Home

Linha Microsiga Protheus

Páginas filhas
  • Como Funciona o Cálculo Automático do SIGAGFE

Produto

Microsiga

Versões

Microsiga Protheus, Gestão de Frete Embarcador 11.8

Avaliação

1

Sintoma

Como funciona o Cálculo Automático do SIGAGFE?

Conceito

Esta opção permita ao sistema calcular automaticamente documentos de carga sem a necessidade de intervenção do usuário.

Esta rotina cria automaticamente romaneios de carga ou associa romaneios existentes ao documento pelo número de carregamento, possibilitando o cálculo automático.

Usabilidade

Normalmente quando um Documento de Entrada (Compra de Insumo, Compra de mercadoria para revenda ou beneficiamente, etc...) é digitado no ERP e por sua vez é integrado ao GFE o usuário deveria criar um romaneio de forma manual, relacionar este Documento de Carga de Entrada, calcular o romaneio e depois liberar.

Porém este procedimento e bem comum para Documento de Cargas de Saída onde realmente é necessário a geração do Romaneio, Cálculo, Liberação, etc.

Já com os Documentos de Carga de Entrada, este procedimento manual se torna muito trabalhoso. Com esta melhoria o usuário deverá apenas digitar a Nota Fiscal de entrada no ERP e depois lançar o Documento de Frete no GFE pois todas a parte de cálculo de frete foi realizado de forma automática.

Observações

Além desta, foram adicionadas opções de liberação automática para Romaneios de Carga Vinculados a um documento pelo Tipo de Operação e Entrega automática para Documentos de Carga pelo Tipo de Documento que sejam de entrada. No Tipo de Documento de Carga, foi adicionada a opção de bloquear ou não a emissão de pré-fatura.

Essas opções são verificadas nas inclusões e alterações dos documentos, alteração da situação para liberado ou nas integrações com outros ERP.

Em nenhuma das opções poderão ocorrer mensagens informativas ou impeditivas durante a operação de cálculo automático, sendo necessário que o usuário verifique a situação do cálculo do documento posterior.

Configurações necessárias:

Necessário a execução do compatibilizador U_GFE11I16.

Após a execução do compatibilizador os seguintes parâmetros deverão ser configurados:

  • Caminho: Gestão de Frete Embarcador / Atualizações / Cadastros / Parâmetros / Parâmetros Módulo

Na aba "Cálculo de Frete" deverá ser configuirado o parâmetro "Critério seleção Cálculo Automático" com as opções: "1=Menor Valor Frete;2=Menor Prazo". O valor padrão deste parâmetro quando criado é "1=Menor Valor".

  • Caminho: Gestão de Frete Embarcador / Atualizações / Cadastros / Expedição/Recebim / Tipos docto Carga

Neste cadastro foram incluídos os seguintes campos:

    • Cálculo Frete: Indicador principal de cálculo automático. Opções: "1=Manual;2=Automático". Valor padrão: "1=Manual".

Quando este campo estiver selecionado como "2=Automático" o GFE vai entender que todos os documentos de cargas que foi integrado ao GFE ou incluído ou alterado de forma manual e que tenha este tipo de documento de carga será gerado o cálculo automático do mesmo.

    • Emite PreFat: Determina se o Romaneio estará liberado para emissão de Pré-Fatura. Opções: "1=Sim;2=Não". Valor padrão: "1-Sim".

Data Ent Aut: Determina se em novos documentos de carga ou documentos via integração o sistema deverá realizar a entrega automática, preenchendo a data de entrega. Opções: "0=Data Informada;1=Data criação Doc. Carga". Valor padrão: "0=Data Informada".

  • Caminho: Gestão de Frete Embarcador / Atualizações / Movimentação / Expedição/Recebim / Documentos Carga

Na aba "Complementar" foi criado o campo "Sit Calc Aut" onde deverá apresentar o status do cálculo automático e será preenchido com as opções "0=Não se aplica;1=Calculo aut. pendente;2=Calculo automatico;3=Calculo sem sucesso;4=Romaneio sem sucesso" de acordo com o resultado do cálculo automática realizado quando o mesmo estiver configurado para tal.

