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Instalação PEP Banco de Dados

Produto:

Prontuário Eletrônico do Paciente

Assunto:

Instalação PEP Banco de Dados


Configurações Gerais

Na criação do banco de dados do PEP, serão configurados os parâmetros de inicialização da instância. Esses valores podem sofrer alterações conforme o ambiente instalado, o banco de dados e a demanda de conexões da aplicação.
Configurações NLS:


Parâmetros de Inicialização:


Configurações de Tablespaces

Por padrão, os datafiles das tablespaces ficarão no mesmo diretório dos demais datafiles criados no momento da instalação do banco de dados. Esse diretório pode ser localizado na consulta abaixo:

E para criar as tablespaces, executar os comandos abaixo.
Nomes sugeridos:

  • Tablespace para dados: TS_PEP_DATA
  • Tablespace para Índices: TS_PEP_INDEX


Tamanho inicial sugerido: 1G


Configurações de Acessos

Criação de Role e Usuários

Após a criação e configuração do banco de dados e das tablespaces do PEP, será necessário a criação dos usuários que a aplicação utilizará. Os scripts abaixo deverão ser executados a partir de um usuário com permissões DBA.
Criar a role abaixo que contém todas as permissões que o usuário Owner da aplicação irá precisar.
Nomes sugeridos:
Role: OWNER_ROLE

Após, criar os dois usuários que a aplicação utilizará:
Usuário Owner: Usuário que detém o schema com todos os objetos do banco de dados (tabelas, views, procedures, etc).
Usuário Consulta: Usuário que só tem permissão de acesso aos objetos do usuário Owner. A aplicação vai utilizar este usuário para conectar com o banco de dados. Usuário não deverá ter permissões para criar ou alterar estruturas de objetos, apenas acessar para leitura ou escrita de dados.


Nomes sugeridos:

  • Usuário Owner: PEP
  • Usuário Consulta: CONS_PEP
  • Senha Usuário Owner: “t0tv$dba”
  • Senha Usuário Consulta: “CONS_PEP”


Criação de Trigger de Logon
A trigger de logon é necessária para redirecionar a sessão do usuário de consulta que é utilizado na aplicação, para visualizar os objetos do usuário owner. Ela também altera alguns parâmetros na sessão do usuário de consulta necessários para a aplicação.
Necessário executar com usuário com permissões DBA o comando abaixo:


Importação da Base
A importação dos objetos do banco de dados é executada através do comando IMPDP (utilitário Data Pump Import), onde serão importados os objetos de um arquivo com extensão “.dmp”. Esse arquivo precisa ser colocado em um diretório do Oracle no servidor de banco de dados para ser acessado pela ferramenta de importação.
Verificar diretórios disponíveis:

Obs: Importante verificar qual a versão do utilitário Data Pump está utilizando. Vai depender da versão do Oracle Client instalada. É necessário estar na mesma versão do banco de dados ou em versão inferior.
Configurações do Dump enviado:

  • BD Versão: Oracle Database Enterprise Edition Release 11.2.0.3.0.
  • Usuário Owner: PEP.
  • Usuário Consulta: CONS_PEP.
  • Tablespace para Dados: TS_PEP_DATA.
  • Tablespace para Índices: TS_PEP_INDEX.
  • Versão compatível: 10.2 ou superior.


O executável IMPDP deve ser executado na janela de comando do Windows (cmd.exe), apenas alterando os parâmetros conforme configuração do ambiente (usuário/senha, instância e diretório onde foi copiado o dump).
Sintaxe do comando IMPDP (executar em linha única, no prompt de comando do sistema operacional):


Após conclusão do processo, verifique o log de importação criado no diretório indicado no comando.