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Atualização Diária I - 504

Visão Geral do Programa

 

A rotina efetua o fechamento diário do WinThor, realizando a gravação consolidada de saldos e movimentações alteradas no decorrer do dia, tais como, estoques, caixas, bancos, vendas, compras, contas a pagar, contas a receber, verbas etc., gerando informações estratégicas para tomada de decisões através do módulo Plano de Vôo. Além disso, realiza processamentos que visam otimizar o trabalho, por serem de natureza operacional, atualizando a situação cadastral de toda a base de clientes, fornecedores, títulos etc., bem como a geração dos livros fiscais.

 

 

Objetivo da tela:

Realizar fechamento diário do WinThor, realizando a gravação consolidada de saldos e movimentações alteradas no decorrer do dia.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Aba Opções

1 - Bloquear Produtos FL sem Estoque (Preencher DTEXCLUSAO)

Bloquear os produtos que estão fora de linha e não possuem estoque. Ao processar essa opção, será inserida a data de exclusão (data corrente) em todos os produtos fora de linha que estão com estoque zerado. A rotina 203 – Cadastrar Produto apresentará a data de exclusão como data atual, localizada na aba Cadastro. 

2 - Zerar Acumuladores Venda Dia

Zerar os campos acumuladores de venda por dia (quantidade de venda perdida, quantidade de venda, valor venda, quantidade de entradas, valor de venda a custo real, valor de venda a custo financeiro/dia). Este processo poderá ser acompanhado na rotina 1118 – Extrato de Produto, aba Estoque, quadro Giro Vendas.

 3 - Armazenar Saldos Caixa BancoGravar os saldos dos bancos e caixas da empresa como histórico. Estas informações poderão ser acompanhadas através de todas as abas da rotina 605 – Extrato Caixa/Banco na coluna Vl. Saldo, nos relatórios Sintético e Analítico, 604 - Conciliação, abas Conciliação e Estorno Conciliação, 117 - Boletim Financeiro, abas Resumo, Caixa e Banco. 

 4 - Armazenar Saldos Estoque

Gravar os saldos diários de estoque dos produtos como histórico. O estoque com data retroativa e atual poderá ser analisado na rotina 105 – Posição do Estoque e, somente o estoque atual, poderá ser analisado através das rotinas 1118 e 1130 – Relação de Estoque.

4.1 - Armazenar Saldos Estoque de Lote

Gravar os saldos diários de estoque por lote, de acordo com o controle de lote parametrizado na rotina 132, parâmetro 1128 – Utilizar Controle de Lote. Esta opção somente será habilitada caso exista no mínimo um produto com controle por lote, que nesse caso será identificado se o parâmetro Controla validade por lote, da aba Armazenagem, da rotina 203 estiver marcado. 

5 - Consolidação de Dados

Gravar as movimentações de itens por produtos e por Cliente/RCA nas rotinas 147 – Custo/Venda/Lucro e 123 – ABC de Venda e Margem por Produto Fornec. Esta opção disponibiliza o campo Período que é o intervalo de datas em que a consolidação deverá ser realizada (pode ser informada ou selecionada). Este período pode ser retroativo para eventuais recálculos. Esta mesma opção encontra-se disponível na rotina 507 – Atualização Eventual, aba Outros, opção Consolidação dos Dados Históricos – Diária.

6 - Atualização dos Saldos Financeiros

Gravar várias informações financeiras relativas à filial selecionada, como a posição dos caixas/bancos, a posição das contas a receber, valor de estoque, a posição das contas a pagar e o saldo real/financeiro, obedecendo ao seguinte cálculo:

Posição Caixas/Bancos + Contas a Receber + Valor do Estoque – Contas a Pagar.

Caso a hora da geração da atualização esteja entre às 0 e 8 horas, será considerada para a Data de Atualização, a Data do Dia Anterior. Também serão atualizados os títulos pendentes em desdobramentos cancelados que poderão ser visualizados através da rotina 117 - Boletim Financeiro.

