Assunto

Produto:

TOTVS Automação de Ponto

Versões:

12.X

Passo a passo:

Neste documento iremos realizar a montagem do ambiente que irá realizar a integração entre o RM e o TSA.

Base SQL

Para iniciarmos a montagem do ambiente TSA, iremos primeiro criar uma base de dados, para futuramente alimentá-la com os scripts ao TSA (como por exemplo: Tabelas, Views, etc).

Acesse o seu banco de dados e clique em “Databases”:

Clique com o botão direito do mouse e vá em “New Database”:

Após clicar em “New Database”, será aberto uma aba de cadastro. Nesta aba de cadastro, apenas preencha o campo “Database Name” para dar nome a sua base de dados do TSA.

Dê “Ok” e finalize a criação da base de dados.

Após a criação da base de dados, clique no “ + “ da base da dados TSA.

Vá na pasta “Security”, expanda a pasta e clique com o botão direito em “User”.

Ao clicar em “New User”, será aberto uma nova aba de cadastro. Esta tela de cadastro será para criar um usuário para a base de dados TSA. Segue exemplo abaixo e suas devidas permissões:

Instalando o TSA

Após criarmos a base de dados com nome TSA, iremos realizar a instalação do TSA.

Para iniciarmos a instalação do TSA, primeiramente, precisaremos de baixar o executável do TSA ( Para baixar o executável do TSA, acesse o site: http://suporte.totvs.com.br , vá na parte de “Download e Atualizações” / Produto: Datasul / TOTVS Segurança e Acesso (TSA) e faça o download do arquivo que possui a descrição MIDIA_TSA).

Feito o download, abra o arquivo e vá na pasta Disk1 (conforme imagem abaixo):

Abra a pasta Disk1, e execute o “setup.exe”:

Após clicar no setup.exe, siga os passos abaixo para realizar a instalação do TSA.

Nesta tela, basta apenas informar um nome de usuário e o nome de sua empresa.

Esta tela é apenas para que seja informado o caminho para onde a pasta do TSA será criada. 

A partir desta tela, o andamento da instalação requer mais atenção, pois nesta tela você irá informar em qual porta o serviço do JBOSS irá ser utilizado. 

Na tela acima, o usuário irá informar em qual banco o TSA irá rodar. Neste caso, iremos utilizar o SQL Server.

Nesta tela, o usuário irá informar em qual servidor a base de dados do TSA está restaurada. No exemplo acima, foi utilizado “localhost”, pois a base foi criada em uma máquina local. A porta informada, é a porta padrão do banco de dados SQL. Caso seu banco de dados seja Oracle, a porta será 1521 e MySQL 3306. 

Nesta tela, você irá informar o nome da base de dados do TSA. Seguindo o exemplo deste roteiro, iremos utilizar o nome da base criada.

Na tela acima, o usuário deverá informar a instancia SQL que é utilizada para ter acesso a base de dados do TSA. 

Nesta tela, deverá ser informado o usuário de acesso a base de dados TSA. Conforme utilizado na criação da base de dados, o usuário será o “rm”.

Neste exemplo, a senha de acesso também será “rm”.

Na tela acima, selecione o sistema externo que irá realizar a integração com o TSA. Em nosso caso, o sistema externo será o RM.

Observação: A partir desta tela, os campos a serem preenchidos serão o do sistema externo (RM). 

Na tela acima, informei o nome da base de dados do RM em que será parametrizada para a utilização da integração com o TSA.

Abaixo, deverá ser preenchido nos campos Usuário/Senha o usuário e a senha utilizada para acessar a base de dados do RM.

Após preencher todos os campos acima, clique em avançar e finalize a instalação do TSA.

Finalizado a instalação, acesse o caminho que o TSA foi instalado e abra a pasta “TSA”. 

O TSA não é um aplicativo que possua um executável, então para acessá-lo, você terá que entrar pelo atalho “TSA – Controle de Acesso TOTVS”.

Ao entrar no atalho do TSA, a seguinte mensagem será exibida em seu browser: 

Esta mensagem é exibida devido ao serviço do JBOSS não estar iniciado. Para iniciar o serviço do JBOSS, acesse: Iniciar do seu sistema operacional / Serviços.

O serviço que deverá ser iniciado é o serviço “TOTVS Controle de Acesso (TSA) – 8080”, que representa o serviço do JBOSS.

Inicie o serviço e acesse novamente o atalho na pasta tsa.

Ao clicar no atalho do TSA novamente, será aberto a seguinte tela:

A tela acima, representa a parte de login da aplicação. Para acessar o TSA, o usuário deverá digitar as seguintes informações para os campos “Login / Senha”
Login: adm
Senha: 123

Ao tentar acessar o TSA, será exibida a seguinte mensagem:

"Erro no sistema!
Ocorreu um erro ocasionado pela falha na conexão com o banco de dados. Por favor, entre em contato com o administrador do sistema ou tente novamente mais tarde."


