

Nesta operação, não são lançadas despesas na rotina 124.

Veja na rotina 1118 como fica a movimentação que ocorreu no estoque, conforme demonstrado na imagem abaixo.


Entrada por motivo de EI - entrada de indenizado observamos que o produto fica com quantidade avariada e o disponível fica a menor.

E na rotina 1118, toda a movimentação que ocorreu no estoque pode ser verificada, conforme demonstrado na imagem a seguir.

Ao efetuar a saída do SI - Saída por indenizado, a rotina volta o estoque para o disponível e zera a quantidade avariada.

Importante!

Nesta operação, não são lançadas despesas na rotina 124.

Veja na rotina 1118 a movimentação que ocorreu no estoque.

A Entrada por motivo de EP - entrada por perda faz com que o produto fique com a quantidade avariada e a quantidade disponível fique a menor.

Veja como o estoque foi movimentado na rotina 1118.

Ao efetuar a saída do tipo SP - Saída por perda, a quantidade em avaria e a bloqueada são zeradas e o estoque do produto é baixado.

Importante!

A saída por perda lança despesa no sistema e ela pode ser conferida na rotina 124.


Atenção!

Neste momento, deve-se optar por emitir ou não a nota fiscal. Caso não seja marcada a opção Emitir nota fiscal de perda não será gerada a nota fiscal e o Estoque Contábil não será movimentado.