Observação: A atualização dos saldos financeiros é validada de acordo com o parâmetro 2937 – Permite executar rotina 504 mais de uma vez no dia da rotina 132 – Parâmetros da presidência e a data de processamento. Caso o parâmetro esteja marcado como Não, e a data de processamento esteja igual à data atual, ocorre o bloqueio do restante das atualizações, impedindo que a data de processamento seja alterada, uma vez que esta data é incrementada cada vez que a atualização é realizada.

7 - Bloqueia/Desbloqueia Clientes Automaticamente

Bloquear e desbloquear clientes automaticamente. Ao selecionar esta opção, serão efetuadas as seguintes alterações:

  • Desbloqueio de clientes com bloqueio automático, caso não existam contas a receber do cliente vencida com um prazo maior do que o número de dias para bloqueio automático configurado na cobrança do título a ser recebido;
  • Desbloqueio de clientes bloqueados automaticamente por cobrança CHD1 (Cheque Devolvido) e CHD3 (Cheque Devolvido de Terceiros), bloqueados com mais de 7 (sete) dias e que não tenham títulos vencidos atrasados em cobranças cujo bloqueio seja automático;
  • Bloqueio de clientes com título atrasado, onde as cobranças sejam de bloqueio automático e que tenha ultrapassado o prazo parametrizado na moeda/cobrança do título a ser recebido. Caso o titulo esteja vencido e na rotina 522 – Cadastrar Tipo de Cobrança o campo Nº Dias Bloq. Aut. estiver preenchido, o cliente será bloqueado somente após o vencimento da carência indicada no campo;
  • Caso o parâmetro do sistema 1271 - Mudar cobrança de BK para CH esteja marcado como Sim, será alterado o tipo de cobrança de clientes cuja moeda seja BK com títulos vencidos a mais de 10 dias para CH. O RCA do cliente será comunicando sobre a mudança através de mensagem.

8 - Agenda Fornecedor

Atualizar a data do próximo atendimento do fornecedor cadastrada na rotina 234 – Agenda Fornecedor. Será necessário verificar o cadastro de fornecedores, através da rotina 202 – Cadastrar Fornecedores, aba Cond. Comerciais. Esta opção disponibiliza o campo Período que é o intervalo de datas em que a agenda do fornecedor deverá ser atualizada (pode ser informada ou selecionada).

 9 - Recálculo do Contas a Pagar Previsto

Recalcular as contas a pagar previstas de compra de mercadorias, gerado no momento da digitação dos pedidos de compra, cuja mercadoria ainda não entrou no estoque. Estas informações poderão ser visualizadas nas rotinas 236 – Contas a Pagar Previsto e 139 – Fluxo de Caixa Sintético.

Quando o tipo de entrada for  S - Entrada S.R. Imobilizada/ Const. Int. será verificado se existe ou não o contas a pagar previsto dos pedidos, permitindo assim a geração ou não do contas a pagar. 

10 - Bloqueia Clientes Inativos há mais de XX dias

Bloquear clientes inativos há mais de XX dias, de acordo com parâmetro. Ao selecionar esta opção, os clientes não registrados na data da última compra, ou que tenham realizado a última compra num prazo maior do que o número de dias parametrizado para o bloqueio de cliente inativo serão bloqueados. Caso o parâmetro do sistema 1270 - Zerar limite de crédito no bloqueio de clientes esteja marcado como Sim, os mesmos terão o limite de crédito zerado.

 Os seguintes parâmetros da rotina 132 deverão ser verificados para utilização desta opção:

  • 1270 - Zerar Limite de Crédito no Bloqueio de Clientes;
  • 1402 - Bloquear Automaticamente Clientes Inativos a mais de x dias;
  • 1078 - Plano de Pagamento Inicial;
  • 1254 - Cód. Cobrança Inicial;
  • 2195 - Utilizar Controle de Limite de Crédito CPF ou CNPJ.
  • 2402 - Bloqueia ou desbloqueia automaticamente.