  • Caminho: Gestão de Frete Embarcador / Cadastros / Movimentação / Expedição/Recebim / Tipos de Operação

Foi criado no novo campo "Lib Rom Aut" que tem como objetivo determinar se o romaneio deve ser liberado automaticamente sempre que houver um novo vínculo a um documento de carga e este tiver sido calculado de forma automática.

 

Procedimentos para utilização

Para utilizar a opção de cálculo automático:

  1. Cadastrar ou Alterar um tipo de documento de carga no Gestão de Frete Embarcador (SIGAGFE) acessando Atualizações > Cadastros > Expedição/Recebim > Tipos docto Carga;
  2. Durante a inclusão ou alteração do Tipo de Documento de Carga, trocar a opção Cálculo Fret para Automatico. A opção Emite PreFat determinará se na criação ou vinculação de um documento com um romaneio deverá liberar ou bloquear a emissão da pré-fatura. Se o sentido do documento de carga for entrada e a opção Data Ent Aut estiver selecionado Data criação Doc. Carga, o sistema fará a entrada e entrega do documento de carga, preencho a data de entrega dos trechos do documento.

Opcionalmente, poderá cadastrar um filtro de documento de carga que libere um documento de carga no momento da inclusão ou alteração, que causará o cálculo automático:

  1. Em Gestão de Frete Embarcador (SIGAGFE), acesse Atualizações > Cadastros > Expedição/Recebim > Filtros doc Carga;
  2. Inclua ou altere um Filtro de documento de carga existente, onde na Ação esteja selecionado Libera e confirme.

Também, durante o cálculo automático, no momento do vínculo de um romaneio pré existente ou criação de um novo, é possível liberar este romaneio:

  1. Em Gestão de Frete Embarcador (SIGAGFE), acesse Atualizações > Cadastros > Expedição/Recebim > Tipos de Operação;
  2. Inclua ou Altere um Tipo de Operação existente, onde na Lib Rom Aut esteja selecionado Data emissão Doc. Carga.

A situação do cálculo pode ser utilizado da seguinte forma:

  1. Em Gestão de Frete Embarcador (SIGAGFE), acesse Atualizações > Movimentação > Expedição/Recebim > Documentos Carga;
  2. Selecione um documento de carga existente, clique na opção Ações Relacionadas e em seguida clique em Liberar;
  3. Caso seja um documento onde seu tipo indica para efetuar o cálculo automático, o sistema buscará por outro documento de carga que possua o mesmo número de carregamento, tenha a situação Embarcado e a data de criação do romaneio encontrado for igual a data de criação do documento de carga incluso/alterado. Se não encontrar um romaneio, este será criado. O documento passará para a situação "Embarcado". Caso no tipo de operação selecionado pelo sistema para o romaneio, esteja para liberar, este passará a situação para liberado pelo processo normal de liberação do Romaneio. Caso o tipo do documento tenha o sentido de Entrada, e esteja com a opção Data Ent Aut como Data emissão Doc. Carga selecionada, o documento passará para a situação entrega, assim como seu romaneio;
  4. Para verificar a situação do cálculo, selecione o documento em questão e clique em visualizar, clique na pasta “Complementar” e verifique como está o campo Sit Calc Aut;
  5. Você pode visualizar os documentos de carga que não possuam Romaneios, e consequentemente não foram calculados ainda por algum motivo:
    1. Em Gestão de Frete Embarcador (SIGAGFE), acesse Consultas > Gerais > Sumário Pendências;
    2. Informe os parâmetros do pergunte, clique em OK;
    3. Serão apresentados as informações do sumário de pendências, onde será possíveis ver esses documentos não calculados através do subitem do menu do lado esquerdo sem Roman Carga.
  6. Outra forma é alterar ou incluir um novo documento de carga onde um dos campos atendam um filtro de carga que libera o documento. Ao confirmar, será executado o procedimento de cálculo do documento;
  7. Importante ressaltar que as opções de Liberação automática do romaneio e Data de Entrada Automática não dependem que um cálculo automático aconteça.