Páginas filhas
  • Como trabalhar com ICMS antecipado na entrada de mercadoria?

Fique atento!

Esta documentação não é mais atualizada neste canal.

Confira as FAQ's atualizadas clicando aqui. 

Considerar ICMS antecipado na entrada da mercadoria

Produto:

1301 - Receber Mercadoria, 220 - Digitar Pedido de Compra

Passo a passo:

#dica: Quando o ICMS Antecipado for apenas o percentual deverá ser informado no campo ICMSAntec da rotina 220, mas se o ICMS Antecipado for baseado no cálculo de IVA, Alíquota Interna e Externa, será necessário alterar a parametrização da rotina 132, parâmetro 2978. Saiba mais sobre esse processo no link abaixo.

O ICMS antecipado possui campos próprios na tela de digitação de pedido para a entrada de mercadoria na rotina 220 - Digitar Pedido de Compras, na caixa Cálculo de St (ICMS antecipado).


Quando o ICMS Antecipado for apenas o percentual deverá ser informado no campo ICMSAntec da rotina 220, mas se o ICMS Antecipado for baseado no cálculo de IVA, Alíquota Interna e Externa, será necessário alterar a parametrização da rotina 132, conforme segue:

1) Acesse a rotina 132 - Parâmetros da presidência;

2) Verifique o parâmetro 2978 - Utiliza IVA, Alíquota Interna e Externa para cálculo do ICMS antecipado e 3885- Utiliza IVA, Alíquota Interna e Externa para cálculo do ICMS antecipado. que se marcado como Sim, irá considerar o IVA e Alíquotas, caso contrário, será considerado apenas o % ICMS Antecipado informado.


Para que o ICMS Antecipado informado na rotina 1301 - Receber Mercadoria não gere o contas a pagar, é necessário marcar a opção Não no parâmetro 1154 – Gerar contas a pagar de ICMS antecipado da rotina 132 - Parâmetros da Presidência, pois assim que uma nota de entrada for lançada o ICMS Antecipado será apresentado na Tributação-F8, campo ICMS Antecipado da rotina 1301. Esta informação fará parte da composição do custo do produto.


Observações:

  • A definição realizada no parâmetro 2978 é válida para todos os tipos de entradas;
  • As informações financeiras deverão ser preenchidas na rotina 1301 - Receber Mercadoria, aba Tributação-F8, caixa ICMS Antecipado, porém a partir a versão 26, o contas a pagar deve ser lançado na aba ICMS Antecipado.
  • Os percentuais de ICMS Antecipado que serão considerados na entrada da mercadoria podem ser informados na rotina 220, tela do item ou nos referidos campos disponíveis na rotina 212 - Cadastrar Tributação Entrada Mercadoria.
  • Se o produto possuir desconto comercial no cálculo da base ICMS antecipado a rotina irá validar o parâmetro por filial 2811 - Considera desconto comercial no cálculo da base do ICMS antecipado, que aplica o desconto nas rotinas 2201301.

Para que o cálculo automático do ICMS antecipado seja realizado:

  • o parâmetro 2978 - Utiliza IVA, Alíquota Interna e Externa para cálculo do ICMS antecipado e 3885- Utiliza IVA, Alíquota Interna e Externa para cálculo do ICMS antecipado na rotina 132 - Parâmetros da Presidência, deve estar marcado como Sim,
  • Na rotina 212 - Cadastrar Tributação Entrada Mercadoria opções: Tributação por Produto ou Manutenção de Figura Tributária devem estar marcadas, para que ao pesquisar o(s) produto(s), todos os campos da coluna ICMS antecipado possam ser preenchidos, conforme orientações e valores e informados pelo contador da empresa.

Para que o ICMS Antecipado seja considerado no custo gerencial da mercadoria realize as alterações abaixo:

  • 1492 - Considerar ICMS Antecipado para calc. do custo - marque Sim.
  • 2221- Considera ICMS Antecipado no cálculo do custo da última entrada - marque Sim.
Observação: como foi realizada alteração de parâmetros na rotina 132, é necessário que a rotina seja fechada e aberta novamente para que os novos parâmetros sejam validados.


  • Na rotina 212 - Cadastrar Tributação Entrada Mercadoria, selecione o produto e marque a opção Considerar ICMS Antecipado Custo, clique a seta para baixo para salvar a alteração;


Acesse o link: http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=200902107 e conheça o processo de como considerar o ICMS Antecipado no Custo Contábil na entrada de mercadoria.