    Selecionar os clientes a serem bloqueados que atendem as seguintes condições: Inatividade maior que o parâmetro 1402 - Bloquear Automaticamente Clientes Inativos a mais de x dias; Data última compra é nula ou anterior ao parâmetro 1402 - Bloquear Automaticamente Clientes Inativos a mais de x dias, Cliente desbloqueado e Cliente não está cadastrado como Fornecedor. Os clientes que atenderem as condições acima serão bloqueados da seguinte maneira:

  • Se o parâmetro 1270 - Zerar Limite de Crédito no Bloqueio de Clientes estiver marcado como Sim, o limite de crédito do cliente será zerado;
  • Se o parâmetro 1270 - Zerar Limite de Crédito no Bloqueio de Clientes estiver como Inicial, os seguintes campos do cliente serão atualizados: plano de pagamento, cobrança, limite de crédito pessoa física ou jurídica:
    - Plano de Pagamento do Cliente é atualizado com o valor do parâmetro 1078 - Plano de Pagamento Inicial;
    - Cobrança do Cliente é atualizado com o valor do parâmetro 1254 - Cód. Cobrança Inicial;
    - Limite de Crédito do Cliente é atualizado com o valor do parâmetro 1276 – Limite de Crédito Inicial Pessoa Física se o cliente é do tipo Pessoa Física;
    - Limite de Crédito do Cliente é atualizado com o valor do parâmetro 1375 – Limite de Crédito Inicial Pessoa Jurídica (em reais), se o cliente é do tipo Pessoa Jurídica;
  • Se o parâmetro 1270 - Zerar Limite de Crédito no Bloqueio de Clientes estiver com o valor Não, o Limite de Crédito do cliente não será alterado;
  • O campo Data Bloqueio é atualizado com a data corrente e poderá ser visualizado em várias rotinas, onde as principais são 302 e 1203 - Extrato de Cliente;
  • Campo Observação é atualizado com texto padrão do bloqueio poderá ser visualizado em várias rotinas, onde as principais são 302 e 1203;
  • Estes dois últimos campos sempre são atualizados, não importando qual a opção selecionada em Zerar Limite de Crédito no Bloqueio de Clientes;
  • De acordo com o parâmetro 2402, somente serão bloqueados os clientes não relacionados a fornecedores que estiverem com pendências financeiras, e não os fornecedores sem movimentação. 

11 - Recálculo do %Venda para Pessoa Física

Recalcular o percentual de venda para pessoas físicas no mês atual em relação ao total vendido, parametrizado na rotina 132, parâmetro 1634 - % Venda para pessoa física.

12 - Atualização de Dt. Próx. Visita (Roteirização de Clientes)

Atualizar a data da próxima visita na roteirização de clientes. Para usar esta opção, a periodicidade da roteirização de clientes deverá ser numérica e estar presente no intervalo: 1, 7, 14, 15, 21, 30 e 45 e poderá ser verificada após a atualização realizada através da rotina 354 - Cadastrar Rota de Visita a Cliente.

13 – Geração dos Livros Fiscais de Entrada e Saída

Gerar os livros fiscais de entrada e saída a partir da movimentação do dia.

  • Log de Erros: utilizada para apresentar ou informar caminho e o nome do arquivo para a gravação de log referente a erros ocorridos na geração do livro fiscal. O caminho e o nome do arquivo são gerados de forma padrão com data e hora conforme segue abaixo:

P:/ETC/RELATORIOS/, com o nome inconformidades_rotina_504_xxxxxxx, onde: xxxxxxxx é o dia ( em dd/mm/aaaa) da geração do arquivo.

14 – Bloqueia Clientes com mais de X Cheques Devolvidos nos últimos X dias

Bloquear clientes com X cheques devolvidos em um número de dias. Esse bloqueio poderá ser parametrizado na rotina 132, parâmetro 1539 - Bloquear Automaticamente Clientes com Quantidade de Cheques Devolvidos maior que 'XXX' nos últimos xx' dias.

