Páginas filhas
  • Encerrar/Reabrir Ordem de Produção_BNFP0009


Objetivo: Encerrar / Reabrir Ordem de Produção. Ao encerrar a Ordem de Produção, os processos configurados para integrar com o ERP serão integrados (entrada em estoque), serão realizadas as baixas dos Insumos consumidos no beneficiamento/classificação, e não serão permitidas alterações/inclusões/exclusões nos registros relacionados aa Ordem de Produção. Caso seja necessária alguma manutenção na Ordem de Produção já encerrado, será necessário reabrir a Ordem de Produção. Ao reabrir Ordem de Produção, será realizada integração com o ERP (estorno de movimentação de estoque) para os processos configurados para integrar com o ERP e para os Insumos consumidos no processo de beneficiamento/classificação.
Menu: Apontamentos > Beneficiamento > Encerrar / Reabrir Ordem de Produção



Campos Obrigatórios:

  • Lote: Número da Ordem de Produção. Se a Ordem de Produção estiver Aberto, o campo Processo possuirá o valor "Encerramento", caso contrário possuirá o valor "Reabertura". Se existir apenas umaOrdem de Produção em aberto, o mesmo será sugerido automaticamente ao entrar na tela de Encerramento/Reabertura da Ordem de Produção. Se possuir apenas um Plano Mestre cadastrado para a Cultura / Ocupação da Ordem de Produção, esse Plano Mestre será carregado automaticamente ao informar a Ordem de Produção.
  • Processo: Processo a ser executado (encerramento ou reabertura). Campo desabilitado. Seu valor será preenchido automaticamente de acordo com a situação da Ordem de Produção.
  • Data: Data do encerramento ou reabertura da Ordem de Produção. Por padrão será a Data atual. A data deve ser menor ou igual à Data atual.
  • Hora: Hora do encerramento ou reabertura da Ordem de Produção. Por padrão será a hora atual. A data/hora deve ser menor ou igual à Data/hora atual.


Demais Campos:

  • Plano Mestre: Plano Mestre para sugestão de Consumo de Insumos utilizados no processo de beneficiamento / classificação da Ordem de Produção. O Plano Mestre deve estar previamente cadastrado para a Cultura / Ocupação da Ordem de Produção e Unidade Administrativa corrente.

Se possuir apenas um Plano Mestre cadastrado para a Cultura / Ocupação da Ordem de Produção, esse Plano Mestre será carregado automaticamente ao informar a Ordem de Produção.
Se o Centro de Custo estiver configurado no Plano Mestre, o mesmo será carregado automaticamente e permanecerá desabilitado.
Se o Depósito estiver configurado no Plano Mestre, o mesmo será carregado automaticamente.
Ao informar o Plano Mestre, serão carregados os Insumos com suas respectivas quantidades e Depósitos sugeridos de acordo com o Plano Mestre e os produtos Beneficiados / Classificados.
Regra para sugerir os Insumos de acordo com o Plano Mestre:

  • Insumo: Para cada produto Classificado / Beneficiado é consultado no Plano Mestre quais os Insumos consumidos para esse Beneficiamento.
  • Depósito (regra de prioridade para sugestão):
    • Depósito informado Plano Mestre para o Produto Classificado/Beneficiado e Insumo a ser consumido.
    • Depósito informado no Plano Mestre (cabeçalho).
    • Depósito informado na Ordem de Produção (encerramento).
  • Quantidade: (Quantidade do Plano Mestre) / (Quantidade Produção do Plano Mestre) * (Quantidade Beneficiada).


Botão Recalcular: O botão Recalcular tem a função de excluir os Insumos sugeridos e recalcular a sugestão de acordo com o Plano Mestre informado. Se for alterado o Plano Mestre, o recálculo será realizado automaticamente.

  • Centro de Custo: Centro de Custo utilizado para baixa de Insumos consumidos na Ordem de Produção. Se o Centro de Custo estiver configurado no Plano Mestre, o mesmo será carregado automaticamente e permanecerá desabilitado. O Centro de Custo deve estar previamente cadastrado. O Centro de Custo é obrigatório se possuir ao menos 1 (um) Insumo consumido no processo de Beneficiamento.
  • Depósito: Depósito sugerido para baixa de Insumos consumidos na Ordem de Produção. Se o Depósito estiver configurado no Plano Mestre, o mesmo será carregado automaticamente. O Depósito deve estar previamente cadastrado.



Insumos (opcional):

  • Insumo: Insumo consumido no processo de Beneficiamento. O Insumo deve estar previamente cadastrado para o Plano Mestre e pertencer à produto Classificado/Beneficiado na Ordem de Produção. É permitido incluir novos Insumos além dos sugeridos, ao incluir um novo Insumo, o Depósito sugerido será o do último Insumo já inserido. É permitido excluir insumos sugeridos.
  • Lote: O usuário pode informar o N° do lote dos insumos utilizados. Obrigatório quando configurado que o Insumo possui Controle por Lote. (tamanho do campo: 30 caracteres).
  • Depósito: Depósito utilizado para baixa do Insumo consumido. O Depósito deve estar previamente cadastrado.
  • Quantidade: Quantidade consumida do Insumo. A quantidade deve ser maior ou igual a 0 (zero). Se a quantidade for 0 (zero) não será realizada a baixa de estoque do Insumo. Se o consumo do Insumo é obrigatório para o produto Classificado / Beneficiado, deve ser validado que a quantidade informada seja maior que 0 (zero). (tamanho do campo: 7 inteiros e 3 decimais).Se o insumo que estiver sendo informado, estiver configurado para não ser utilizado em quantidades fracionadas, o sistema irá sugerir o valor arredondado e não irá permitir que o usuário informe valores decimais, caso contrário, o campo permanece com a configuração inicial de 7 inteiros e 3 decimais.


Encerramento:

  • Ao encerrar a Ordem de Produção é verificado se há produto beneficiado / acabado na Ordem de Produção, onde sua Classificação esteja configurada que necessita de Blocagem. Se houver produto sem bloco para Classificação que necessita de Bloco, não será permitido encerrar a Ordem de Produção.
  • Ao encerrar, se a Ordem de Produção possuir processo com integração com o ERP o mesmo ficará na situação de "Aguardando ser enviado ao ERP", após ser enviado ao ERP ficará na situação "Enviado ao ERP e aguardando retorno", se for integrado com sucesso será alterada sua situação para "Integrado com sucesso".
  • Somente é permitido encerrar Lotes que estejam Abertos e a integração com o ERP esteja na situação "Não integrada".
  • Ao encerrar a Ordem de Produção é verificado se foi informado Plano Mestre para Consumo de Insumos, se sim, serão validados se todas as Classificações consumiram Insumos que estejam configurados como obrigatórios no Plano Mestre.
  • Todos os Insumos consumidos (quantidade maior que 0 (zero) necessitam de terem o Depósito informado.
  • Se possuir ao menos 1 (um) Insumo consumido será obrigatório informar o Centro de Custo.
  • No encerramento do Beneficiamento serão realizadas as baixas dos Insumos consumidos no processo de beneficiamento para os Depósitos configurados para Integrar com o Estoque.
  • Ao encerrar uma Ordem de Produção, é verificado se esta possui apontamentos que não foram integrados (verificar se existem apontamentos de beneficiamento não finalizados com essa ordem de produção ou apontamentos de blocagem não finalizados com produtos beneficiados a partir da ordem de produção em questão), em caso positivo, o sistema irá encerrar esses apontamentos da mesma forma como é feita pelo botão finalizar nas telas de apontamentos, mas automaticamente.


Reabertura:

  • Somente é permitido reabrir Lotes que estejam Fechados e as integrações com o ERP estejam integradas com Sucesso ou se a Ordem de Produção não possuir nenhuma integração com o ERP.
  • Ao reabrir a Ordem de Produção, o sistema irá exibir uma mensagem de confirmação, perguntando ao usuário se o mesmo deseja estornar também os produtos produzidos. Caso o usuário confirme, os produtos que deram entrada no ERP serão estornados, se o usuário não confirmar, serão somente estornados os insumos baixados.
  • Ao reabrir a Ordem de Produção, serão realizados os processos:
    • Se a Ordem de Produção não possuir nenhum Processo de integração com o ERP ele será automaticamente reaberto e sua situação de integração será "Não integrado".
    • Se a Ordem de Produção possuir integração com o ERP:
      • Se estiver configurada a integração de "Estorno de Baixa de Estoque" o sistema irá atualizar a situação de integração da Ordem de Produção para "Aguardando integração de estorno" e o Lote somente será reaberto após ser executada com sucesso a integração de Estorno.
      • Se não estiver configurada a integração de "Estorno de Baixa de Estoque" o sistema irá atualizar a situação de integração da Ordem de Produção para "Não integrado" (nesse caso a integração de estorno terá que ser realizada manualmente no ERP) e a Ordem de Produção será reaberto.
  • Ao reabrir a Ordem de Produção, o sistema irá exibir uma mensagem de confirmação, perguntando ao usuário se o mesmo deseja estornar também os produtos produzidos. Caso o usuário confirme, os produtos que deram entrada no ERP serão estornados, se o usuário não confirmar, serão somente estornados os insumos baixados.


Demais Validações:

  • Depois de encerrar umaOrdem de Produção e utilizar um Plano Mestre para Consumo de Insumos, o Plano Mestre não poderá ter sua Ocupação alterada.