Árvore de páginas

No processo de gerenciamento das informações, independentemente da estrutura e porte da empresa, a boa formação e acompanhamento do orçamento são indispensáveis para a tomada de decisões e continuidade dos negócios.

A proposta do módulo Orçamentos é fornecer ferramentas que auxiliem o acompanhamento do ciclo orçamentário, desde o planejamento até o confronto com os valores realizados. O módulo utiliza o conceito de descentralização do processo de apontamento, pelo qual cada responsável pode preparar seu orçamento, com controle de segurança por centro de custo e versão de orçamento, consolidando automaticamente os valores de cada área.

 

Principais funcionalidades do módulo Orçamentos

  • Os valores de orçamentos são informados a partir de Planos de Contas Orçamentários ou diretamente no Plano de Contas Primário;
  • É integrado com planilhas eletrônicas (Lotus 1-2-3 e Excel) com a montagem do orçamento flexível, permitindo o uso de todos os recursos oferecidos pela planilha, retornando para o módulo o orçamento pronto para realizar o acompanhamento;
  • Permite a digitação e a alteração dos valores diretamente no módulo e ainda a importação do orçamento;
  • Possibilita obter orçamentos sob vários enfoques ou visões implementadas pela opção de Cenários Orçamentários, tratando cada cenário como um orçamento independente e permitindo que a mesma empresa possua diversos orçamentos para fins de aprovação ou acompanhamento;
  • Permite que seja trabalhado com qualquer nível de centro de custo e com unidades de negócio. Dessa forma, os orçamentos serão controlados para cada unidade de negócio com os centros de custo a elas ligados;
  • O controle orçamentário pode ser feito em qualquer moeda, com a vantagem de consultar e emitir relatórios convertidos para outras moedas em qualquer data;
  • O orçamento também pode ser montado por quantidades, como número de funcionários, quantidades produzidas, quantidades consumidas e entre outras de acordo com o parâmetro de unidade de medida relacionado com a conta contábil, com a possibilidade de emitir demonstrativo gerando índices;
  • Os orçamentos podem sofrer revisões e versões com definição do formato para o código das versões;
  • Mantém o histórico de todas as mutações no orçamento, tanto por revisão como por criação de nova versão, permitindo efetuar ilimitadas revisões seguidas de novas versões e ainda fazer comparações entre elas;
  • Utiliza-se, para efeito de relatórios de acompanhamento e comparativos, da flexibilidade dos demonstrativos contábeis da Contabilidade Gerencial, permitindo o trabalho das informações para obter os mais variados relatórios gerenciais como comparativos e consolidações;
  • Com o conceito de descentralização do processo orçamentário, permite que somente o responsável pelo centro de custo e/ou unidade de negócio e seus superiores possam montar e acompanhar o orçamento do seu setor;
  • Possui opção de cópia de orçamento para novas revisões ou versões para facilitar a criação de novos orçamentos;
  • Possibilita visualizar os orçamentos em demonstrativos montados ou em consultas drill-down.