Ao selecionar esta opção, será verificado o registro (log) de Cheques Devolvidos. Em seguida, serão bloqueados os clientes que possuem a quantidade de cheques devolvidos maior que o valor parametrizado, considerando a quantidade retroativa de dias parametrizados. Este bloqueio é considerado manual, ou seja, o cliente não será desbloqueado automaticamente. 

15 - Bloqueia Clientes Cadastrados nos últimos X Dias que tiveram Cheque Devolvido

Bloquear clientes cadastrados nos últimos x dias com cheque devolvido, parametrizado na rotina 132, parâmetro Bloquear automaticamente clientes com cheque devolvido e que foram cadastrados nos últimos X dias.

Ao selecionar esta opção, será verificado o registro (log) de Cheques Devolvidos. Em seguida, serão bloqueados os clientes que tiveram cheques devolvidos e que possuem a data de cadastro inferior ao valor parametrizado, considerando a data atual. Este bloqueio é considerado manual, ou seja, o cliente não será desbloqueado automaticamente.

16 – Bloqueia LOTES de acordo com XXX dias para o fim da validade

Bloquear lotes. Todas as filiais deverão estar com parâmetro de indústria marcado, assim como o parâmetro 1128 - Utilizar o Controle de Lote, da rotina 132.

17 – Excluir Orçamentos com Prazo Expirado

Excluir os orçamentos que excederam o prazo parametrizado na rotina 132, parâmetro 1020 – Prazo de validade do orçamento. A rotina verificará se existe algum orçamento em aberto e se o prazo de validade é maior do que está parametrizado. Em caso de positivo, o orçamento será excluído. 

18 - Bloqueia/desbloqueia Fornecedores com Verbas Vencidas a mais de X dias

Bloquear fornecedores com verbas vencidas há mais de XXX (cinco) dias. Será necessário marcar o parâmetro 1191 - Utilizar Bloqueio de Fornecedores com Verbas Vencidas, da rotina 132. Serão pesquisadas as verbas de fornecedores, agrupadas nas seguintes condições:

  • As verbas cuja data de vencimento são anteriores à diferença entre a data corrente e o parâmetro 1191 - Utilizar Bloqueio de Fornecedores com Verbas Vencidas;
  • As verbas cujo saldo são superiores a 0 (zero), o cálculo do saldo será: valores de débito subtraído dos valores de crédito;
  • As verbas dos fornecedores que estão desbloqueados no cadastro de fornecedor;
  • Para cada fornecedor bloqueado será gerado um registro (log) do Fornecedor, onde serão gravados: código do fornecedor bloqueado, código do usuário que operou a rotina 504 para bloquear o fornecedor, status anterior (fornecedor que estava desbloqueado), status atual (fornecedor bloqueado), data de geração deste registro e data e hora de geração deste registro.

19 – Atualizar Quantidade Devolvida no Mês

Efetuar o cálculo das quantidades devolvidas diariamente.

22 – Direcionar Títulos Vencidos entre Agentes de Cobrança

Encaminhar automaticamente os títulos vencidos há mais de xx dias para um agente de cobrança, onde xx dias serão definidos nos parâmetros 2170 - Nº de Dias de Atraso Título para Cobrança Interna e 2171 - Nº de Dias de Atraso Título para Cobrança Externa na rotina 132. Este envio somente será realizado caso o cliente do título já possua pelo menos um título direcionado para um agente de cobrança. Os demais títulos já estarão disponíveis para distribuição entre os demais agentes de cobrança conforme escolha do supervisor de cobrança através da rotina 1214- Acompanhar cobrança.

23 – Zera limites e altera cobrança para D para clientes inativos a mais de X dias

Zerar o limite dos clientes inativos. Ao colocar o mouse sobre o novo item, será visualizado o seguinte hint: Caso selecionada esta opção, o sistema irá zerar o limite atual do cliente e alterar o código da cobrança atual para D, podendo efetuar vendas somente a vista para o cliente. A quantidade de dias de inatividade é definido pelo parâmetro 1402 da rotina 132.

Observação: A data de processamento é informada na rotina: 504, campo Data e 132, parâmetro 1449 – Data do próx. Fechamento do dia.