Árvore de páginas

Geração de Despesas e Impostos na Inclusão das Cotações

A geração das despesas de importação para as ordens de compra, previamente cotadas para fornecedores estrangeiros ou tradings, tem a finalidade de permitir que as despesas e os impostos sejam gerados de forma automática, sem que haja a necessidade de executar os programas Manutenção Cotação Despesas Adicionais do Item (IM0010), Cotação por Grupo de Ordens (IM0015) ou Geração Automática de Despesas de Importação (IM0016).

Para efetuar a geração automática em questão, é necessário que o campo Geração Automática de Despesas, localizado no programa Cotação do Item (Importação) (IM0060), esteja assinalado. Esse campo determina que as despesas serão geradas automaticamente de acordo com os dados previamente cadastrados na inclusão do pedido e com as parametrizações realizadas por intermédio do programa Manutenção de Parâmetros de Importação (IM0000).

As despesas informadas acima são geradas para a cotação de acordo com o descrito a seguir:

  • Serão verificadas as despesas cadastradas para o item da cotação, assim como para o itinerário informado por intermédio do programa Cotação do Item (Importação) (IM0060).
  • Caso não sejam encontradas as despesas, serão localizadas as despesas do item da cotação e considerado o itinerário genérico (código 0) para realizar a geração.

Importante:

Caso sejam localizadas as despesas com o mesmo código, elas serão geradas somente uma vez.
Serão verificadas as despesas associadas à Incoterm informada por intermédio do programa Cotação do Item (Importação) (IM0060).
Cada imposto é gerado como uma despesa normal por intermédio do código da despesa e fornecedor cadastrados no programa Manutenção de Parâmetros de Importação (IM0000), porém seus valores serão gerados de acordo com o cálculo realizado pelo programa Nacionalização / Geração de Documentos de Entrada (IM0100). Esse cálculo assume a natureza de operação definida para o estabelecimento no programa Manutenção de Parâmetros de Importação (IM0000). Caso a despesa for do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), proveniente de um regime especial, a mesma será buscada do regime correspondente. Para esses impostos, a moeda assumida corresponde à informada na cotação da ordem de compra e a condição de pagamento à padrão do fornecedor.
Os impostos somente gerarão despesas quando os valores encontrados forem diferentes de zero, confirmando assim o desembolso, por parte da empresa, para o pagamento desses impostos, independente da empresa possuir direito a crédito ou não. Sendo assim, para cada imposto parametrizado a ser cotado, o seu valor é incluso no preço total da cotação, tanto o envio desse valor ao fluxo de caixa, como também para o envio desse valor para ser incorporado ao valor total da cotação para comparação de preços.
Depois de realizada a geração das despesas e impostos pelo sistema, é apresentada a janela Manutenção Cotação Despesas Adicionais do Item (IM0010), a qual permite que o usuário confirme os valores gerados e aprove o mapa da cotação.