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Produto:

Datasul

Ocorrência:

Devolução Cliente - Recebimento x Contas a Receber EMS 5

Passo a passo:

Integração Recebimento Contas a Receber Produto Datasul - Devolução de Cliente

A forma de integração deve ser parametrizada nos Parâmetros do Estabelecimento ACR(prgfin/acr/acr009aa), campo "Integr. Devolução". Segue a descrição do que ocorrerá no Contas a Receber conforme a parametrização escolhida.

1 - "Antecipa" - Nesta parametrização a integração com o Contas a Receber é efetuada pela criação de antecipações e o Documento Normal não sofre alterações. A antecipação é gerada com o valor da devolução, lembrando que o processo de devolução pode gerar mais de uma antecipação, porém, a soma das antecipações constitui o valor total da devolução.

2 - "Credita" - Nesta parametrização a integração com o Contas a Receber é efetuada visando baixar totalmente/parcialmente os títulos que ainda se encontram com saldo. Este processo gera um movimento de "Acerto Valor a Crédito" nos títulos do Contas a Receber referente à nota fiscal em devolução. Lembrando que o processo de Devolução pode envolver vários títulos e que a soma dos "Acertos Valor a Crédito" realizados neste título será igual ao valor da Devolução. *

3 - "Credita/Antecipa" - Nesta parametrização a integração com o Contas a Receber é efetuada com base nos dois conceito anteriores, ou seja, a devolução ocorre da seguinte forma: *
  - são geradas antecipações referentes ao valor que seu cliente já havia pago ao Contas a Receber.
  - é gerado no Documento Normal do Contas a Receber um "Acerto Valor a Crédito" referente ao valor que ainda estava em aberto no título.

4 - "Devolve" - Os títulos no Contas a Receber não são alterados e também não é gerada nenhuma Antecipação.


Dúvidas mais Frequentes
1 - Estou gerando uma Devolução de Clientes no Recebimento, porém, este processo não integrou com o Contas a Receber. Quando isso pode ocorrer?
R - As situações abaixo fazem com que o processo de Devolução de Cliente não atualize o Contas a Receber:
    1 - O sistema está parametrizado como "CREDITA" ou "CREDITA/ANTECIPA" - situações que alteram o saldo do título - e os Documentos estão enviados a banco (cobrança escritural), porém, o banco ainda não retornou o movimento de entrada confirmada para os títulos.
    2 - O Documento Normal está em Desconto bancário, ou seja, esta dentro de uma operação financeira.
    3 - O sistema esta parametrizado como "DEVOLVE".

2 - Gerei uma Devolução de Clientes e o processo integrou com o Contas a Receber de forma correta, porém, as comissões não foram estornadas. Existe uma maneira de estornar as comissões pelo processo de Devolução de Cliente?
R - Caso no processo de devolução seja indicado para estornar a comissão, o sistema gerará na duplicata ou antecipação de devolução um Débito de comissão realizado. Este débito elimina o Crédito de comissão realizada que foi ou será gerado na duplicata.

3 - Meu sistema está parametrizado como "CREDITA/ANTECIPA" ou "CREDITA"; os documentos normais do Contas a Receber possuem saldo, porám o processo de Devolução de Cliente gerou antecipações no Contas a Receber ao invés de gerar o "Acerto Valor a Crédito" nos títulos. Porque isso ocorre?
R - Isto ocorre porque a Devolução foi realizada em um Tipo de Fluxo ou Unidade de Negócio que não existia no título ou que não tinha saldo suficiente para realizar o "Acerto de Valor a Crédito". O sistema não gera o "Acerto de Valor a Crédito", pois isso geraria uma inconsistência no Fluxo de Caixa, visto que o Acerto de valor seria gerado em um Tipo de Fluxo ou Unidade de Negócio diferente da implantação dos títulos.

4 - Porque o processo de Devolução de Clientes gera várias Notas de Crédito no sistema?
R - As Notas de Crédito sempre serão geradas no momento da integração de devoluções pelo Recebimento, seja ao gerar o Crédito na Duplicata original, seja na geração de antecipações. Este procedimento é conceito do produto, sendo que a nota de crédito permite rastrear a integração da Devolução, contendo ainda a mesma chave da duplicata, diferenciando a espécie.

5 - Preciso que o processo de Devolução de Clientes não altere o Cotas a Receber. Como posso fazer isso?
R - Para que o processo de Devolução de Cliente não integre o Contas a Receber, basta que nos Parâmetros do Estabelecimento ACR (prgfin/acr/acr009aa), campo "Integr. Devolução" seja parametrizado como "DEVOLVE".

Observações:

1 - Todas as Antecipações e Acertos Valor a Crédito gerados pelo processo de Devolução de Cliente terão vinculo com uma Nota de Crédito e para cancelar/estornar a Antecipação ou o Acerto Valor a Crédito é necessário efetuar o estorno/cancelamento da Nota de Crédito.
2 - Caso a Devolução de Cliente seja efetuada com base em um Tipo de Fluxo ou Unidade de Negócio diferente do Tipo de Fluxo ou Unidade de Negócio existente nos Documentos Normais no Contas a Receber, o processo de devolução não considera a parametrização do tipo de integração e, neste caso, sempre gera uma Antecipação. Isso ocorre porque o processo que gera um "Acerto Valor a Crédito" nas duplicatas do Contas a Receber não gera transferência de Tipo de Fluxo/Unidade de Negócio. 
3 - Caso o Tipo de Fluxo e Unidade de Negócio da Devolução exista também na duplicata, porém, o saldo existente neste Tipo de Fluxo e Unidade de Negócio é menor que o valor da Devolução, é gerada uma Antecipação do valor que excede o saldo do Tipo de Fluxo e Unidade de Negócio.
4 - Caso no processo de devolução seja indicado que se deseja estornar a comissão, o sistema gerará na duplicata ou antecipação de devolução um Débito de comissão realizado. Este débito elimina o Crédito de comissão realizada que foi ou será gerado na duplicata.