Árvore de páginas

Manutenção de Bancos Externos Datasul EMS 2 - CD0234

Visão Geral do Programa

Existem várias informações implementadas no produto Datasul EMS 2 que podem ser integradas e replicadas para o Datasul EMS 5, sendo que, para isto é necessário que os parâmetros de conexão de bases estejam devidamente implementados.

  • A interface Datasul_EMS2 (cdp/cd0234.w) possui como API de conexão e desconexão o programa btb/btb009za.p (com a função de registro no extrato de versão do produto ativado, registra a execução da API).
  • A função de bancos externos deve ser utilizado apenas para a conexão de bases de dados progress ou com dataserver Oracle.
  • Quando for realizada uma cópia física de um banco oficial, sobrepondo o banco teste, devem ser revistos todos os parâmetros do sistema e principalmente o cadastro dos bancos externos. Isto se faz necessário, pois como foi realizada a cópia física, o banco oficial passa a estar parametrizado como se fosse o banco teste. Nesta situação deve ser executado o programa Manutenção de Bancos Externos (cdp/cd0234.w no Datasul EMS 2 e prgtec/btb/btb009aa.w no Datasul EMS 5) e deve ser revisado e alterado o cadastro de todos os bancos, passando então esse cadastro a representar os bancos oficiais e não os bancos testes. Esse procedimento deve obrigatoriamente ser realizado para evitar erros de atualização na integração entre os produtos Datasul. Se este cadastrado não for revisado e alterado, na integração entre os produtos, os bancos oficiais estarão sendo atualizados em vez dos bancos testes e isto irá acarretar sérios problemas para a empresa.
  • Os bancos do produto Datasul EMS 5 não ficam conectados o tempo todo. O Datasul EMS 5 é somente conectado quando o Datasul EMS 2 estiver integrando alguma informação.
  • A base de dados informada no cadastro de bancos externos não poderá estar no arquivo .pf e vice-e-versa.

Manutenção de Bancos Externos Datasul EMS 2

Objetivo da tela:

Determinar os parâmetros de conexão de bases no produto Datasul EMS 2, necessários para execução de integrações com o Datasul EMS 5.

Importante:

Para que as integrações sejam efetuadas de forma correta deve-se implementar os parâmetros para os três bancos, emsbas, emsfin e emsuni.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Testar Conexão Banco

Quando acionado, efetua o teste da conexão do banco conforme dados informados nesta tela. Ao final do teste é emitida mensagem informando se a conexão ocorreu com sucesso ou não.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Empresa

Neste campo deve-se inserir o código da empresa na qual está sendo efetuada a determinação dos parâmetros de Conexão de Bancos Externos.

Nome Lógico do Banco

O nome Lógico do Banco de Dados deve ser inserido neste campo.

Exemplos:
Emsbas: Básicos

Emsfin: Financeiros

Emsuni: Universais

Loc Física Banco

Se a flag Banco Oracle estiver desmarcada:

Deve ser informado neste campo o nome físico ou a localização física do banco (-db). A literal “-db” deve ser omitida, informando-se apenas o nome ou a localização física do banco.

Se a flag Banco Oracle estiver marcada:

Deve-se ser obrigatoriamente informada neste campo a localização física da referência Progress, ou seja, o caminho completo de onde se encontra o arquivo com extensão .db do banco. A literal “-db” deve ser omitida .

Parâm Com Banco

Se a flag Banco Oracle estiver desmarcada:

Deve ser informado neste campo para conexão dos bancos, os parâmetros: host, service e protocolo, da seguinte forma:

-H (nome do host) espaço –S (nome do service) espaço –N (nome do protocolo).

Não devem ser informados neste campo os parâmetros –db e –ld.

Se a flag Banco Oracle estiver marcada:

Deve ser informado neste campo para conexão dos bancos, todos os parâmetros de referência Progress, que são: -RO(conexão do banco em read-only) ou –1(conexão do banco em monousuário), -ld(nome lógico da referência progress) e todos os parâmetros de referência Oracle, que são: -db(nome físico da referência oracle), -ld(nome lógico da referência oracle), -U(Usuário que deve ter o formato usuário/senha@serviço-oracle): O parâmetro –U não é obrigatório, ele pode ser configurado no próprio Oracle.

Banco Oracle

Quando assinalado, determina que o banco de dados em questão é do tipo Oracle.

Banco Unificado

Quando assinalado, determina que o banco de dados é unificado.

Conjunto Alias

Quando informado que o banco é unificado, serão criados Alias para este banco de acordo com o conteúdo informado.

Importante:

Esse campo é somente habilitado quando o campo “Banco Unificado” é assinalado.

Deve-se utilizar como separador do conjunto de alias a vírgula, sem espaços em branco entre as informações.

Exemplo:

base1,base2,base3.

 

Conteúdos Relacionados:

Manutenção Empresa (CD0104)