Esta mensagem é referente a falta de script executado na base de dados do TSA. Para executar os scripts dentro da base de dados do TSA, acesse a pasta do TSA (C:\totvs\tsa\scripts) e selecione o seguinte script:

- databaseInitialization-TSA-SQLSERVER-schema.sql

O script informado é para criar toda estrutura da base de dados TSA. Para executar o script, o usuário poderá dar dois cliques no script e direcioná-lo para a base de dados TSA dentro do bando de dados SQL ou poderá abrir o script com um leitor de texto, copiar toda estrutura e colar no sql apontando para a base de dados TSA.

Após executar o script, abra o TSA novamente e acesse a aplicação.

Sua aplicação será aberta e terá a seguinte interface:

Acesse a pasta (C:\totvs\tsa\scripts) e selecione o script “databaseInitialization-TSA_EXT-SQLSERVER-schema.sql”. O script solicitado será executado na base de dados RM, para que seja criada a tabela ** MSA_CONTROL_MARCAC. 

Webservice 

O Webservice é o meio de comunicação que o RM realiza com o TSA. Para obter o Webservice, acesse o portal de download da totvs ( http://suporte.totvs.com.br ) e baixe o seguinte arquivo: “INTEGRACAO CHRONUS X TSA”.

Observação: Este arquivo poderá ser executado apenas para as versões 12x.

Após realizar o download do arquivo, será necessário realizar a instalação do mesmo. 

Execute o MSI e siga as instruções abaixo:

Nesta tela, deverá ser informado um local para que o Webservice possa ser instalado.

Observação: O que está sendo instalado agora é o Webservice do RM e não o aplicativo do TSA. O usuário poderá alterar o nome da pasta do Webservice da forma que achar melhor.
Dica: Uma forma simples de diferenciar o Webservice RM do TSA (caso o usuário não queria alterar o nome da pasta) é que a pasta do Webservice RM possui as iniciais “TSA” maiúsculas e o aplicativo do TSA possui as inicias “tsa” minúsculas). 

Na tela acima, é informado no arquivo “Alias.dat” do seu Webservice os dados do servidor onde se encontra a base de dados RM e o “Alias” representa o nome da base de dados (no caso deste documento, a base RM utilizada para a integração com o TSA, é a base Exemplo_Integracao_RM_TSA.

Na tela abaixo, será necessário informar a mesma porta que foi informada na instalação do TSA e informe também o servidor do serviço para o TSA.

A tela abaixo permite ao usuário informar uma pasta onde será salvo o LOG de informações que serão geradas durante a integração. No item IIS (Internet Information Services) será utilizado para inclusão de um diretório virtual.
 

 Após estes procedimentos, avance até o final do processo e finalize a instalação do Webservice RM.

Para verificar se as informações foram criadas corretamente de acordo com a instalação, acesse a pasta onde foi informada (No caso do exemplo será a pasta C:\TSA).

Esta pasta TSA é o Webservice RM que criamos anteriormente. O Webservice possui dois arquivos de extrema importância para que a integração entre o RM e o TSA funcione corretamente. Os arquivos possuem as seguintes descrições:

Arquivo Alias.dat

Observação: As informações acima, são preenchidas no momento da instalação do Webservice RM. Estas informações são referentes a conexão com a base de dados RM.

Arquivo Web.config

O Web.config, possui informações que são tanto do RM quanto do TSA;

Neste arquivo será informado na tag “<add key="Alias" value="CorporeRM" />” o mesmo Alias de acesso utilizado no arquivo Alias.dat (Neste caso, será utilizado o Alias “CorporeRM”). Já as tags que se iniciam com as informações de “add key="TSA_WebServices...” são referentes aos serviços do TSA.

Exemplo:

<add key="TSA_WebServices.ShiftWorkIntegrationServiceBeanService.ShiftWorkIntegrationServiceBeanService" value="http://BHD050100892:8080/tsa-ejb/ShiftWorkIntegrationServiceBean" />

Nesta tag está sendo informado o serviço “ShiftWorkIntegrationServiceBean”, este serviço é referente ao Turno(Horários) que se encontra no Automação de Ponto. Na tag citada como exemplo, encontra-se ainda a informação do serviço do TSA, constando o servidor do serviço e a porta (informados no momento da instalação do Webservice RM).

Para finalizar a montagem dos ambientes RM e TSA, montaremos um diretório virtual no IIS do sistema operacional. Para criar este diretório, iremos acessar o IIS (Internet Information Services), acesse o menu iniciar do seu computador e digite IIS.

Após abrir o IIS, clique em Sites / Default Web Site.

Clique com o botão direito em “Default Web Site” -> Adicionar Aplicativo.

Será aberto uma tela de cadastro onde deverá ser informado o Alias e o Caminho físico.

Dê um nome para o Alias (Dica: Utilize o mesmo nome da pasta que você informou para o Webservice RM. O campo “Caminho Físico” deverá ser preenchido com o endereço do Webservice RM. 

Clique em “Ok” e salve o cadastro do diretório virtual.

Após salvar o cadastro do diretório criado, selecione o diretório que criou (No caso o “TSA”) e clique em “Procurar *:80(http) para conferir se a conexão está funcionando. (Veja exemplo abaixo).

Ao clicar, o browser que será aberto deverá conter a seguinte informação:

Tendo estas informações em sua tela, significa que existe uma conexão estabelecida.






































































































Observações: