Árvore de páginas

Matriz de Unidade de Negócio na Manutenção Industrial

A matriz de unidade de negócio MI permite a visão dos custos de uma Ordem de Manutenção, abertos por percentuais, definidos na matriz da Ordem.

A utilização da matriz MI para o rateio dos custos permite que sejam visualizados os custos de material, mão de obra (MOB) e gastos gerais de fabricação (GGF) por unidade de negócio.

Os valores apresentados, quando da existência da matriz de unidade de negócio MI da Ordem de Manutenção Industrial, serão rateados entre as unidades de negócio participantes da matriz de unidade de negócio MI da Ordem de Manutenção.

Regras de Negócio

  • A funcionalidade de unidade de negócio, no módulo Manutenção Industrial, terá no equipamento a matriz para o rateio dos custos à ele gerados entre as unidades de negócio que serão transmitidas à Ordem de Manutenção no momento de sua criação.  Para cada equipamento será definida uma unidade de negócio padrão responsável pela identificação de destino dos materiais requisitados e uma matriz para especificação do percentual a ser rateado no momento de custeio da Ordem de Manutenção.

  • Quando não existir a matriz de rateio, somente a unidade de negócio da Ordem será utilizada.

  • A matriz de unidade de negócio MI, definida na Ordem de Manutenção, será responsável pelo rateio dos custos do serviço que ocorrem quando a Ordem de Manutenção é valorizada. Os movimentos de requisição e devolução de material permanecerão com a movimentação sendo feita para a unidade padrão da Ordem. De qualquer forma, o Controle de Estoque utilizará o código da unidade de negócio cadastrado na Ordem de Manutenção para os movimentos de Estoque que forem feitos, informando na Ordem de Manutenção.

  • O módulo Investimento se relaciona com uma Ordem de Manutenção quando for informado, na Ordem de Manutenção, o número da Ordem de Investimento. A matriz de unidade de negócio MI da Ordem de Manutenção será, obrigatoriamente, a matriz de unidade de negócio da Ordem de Investimento, não sendo permitida a sua manutenção.

  • Quando ocorrer a movimentação de material para a Ordem de Manutenção, a unidade de negócio utilizada será a unidade de negócio padrão da Ordem de Manutenção Industrial. Esta unidade de negócio não necessita estar definida na matriz de unidade de negócio MI da Ordem de Manutenção Industrial, pois os movimentos, na conta de Investimento, somente serão identificados após o cálculo da média, quando forem gerados os movimentos para a conta de despesa da Ordem de Manutenção que se refere à conta de Investimento.

  • Nos movimentos de requisições de materiais feitos no Estoque, quando uma Ordem de Manutenção estiver relacionada à uma Ordem de Investimento com matriz de rateio, as quantidades requisitadas não serão executadas. Nesta situação, a unidade de negócio utilizada será a unidade de negócio padrão da Ordem de Manutenção. Lembramos que, este tratamento refere-se somente às Ordens de Manutenção Industrial.

  • Nos movimentos de devoluções de materiais feitos à uma Ordem de Manutenção, a qual está relacionada a uma ordem de investimento com matriz, a devolução será efetuada a partir da unidade de negócio MI da Ordem para os respectivos depósitos dos itens em devolução.

  • Nas transações diversas, de quantidade ou valor, que envolvam a Ordem de Manutenção, a qual está relacionada a uma ordem de investimento com matriz, os valores e/ou quantidades não serão rateados. Os mesmos serão destinados à unidade de negócio da Ordem de Manutenção.

  • Quando uma Solicitação de Compra ou uma Ordem de Compra estiver relacionada a uma Ordem de Manutenção Industrial, a matriz de unidade de negócio MI será transferida para a Ordem de Compra ou Solicitação. Este processo faz com que as Duplicatas geradas para a Ordem de Compra sejam identificadas pela unidade de negócio da matriz MI, quando for atualizada a Nota no Recebimento.

  • Quando uma Nota de Recebimento estiver relacionada à uma Ordem de Manutenção Industrial com matriz de unidade de negócio, será gerada uma Duplicata no Contas a Pagar com a matriz da Ordem de Compra ou a matriz da Ordem de Manutenção. A contabilização da Nota será com a unidade de negócio da Ordem de Manutenção. Nesta situação, será transferida a matriz da unidade de negócio da Ordem de compra e/ou Ordem de Manutenção para a matriz do item da Nota Fiscal.

  • Na existência de matriz de unidade de negócio para o item da Nota, a unidade de negócio do item da Nota será validada e seu conteúdo será branco, uma vez que a matriz conterá as unidades de negócios relacionadas.

  • No recebimento físico ocorrerá a transferência da matriz da Ordem de Manutenção para o item da Nota e, o item da Nota não apresentará valor quando da existência da matriz de unidade de negócio MI.

  • Para a Ordem de Compra relacionada à Manutenção Industrial, a matriz de unidade de negócio MI da Ordem de Manutenção será a matriz da Ordem de Compra. Neste caso, as matrizes são iguais porque, quando da sua geração, a Ordem de Manutenção recebe a matriz da Ordem de Investimento.

  • Quando ocorrer o cadastro manual de uma Ordem de Compra, a matriz de unidade de negócio será transferida para a Ordem de Compra.

  • Para os casos nos quais não exista a matriz de unidade de negócio MI na Ordem de Manutenção Industrial, a unidade de negócio da Ordem de Compra será a unidade da Ordem de Manutenção.

  • Quando da importação de Ordens de Compra relacionadas à Ordem de Manutenção com matriz de unidade de negócio MI, será transferida para a Ordem de Compra a matriz da Ordem de Manutenção. Neste caso, será ignorada a matriz da Ordem de Compra, caso esta seja enviada pelo arquivo de layout.

  • Não serão tratadas as validações quanto ao produto internacional, uma vez que este não está adaptado à utilização da matriz de unidade de negócio MI.

  • A integração entre os módulos Manutenção Industrial e Execução Orçamentária permite a integração dos lançamentos efetuados na conta de despesas da Ordem de Manutenção Industrial (material, MOB e GGF) para com os valores fixados para essas despesas no módulo Execução Orçamentária do EMS 5. Desta forma, o sistema de Execução Orçamentária confronta o empenho realizado em cada conta de despesa contra o valor orçado. Os gastos referentes à material, MOB e GGF da Ordem de Manutenção Industrial estão limitados ao valor disponível no módulo Execução Orçamentária.

  • O movimento de integração entre os módulos Manutenção Industrial e Execução Orçamentária é enviado quando ocorre a movimentação de valores na Ordem de Manutenção.
    Estes movimentos se originam nas seguintes funcionalidades de Manutenção Industrial: Requisição/Devolução de Material MI, Atendimento de Requisição/Solicitação de Material MI, Requisição/Solicitação de Material MI, MOB MI e GGF MI.