Árvore de páginas

CPC – Chamada de Programa do Cliente

Produto:

Gestão de Planos de Saúde

Módulo:Todos
Versão:12.x.x
Assuntos:

1. Conceito da CPC – Chamada de Programa do Cliente?
2. Observações Importantes?

Clique aqui para acessar as CPCs criadas.


CPC – Chamada de Programa do Cliente ( Customer Program Call)

As CPCs foram criadas para atender as lógicas especificas de cada cliente. São programas pré-definidos nos diretórios cpc/ e cpcfontes na qual a nomenclatura será: 

  • cpc:/: Diretório da CPC onde encontram-se os arquivos includes.
  • cpcfontes/: Diretório da CPC onde encontram-se os arquivos fontes.
  • nomerotina.i: Nome do arquivo que é incluído em rotinas ou programas (arquivos *.p)

 
Exemplo: cpc-rtclpart.i arquivo com definições de Temp Tables que são incluídas no programa cpc-rtclpart.p.
nomerotina.p: Nome da rotina ou programa que deve conter a lógica do cliente.

Exemplo: cpc-rtclpart.p rotina especifica para calculo da participação.

 
Para que os programas CPCs possam ser executados, deverão ser transferidos os arquivos "*.p" do diretório "cpcfontes/" para o diretório "cpc/".
Essas rotinas serão chamadas em pontos específicos dos programas/rotinas identificando o evento do programa que esta chamando a CPC e o ponto na qual a CPC se encontra.
Será passada para as CPCs uma tabela temporária de entrada de dados e a CPC retornará uma tabela temporária de saída, dessa forma será possível criar qualquer lógica necessária alterando os valores de saída conforme sua necessidade.
Existirá um cadastro das CPCs no GPS, na qual o cliente terá acesso ao campo CPC ativo (SIM/NÃO), dessa forma poderemos ativar ou desativar a CPC. As CPCs são liberadas pela TOTVS com o indicador de Ativo NÃO.
Não será permitido ao cliente o cadastro da CPC, esse processo será enviado para importação pela TOTVS. As CPCs serão criadas conforme a necessidade, bem como os campos da tabela temporária de entrada. Os eventos dos programas bem como o ponto de chamada será descrito a cada CPC contida nesse manual. Os campos das Tabelas de entrada e saída também terão sua definição detalhada.
Caso a tabela temporária de saída não estiver preenchida (vazia), nenhum erro será reportado permanecendo a regra do sistema. As CPCs serão liberadas pela TOTVS, porem sua guarda fica de inteira responsabilidade do cliente.
Os campos da tabela de entrada em determinados programas podem não ter conteúdo devido à lógica do mesmo. 

Observações Importantes

Sobre diretórios CPC/ e CPCFONTES

  • No diretório chamado CPCFONTES/ devem ficar todas as rotinas e/ou programas .p. Os arquivos include (.i) no entanto são armazenados no diretório CPC/ .
  • Quando for necessário à utilização de uma rotina ou programa CPC, o cliente deverá copiar o arquivo "*.p" correspondente do diretório CPCFONTES/ para o diretório CPC/ aplicando a sua regra de negócio.

Devido a essa estrutura de diretórios os arquivos de rotinas e/ou programas *.p existentes no diretório CPC/ devem ser copiados para o diretório CPCFONTES/, caso este procedimento não seja realizado os problemas existentes de sobreposição de programas não serão solucionados.