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Falando de Filtros...

Os filtros permitem a limitação dos dados exibidos em tela, facilitando a localização e visualização deles. Esta limitação dos dados é realizada informando valores que serão utilizados como critérios de seleção dos dados.

Também é possível personalizar a apresentação das solicitações nas consultas, podendo definir quais colunas ou campos do formulário relacionado ao processo selecionado devem ser apresentados, a ordem na qual devem ser apresentados, por qual coluna deve ser feita a ordenação das solicitações, se a ordenação será crescente ou decrescente. Essa personalização facilita e agiliza a consulta, a tomada de decisão e a movimentação das tarefas.

Ordenando campos de formulário

Para ordenar campos do tipo Data, a plataforma assume dois formatos válidos, que são "09/08/1993" e "1993-08-09". A coluna só irá considerar ordenação crescente/decrescente pela Data caso existam valores nos formatos válidos.


Aplicar filtro


01. No menu principal, acionar Central de Tarefas.

02. Acionar a aba que determina o tipo de solicitação a ser visualizada.

03. Na barra de funções, acionar Filtrar.

04. Inserir as informações solicitadas para definir um filtro a ser aplicado na visualização de solicitações.

Os campos do formulário de filtros são diferentes de acordo com o tipo de tarefa.
Tarefas de Processos

Solicitação
Caso os campos referentes ao número da solicitação forem preenchidos, o filtro exibirá como resultado as solicitações de processo que estão entre o intervalo informado. Exemplo: informando 1000 a 2000 exibirá como resultado as solicitações de processo com número dentro intervalo especificado, o que pode resultar em uma solicitação de processo ‘X’ de número 1359.
Solicitante
Caso for preenchido, o filtro exibirá como resultado as solicitações de processo iniciadas pelo usuário selecionado.
Processo

Caso for preenchido, o filtro exibirá como resultado somente as solicitações de processo do processo selecionado.
Data de Início
Caso for preenchido, o filtro exibirá como resultado as solicitações de processo criadas entre o intervalo informado. Este intervalo é definido por meio de datas relativas como amanhã, esta semana ou mês passado. Exemplo: informando ‘Este Mês’ exibirá como resultado as solicitações de processo criadas entre o primeiro e o último dia do mês atual.
Prazo
Caso for preenchido, o filtro exibirá como resultado as solicitações de processo com prazo de conclusão entre o intervalo informado. Este intervalo é definido por meio de datas relativas como amanhã, esta semana ou mês passado. Exemplo: informando ‘Este Mês’ exibirá como resultado as solicitações de processo com prazo de conclusão entre o primeiro e o último dia do mês atual.
Responsável
Caso for preenchido, o filtro exibirá como resultado as solicitações de processo em que o usuário selecionado é responsável pela execução da atividade atual.
Localização
Caso for preenchido, o filtro exibirá como resultado as solicitações de processo que se encontram na localização informada.
Identificador
Caso for preenchido, o filtro exibirá como resultado as solicitações de processo que contém o identificador informado.

Tarefas de Documentos

Código
Caso os campos referentes ao código do documento forem preenchidos, o filtro exibirá como resultado os documentos que estão entre o intervalo informado. Exemplo: informando 1000 a 2000 exibirá como resultado os documentos com o código dentro intervalo especificado, o que pode resultar em um documento ‘X’ com o código 1359.
Descrição
Caso for preenchido, o filtro exibirá como resultado os documentos que contém a descrição informada.
Versão/Revisão
Caso for preenchido, o filtro exibirá como resultado os documentos que estão na versão/revisão informada.
Autor
Caso for preenchido, o filtro exibirá como resultado os documentos que contém o autor informado.
Atualização
Caso for preenchido, o filtro exibirá como resultado os documentos que estão com a data de atualização entre o intervalo informado. Este intervalo é definido por meio de datas relativas como amanhã, esta semana ou mês passado. Exemplo: informando ‘Este Mês’ exibirá como resultado os documentos com a data de atualização entre o primeiro e o último dia do mês atual.

05. Acionar Selecionar Colunas Visíveis.

Somente é possível configurar as colunas visíveis para filtros que serão aplicados a processos, por isso, é necessário informar um processo para ser considerado no filtro antes de configurá-las.

06. No quadro Colunas Disponíveis, selecionar os dados da solicitação ou campos de formulário que devem ser apresentados nas colunas.

07. Acionar a seta de movimentação para a direita para enviar os dados selecionados para o quadro Colunas Selecionadas.

08. Definir a ordem das colunas utilizando as setas de movimentação para cima e para baixo, localizadas ao lado direito do quadro Colunas Selecionadas.

09. Em Ordenar por, selecionar o dado pelo qual as solicitações serão ordenadas.

10. Selecionar se a ordenação será em ordem crescente ou decrescente.

11. Acionar Selecionar.

12. Acionar Filtrar.



Editar Filtro Aplicado


01. Na tela que apresenta os resultados do filtro aplicado, acionar Editar filtro.

02. Alterar as informações desejadas no filtro aplicado.

Informações sobre os campos apresentados podem ser obtidas no Caminho Básico.

03. Acionar Filtrar.

Ao acionar Filtrar, serão apresentadas as solicitações considerando as alterações efetuadas no filtro.



Salvar Filtro Aplicado


01. Na tela que apresenta os resultados do filtro aplicado, acionar Salvar filtro.

02. Inserir o nome do filtro a ser salvo.

03. Acionar Salvar.

 Ao acionar Salvar, o filtro aplicado será apresentado no quadro de filtros salvos, localizado no canto superior esquerdo da janela e, posteriormente, pode ser utilizado novamente.



Limpar Filtro Aplicado


01. Na tela que apresenta os resultados do filtro aplicado, acionar Limpar filtro.

 Ao acionar Limpar filtro, o filtro definido deixa de ser considerado e são apresentadas todas as solicitações existentes.



Aplicar Filtro Salvo


01. No menu principal, acionar Central de Tarefas.

02. Acionar a aba que determina o tipo de solicitação a ser visualizada.

03. No quadro Nenhum filtro selecionado, selecionar o filtro desejado para aplicação.

04. Visualizar as solicitações apresentadas.



Adicionar novo filtro


01. Selecionar a funcionalidade Central de Tarefas no menu principal.

02. Acessar uma das opções de visualização de tarefas. 

Para mais detalhes das opções de visualização de tarefas, verificar a funcionalidade Central de tarefas.

03. Na barra de funções, acionar Filtrar.

04. A tela do formulário de filtros será exibida, os campos pertinentes ao filtro desejado devem ser preenchidos. 

 Para mais detalhes referentes aos campos de filtros disponíveis e como aplicar um filtro de tarefas, verificar o recurso Filtros.

05. Acionar Filtrar.

06. Na barra de funções, acionar Salvar Filtro.

07. Informar um nome que identifique o novo filtro.

08. Acionar Salvar.



Limpar filtro


01. Aplicar um filtro. 

02. Na barra de funções, acionar Limpar Filtro.



Limpar Filtro via Formulário


01. Aplicar um filtro. 

02. Na barra de funções, acionar Filtro Ativo.

03. A tela do formulário de filtros será exibida, acionar Limpar Filtro.



Atualizar filtro


01. Selecionar a funcionalidade Central de Tarefas no menu principal.

02. Acessar uma das opções de visualização de tarefas. 

Para mais detalhes das opções de visualização de tarefas, verificar a funcionalidade Central de tarefas.

03. Na barra de funções, acionar Filtrar.

04. A tela do formulário de filtros será exibida e na listagem de filtros, clicar no filtro que se deseja atualizar.

05. Alterar os campos desejados.

06. Acionar Atualizar e Filtrar.



Remover filtro


01. Selecionar a funcionalidade Central de Tarefas no menu principal.

02. Na listagem de filtros, posicionar o mouse sobre o filtro que se deseja remover.

Ao posicionar o mouse sobre um dos filtros presente na listagem, é apresentado o ícone para eliminação.

03. Acionar Remover.

04. Na mensagem de confirmação de remoção, acionar Sim.



Remover Filtro via Drag and Drop


01. Selecionar a funcionalidade Central de Tarefas no menu principal.

02. Na listagem de filtros, clicar e arrastar o filtro desejado para fora da listagem.

03. Na mensagem de confirmação de eliminação, acionar Confirmar.



Ordenar filtros


01. Selecionar a funcionalidade Central de Tarefas no menu principal.

02. Na listagem de filtros, clicar e arrastar o filtro desejado para uma nova posição na listagem. 

A ordenação dos filtros permite organizar eles de acordo com a preferência do usuário. Para facilitar e realizar a ordenação da listagem de filtros, é utilizado o recurso drag and drop.




Fique atento!

Esta documentação é válida a partir da atualização 1.6.5 - Liquid. Se você utiliza uma atualização anterior, ela pode conter informações diferentes das quais você vê na sua plataforma.