A devolução de uma compra de mercadoria adquirida de um fornecedor pode ser necessária quando o produto recebido possui defeito por exemplo.
Requisitos
1. Na rotina de Documento de Entrada, é necessário possuir um documento incluso para o seu fornecedor. (Compras> Atualizações> Documento de Entrada)
Importante: Importante: No cabeçalho, o campo Chave NFe deve estar preenchido de acordo com a chave apresentada no DANFE enviado pelo fornecedor.
Para inserir, basta clicar em Ações relacionadas> Alterar SPED, informe a numeração e clique em confirmar.
2- Na rotina de Tipos de Entrada e Saída, é necessário possuir uma TES de saída que contenha os mesmos cálculos de impostos aplicados
na nota emitida pelo fornecedor. (Cadastro> Básico> Tipos de Entrada Saída):
Aba de Impostos:
Obs.: Os impostos variam de acordo com a necessidade de cada empresa.
- Alterar a TES que foi utilizada no Documento de Entrada, e no campo TES Devol. informar a TES de saída cadastrada:
Obs.: Os impostos variam de acordo com a necessidade
Processo para Devolução
1. Para efetuar a devolução, acesse, Faturamento> Atualizações> Documento de Saída.
2. Clique em Incluir
3. Informe o tipo “Devolução”
5. Informe o número da nota, a série e o código do cliente
6. Clique em Ações Relacionadas> Origem
7. Informe a série e a numeração da NFE de Origem, que seria a nota de entrada emitida inicialmente e clique Ok.
8. Selecione o produto desejado e clique em confirmar.
Observação: caso a quantidade seja diferente da quantidade da entrada, basta alterar.
Importante: é necessário que os cálculos informados na TES de saída, sejam os mesmos da TES de entrada.
9. Clique em Confirmar.
10. A nota será inclusa como Devolução como podemos notar.
11. Após isso, basta transmitir normalmente