Árvore de páginas

Solicitação de Serviços - html.mi1001

Visão Geral do Programa


Em regra geral, solicitação de serviço é o pedido de execução de um conserto, serviço ou melhoria que depende de aprovação.

Cada linha da lista exibe os campos: Código da Solicitação, Descrição, Estado, Equipamento, Sintoma, Data e Hora da Abertura, Manutenção, Usuário e Ordem de manutenção (caso estado seja Aberto Ordem ou Encerrada) . 

Uma SS pode sofrer movimentações que determinam o seu estado no sistema. Os estados da SS existentes são:

1. Pendente;

2. Aprovada;

3. Aberta Ordem;

4. Cancelada;

5. Encerrada.

A cor que reflete o estado da SS é exibida ao lado esquerdo das solicitações.

Somente os campos essenciais para abertura de uma solicitação de serviço estão disponíveis neste programa. Caso seja necessário informar o valor para um campo que não esteja disponível, é possível utilizar o programa Solicitação de Serviço (Modo Clássico (MI1001)).

Inclusão

Na inclusão de uma solicitação de serviço (SS), não ocorre a obrigatoriedade de se informar o equipamento e o TAG. Entretanto é obrigatório pelo menos uma destas informações.

Pode-se vincular uma Solicitação de Serviço a uma manutenção padrão.


Nota:

O campo descrição quando não receber informação do usuário, receberá os primeiros 50 caracteres existente no campo Narrativa.

Na Abertura da Solicitação de Serviço é enviado e-mail ao usuário responsável pela solicitação. A ativação ou desativação desse envio é efetuada no programa Parâmetros Manutenção Industrial (MI0101).

Solicitação de Serviço

Objetivo da tela:

Apresentar a lista de solicitações de serviço existentes, permitindo a criação de novas ou a manutenção das existentes.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:Descrição:
Adicionar

Quando acionado, apresenta a tela Nova Solicitação, que permite cadastrar uma solicitação de serviço.

Busca AvançadaQuando acionado, apresenta a tela Pesquisa Avançada, que permite filtrar a busca das solicitações a serem apresentadas pelo período da abertura, campos e também pelo estado da solicitação.
Detalhar OM

Quando acionado, apresenta a tela de detalhe da ordem de manutenção, não habilita os devidos campos da ordem de manutenção para alterações.

Nota:

O botão Detalhar OM só será apresentado quando a Solicitação de Serviço estiver no status Aberta Ordem.

Importante:

Arquivos anexados na SS não serão enviados para a Ordem de Manutenção quando as OMs forem geradas pelos programas HTML.MI1014 e MI1014 (Geração Ordem por Solicitação de Serviço).

Editar

Quando acionado, apresenta o cadastro da solicitação, que permite editar as informações da solicitação.

Nota:

A edição é permitida somente se o usuário corrente for o mesmo usuário que realizou a abertura da SS.
Remover

Quando acionado, permite a exclusão da solicitação selecionada.

Nota:

A exclusão é permitida somente se o usuário corrente for o mesmo usuário que realizou a abertura da SS.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:
Número da SolicitaçãoInserir o número da solicitação e acionar o botão Filtro para apresentar as solicitações relacionadas.

Nova Solicitação

Objetivo da tela:

Efetuar o cadastro de uma nova solicitação de serviço.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:Descrição:
Selecionar arquivo

Quando acionado, exibe a tela para informar o arquivo, para importar deve-se clicar sobre o arquivo e selecionar o botão "Abrir" ou clicar no arquivo desejado, arrastar e soltar o arquivo ao lado do botão "Selecione o arquivo".

Seleção de "N" arquivos:

  • Para selecionar "N" arquivos deve-se clicar como mouse em uma parte em branco na janela de seleção e com o mouse pressionado arrastar sobre os arquivos desejados.
  • Para selecionar "N" arquivos aleatórios, deve-se clicar no primeiro arquivo em seguida manter o botão "Ctrl" (Control) pressionado e selecionar o restante dos arquivos.

Importante:

Para remover um arquivo que o usuário fez o upload por engano no cadastro da solicitação de serviço, deve-se clicar no "X" ao lado direito do arquivo, dessa forma não será associado com a solicitação de serviço.
Enviar Arquivos

Quando acionado, anexa os arquivos à solicitação de serviço.


Importante:

Caso sejam enviados arquivos com o mesmo nome e extensão, somente será salvo na SS o último arquivo enviado.

Após enviar os arquivos, somente será possível eliminar os anexos ao visualizar o Detalhe da Solicitação de Serviço.

Os tipos de documentos permitidos são: txt, jpg, jpeg, png, gif, bmp, pdf, xls, doc, ppt, xlsx, docx, pptx, zip, wav, mp3, mp4.

Aviso:

É recomendado que os usuários tenham a boa prática de utilizar códigos de arquivos que sejam de uso exclusivo para a Solicitação a que se atribui os anexos, pois caso seja utilizado nome e extensão de arquivo que já tenha sido anexado em outra Solicitação de Serviço, o novo arquivo incluído irá sobrepor os arquivos que já estão no diretório.


Principais Campos e Parâmetros da Criação/edição da Solicitação de Serviço (Aba Geral):

Campo:Descrição:

Equipamento

Inserir o equipamento a ser utilizado na solicitação.

TAG

Inserir o TAG, que define a localização física ou funcional do equipamento, a ser utilizado na solicitação.

Importante:

O TAG informado não pode ser filho em alguma estrutura de TAG ou ter o nível diferente de 999.

Manutenção

Inserir a manutenção, vinculando a solicitação a ser criada a uma manutenção padrão. A manutenção deve estar ativa.

SintomaSelecionar o sintoma padrão (indícios de falhas relacionadas aos equipamentos e possíveis problemas), cadastrados no programa Sintoma Padrão (CD0150).
Equipe ResponsávelSelecionar a equipe responsável pela manutenção, cadastrada no programa Equipe Manutenção (Modo Clássico (MI0102)). Quando selecionado a Manutenção, sugere a equipe responsável vinculada a manutenção, cadastrada no programa Manutenção Padrão (MI0110). A equipe deve estar ativa.
PrioridadeO campo Prioridade, é calculada e informada de forma automática, sendo a Urgência cadastrada no programa MI1010A em relação a criticidade informada no programa Parâmetros Manutenção Industrial (MI0101) (pagina 6). Este campo também pode ser editado.
DescriçãoInserir a descrição que identifique a solicitação de serviço.
NarrativaInserir um comentário, em formato livre, sobre a solicitação de serviço a ser criada.


Principais Campos complementares na edição da Solicitação de Serviço:

Aba Datas/Manutenção:

Campo:Descrição:

Data e hora de abertura

Inserir o equipamento a ser utilizado na solicitação.

Data Início

Inserir o TAG, que define a localização física ou funcional do equipamento, a ser utilizado na solicitação.

CausaInserir causa (motivo) em relação a Solicitação de Serviço, cadastrada no programa Causas (CD0583).
IntervençãoInserir intervenção realizada na Solicitação de Serviço, cadastrado no programa Intervenções (MI0115).
Ordem de ManutençãoApresenta a Ordem de Manutenção vinculada na Solicitação de Serviço
Plano de ParadaApresenta o Plano de Parada vinculado a Solicitação de Serviço.
PlanejadorQuando acionado apresenta o Planejador vinculado ao equipamento da Solicitação de Serviço, cadastrado no programa Planejador (MI3016).
Ordem OrigemQuando selecionado apresenta a Ordem Origem da Solicitação de Serviço.
Tarefa OrigemQuando selecionado apresenta a Tarefa Origem da Solicitação de Serviço.

Aba Orçamento:

Campo:Descrição:

Valor Orçado Material

Apresenta o valor orçado do material para a solicitação de serviço

Valor Orçado MOB

Apresenta o valor orçado da mão de obra para a solicitação de serviço
Total OrçadoApresenta o total orçado para a solicitação de serviço (Valor Orçado Material + Valor Orlado MOB)
Centro de CustoApresenta centro de custo do equipamento vinculado a solicitação de serviço
Unidade de NegocioApresenta a unidade de negócio do equipamento vinculado a solicitação de serviço. (Campo obrigatório)

Solicitação de Serviço/Detalhe

Zoom

Ação:Descrição:
EquipamentoApresenta ao lado do campo Equipamento o zoom que busca os dados do equipamento vinculado a solicitação de serviço, dados do programa CD0910. O zoom é apresentado para as solicitações de serviço no estado do igual a Pendente, Aprovada, Aberta Ordem, Cancelada e Encerrada.
Tag

Apresenta ao lado do campo Tag o zoom que busca os dados do Tag vinculado a solicitação de serviço, dados do programa Cadastro Tag (CD0581). O zoom é apresentado para as solicitações de serviço no estado do igual a Pendente, Aprovada, Aberta Ordem, Cancelada e Encerrada.

Ordem de manutenção

Apresenta ao lado do campo Ordem de Manutenção o zoom que busca os dados da Ordem de Manutenção vinculado a solicitação de serviço , dados do programa Manutenção Manual da Ordem de Manutenção (MI0307). O zoom é apresentados para as solicitações de serviço no estado do igual, Aberta Ordem e Encerrada.


Anexos

Ação:Descrição:
Selecione arquivo

Quando acionado, exibe a tela para selecionar o(s) arquivo(s). Para importar deve-se clicar sobre o arquivo e selecionar o botão "Abrir" ou clicar no arquivo desejado, arrastar e soltar o arquivo ao lado do botão "Selecione o arquivo", o upload será automático e o arquivo será associado a solicitação de serviço.

Seleção de "N" arquivos:

  • Para selecionar "N" arquivos deve-se clicar com o mouse em uma parte em branco da janela de seleção e com o mouse pressionado arrastar sobre os arquivos desejados.
  • Para selecionar "N" arquivos aleatórios, deve-se clicar no primeiro arquivo em seguida manter o botão "Ctrl" (Control) pressionado e selecionar o restante dos arquivos desejados.

Importante:

O catálogo do endereço em que os arquivos ficam armazenados é cadastrado no programa Parâmetros Manutenção Industrial (MI0101), Página 7.

Importante:

Arquivos anexados na SS não serão enviados para a Ordem de Manutenção quando as OMs forem geradas pelos programas HTML.MI1014 e MI1014 (Geração Ordem por Solicitação de Serviço).

Nota:

Não é possível incluir anexos em SSs que estejam com estado igual a "Cancelada" ou "Encerrada".
Documento anexoExibe os nomes dos arquivos anexados à solicitação.

- Remover

Permite excluir o arquivo de uma solicitação de serviço já existente.

Importante:

A exclusão é permitida somente para o usuário que anexou o documento na SS.

- Download

Permite baixar o arquivo que está anexado a solicitação de serviço.
UsuárioExibe o usuário que anexou o arquivo na solicitação de serviço.


Motivo do aguardo

Campo:Descrição:
Motivo do aguardo

Permite a consulta do motivo de aguardo da solicitação de serviço.

Importante:

Somente será apresentado o campo motivo do aguardo quando houver valores nesta informação.


Motivo cancelamento

Campo:Descrição:
Motivo cancelamento

Permite a consulta do motivo do cancelamento da solicitação de serviço.

Importante:

Somente será apresentado o campo motivo do cancelamento quando houver valores nesta informação.

Conteúdos Relacionados:

Solicitação de Serviços (MI1001)