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Tutorial de Instalação - Banco de Dados Prontuário Eletrônico do Paciente - Oracle® e SQL Server®

Visão Geral do Programa

1. Banco Oracle

1.1 Configurações Gerais/Parametrizações

  • Versões homologadas: 10g/11g/12c Standard ou Enterprise

Após instalação do software Oracle®, é necessária a criação e configuração da instância de Banco de Dados que será utilizada pelo Prontuário Eletrônico do Paciente. A instância poderá ser criada através de interface gráfica (DBCA) ou via linha de comando, aplicando todos os scripts necessários (arquivos dbca.bat ou sqlplus.exe no diretório $ORACLE_HOME/BIN).

Na criação do Banco de Dados, serão configurados os parâmetros de inicialização da instância. Seguem abaixo configurações e parâmetros de inicialização com valores sugeridos para o Banco de Dados PEP. Esses valores podem sofrer alterações conforme o ambiente instalado o banco de dados, e a demanda de conexões da aplicação.


Configurações Gerais (Obrigatório):

Character Set

WE8MSWIN1252

nls_language

'BRAZILIAN PORTUGUESE'

nls_territory

'BRAZIL'


Parâmetros de Inicialização (Variável conforme demanda de conexões e ambiente):

Parâmetro

Valor Mínimo Sugerido

open_cursors ¹

1000

processes ¹

550

sessions ¹

500

job_queue_processes

100

sga_target ¹

10G

pga_aggregate_target ¹

4G

memory_target ¹ ²

14G

¹ Dimensionar conforme ambiente e demanda.

² Em caso de ativação do Gerenciamento Automático de Memória, é necessário utilizar o parâmetro “memory_target”, inserindo a quantidade de memória total disponível para a instância (parâmetros “sga_target” + “pga_aggregate_target”).


1.2 Configuração de Tablespaces

O Banco de Dados do Prontuário Eletrônico do Paciente possui duas tablespaces, onde são separados os segmentos de tabelas e índices. Por padrão, cada tablespace é criada com um datafile correspondente, com o valor de 1GB, com extensão automática ativada, que é o suficiente para a carga inicial na instalação. Essa configuração pode ser alterada conforme necessidade e estratégia criada pela equipe de DBA que irá implantar o sistema. Pode-se, por exemplo, criar mais de um arquivo para cada tablespace e alocá-los em discos diferentes dentro do servidor de banco de dados.

Para criação das duas tablespaces, será necessário utilizar usuário com privilégio de DBA, na execução dos comandos utilizando o SQLPLUS ou alguma outra ferramenta de gerenciamento de banco de dados.

Por padrão, os datafiles das tablespaces ficarão no mesmo diretório dos demais datafiles criados no momento da instalação do banco de dados. Esse diretório pode ser localizado na consulta abaixo:

E para criar as tablespaces, execute os comandos abaixo.

Nomes sugeridos:

  • Tablespace para dados: TS_PEP_DATA
  • Tablespace para Índices: TS_PEP_INDEX


1.3 Configuração de Acessos

1.3.1 Criação de Role e Usuários

Após a criação e configuração do banco de dados e das tablespaces do PEP, é necessária a criação dos usuários que a aplicação utilizará. Os scripts abaixo deverão ser executados a partir de um usuário com permissões DBA.

Crie a role abaixo que contém todas as permissões que o usuário Owner da aplicação irá precisar.

Nomes sugeridos:

  • Role: OWNER_ROLE

Em seguida, crie os dois usuários que a aplicação utilizará:

  • Usuário Owner: Usuário que detém o schema com todos os objetos do banco de dados (tabelas, views, procedures, etc).
  • Usuário Consulta: Usuário que só possui permissão de acesso aos objetos do usuário Owner. A aplicação vai utilizar este usuário para conectar com o banco de dados. Usuário não deverá ter permissões para criar ou alterar estruturas de objetos, apenas acessar para leitura ou escrita de dados.

   Nomes sugeridos:

  • Usuário Owner: PEP
  • Usuário Consulta: CONS_PEP
  • Senha Usuário Owner: “t0tv$dba
  • Senha Usuário Consulta: “CONS_PEP

1.3.2 Criação de Trigger de Logon

A trigger de logon é necessária para redirecionar a sessão do usuário de consulta que é utilizado na aplicação, para visualizar os objetos do usuário owner. É necessário executar com usuário com permissões DBA o comando abaixo:

1.4 Importação de Base Modelo

A importação dos objetos do banco de dados é executada através do comando IMPDP (utilitário Data Pump Import), onde serão importados os objetos de um arquivo com extensão “.dmp”. Esse arquivo precisa ser colocado em um diretório do Oracle no servidor de Banco de Dados para ser acessado pela ferramenta de importação.

Verifique os diretórios disponíveis:

Observação

Verifique qual a versão do utilitário Data Pump está utilizando. Vai depender da versão do Oracle Client instalada. É necessário estar na mesma versão do banco de dados ou em versão inferior.

Configurações do Dump enviado:

(Podem haver alterações nos nomes dos usuários no dump enviado. Favor confirmar com equipe técnica da TOTVS para realizar a importação).

  • BD Versão: Oracle Database Enterprise Edition Release 11.2.0.3.0
  • Usuário Owner: PEP
  • Usuário Consulta: CONS_PEP
  • Tablespace para Dados: TS_PEP_DATA
  • Tablespace para Índices: TS_PEP_INDEX
  • Versão compatível: 10.2 ou superior

O executável IMPDP deve ser executado na janela de comando do Windows (cmd.exe), apenas alterando os parâmetros conforme configuração do ambiente (usuário/senha, instância e diretório onde foi copiado o dump).

Sintaxe do comando IMPDP (executar em linha única, no prompt de comando do sistema operacional):

Após conclusão do processo, verifique o log de importação criado no diretório indicado no comando.


2. Banco SQL Server

2.1 Configurações Gerais/Parametrizações

  • Versões homologadas: SQL Server 2008/R2 e posteriores
  • Configuração de Collation: Latin1_General_CI_AI


2.2 Criação do Banco de Dados

Uma vez que a instância do SQL Server já foi instalada e configurada, é necessária a criação do banco de dados do PEP. Por padrão, o banco é criado com dois arquivos de dados.

Execute o script abaixo com usuário com permissões “SA”, alterando o caminho dos arquivos de dados do SQL Server.

Nome sugerido:

  • Banco de Dados: PEP

Script para execução:


2.3  Restauração de Base Modelo

A inicialização do banco de dados do Prontuário Eletrônico do Paciente será realizada partir da restauração de um backup modelo da base. O arquivo com extensão “.bak” vai ser enviado junto ao pacote de instalação do PEP.

Altere no comando o caminho que irá ficar o arquivo de backup. Via linha de comando: 

2.4 Configuração de Acessos

2.4.1 Criação de Usuários

O Prontuário Eletrônico do Paciente possui dois usuários padrões:

  • Usuário Owner: Usuário com permissões de owner do banco de dados, que conseguirá acessar todos os objetos do banco de dados (tabelas, views, procedures, etc).
  • Usuário Consulta: Usuário que só tem permissão para executar comandos DML no banco de dados. A aplicação vai utilizar este usuário para conectar com o banco de dados. Usuário não deverá ter permissões para criar ou alterar estruturas de objetos, apenas acessar para leitura ou escrita de dados.

   Nomes sugeridos:

  • Usuário Owner: PEP
  • Usuário Consulta: CONS_PEP
  • Senha Usuário Owner: “t0tv$dba
  • Senha Usuário Consulta: “CONS_PEP

Script para execução: 


2.4.2 Configuração de Grants

Como o usuário da aplicação “CONS_PEP” já possui as permissões de db_datawriter e db_datareader no database “PEP”, é necessário conceder as permissões nos demais objetos de banco de dados (Procedures, function, etc) com o script abaixo.

Script para execução: