Árvore de páginas

Troca Perfil Usuário - VD0100

Visão Geral do Programa

Este programa permite a troca do tipo de acesso. Se o usuário logado possuir os três tipos de perfil, o primeiro acesso será sempre pelo tipo Gestor. Caso seja apenas colaborador, as outras opções de perfil estarão desabilitadas. Caso seja usuário de RH e Colaborador, o acesso default será por RH.

Quando executado o programa e realizada a troca de acesso, todos os programas que estiverem abertos serão fechados, para atualizar o tipo de acesso do usuário, montando as permissões necessárias de acesso às informações dos funcionários e ao menu, conforme a opção escolhida. Caso seja escolhido o tipo de acesso Colaborador, será considerado o grupo de usuários QSQ para acesso ao menu. Caso seja Gestor ou RH, serão consideradas as permissões dos grupos, onde o usuário estiver incluído. Desta forma, as permissões de acesso liberadas para cada grupo devem estar configuradas corretamente no programa Atualização Segurança Menu (MEN704AA).

Ao acessar um programa que o perfil escolhido não tiver acesso, será apresentada mensagem de inconsistência e o programa não será aberto.

Importante:

Para utilizar esta nova função de perfil de acesso, deverá ser marcado o parâmetro Login Unificado / Perfil de Acesso no programa Consulta Descentralização RH (FP0540), na pasta Visão Usuário.

Aviso

Ao ativar o parâmetro Login Unificado/ Perfil de Acesso no programa FP0540 - Consulta Descentralização RH, aba Visão Usuário, não poderá existir nenhum grupo de segurança em comum entre todos os produtos no Datasul 12.

Exemplo: Se o cliente utiliza os módulos HCM e EMS e para ambos produtos ele usa o mesmo grupo de segurança "sup" pra fazer o controle de acesso, então o grupo de segurança "sup" é um grupo em comum entre estes dois módulos distintos.

Devido a regra de arquitetura da função de login Unificado no Datasul, ao ter 2 ou mais produtos apontando para o mesmo grupo de segurança, a permissão de um produto pode sobrepor a permissão do outro ocasionando em perda de acesso aos demais produtos. Para este caso, orientamos proceder conforme orientação abaixo:

É normal que o grupo sup criado no programa bas_grp_usuar seja o grupo que irá fornecer a permissão para todos os programas do ERP Datasul para um usuário de TI - Tecnologia da Informação  ou Administrador, no entanto, com o login unificado ativado em um ambiente que utiliza diversos produtos será necessário:

1. Desvincular todos os usuários do grupo sup. pelo programa bas_grp_usuar;
2. Criar um grupo sup para cada produto. Exemplo: se no ambiente são utilizados os produtos HCM e EMS, criar os grupos suphcm e supems;
3. Vincular os novos grupos gerados, no caso do exemplo os grupos suphcm e supems nos respectivos programas dos produtos HCM e EMS, individualmente via bas_prog_dtsul ou em lote pelo programa MEN704ZA.

Será necessário realizar o mesmo processo de forma análoga para todos os grupos de segurança que são compartilhados entre dois ou mais produtos no Datasul 12.


Troca Perfil Usuário

Objetivo da tela:

Possibilitar login integrado com sistema operacional (usuário único no sistema HCM), para colaborador que tenha tipos de acessos diferentes, como por exemplo, o Gestor de RH, que poderá ter três tipos de acesso, RH (centralizado), Gestor de Equipe (descentralizado) e Colaborador (quiosque).


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Perfil de Acesso

Selecionar o perfil de acesso a ser considerado. As opções disponíveis são:

  • RH (Centralizado);

  • Gestor (Descentralizado);

  • Colaborador.


Importante:

  1. Configuração de Acesso para Usuário RH: Deve ser parametrizado como tipo de acesso = Estabelecimento no complemento de informações do usuário, programa Usuários (FP9100). Este programa é acessado por meio da Manutenção de Usuário, pasta Compl RH. Quando o usuário RH acessar este programa, a opção Gestor estará desabilitada, não sendo possível escolher esse tipo de acesso.

  2. Configuração de Acesso para Usuário Gestor e RH: Deve ser parametrizado qualquer Tipo Acesso Usuário diferente de Estabelecimento (somente RH) e Colaborador no complemento de informações do usuário. Os usuários que necessitem de acesso por estabelecimento deverão estar relacionados a grupos de usuários com acesso a todos os funcionários do estabelecimento. Neste caso, a parametrização deverá ser realizada na Manutenção Segurança Estabelecimento, informando o Grupo Usuários (da folha = FP, por exemplo), Lotação = 1 e Hierárquico Funcional = 1 e informar no novo parâmetro Permissão Estabelecimento = marcado.

  3. Configuração de Acesso para Usuário Gestor: Deve ser parametrizado qualquer Tipo Acesso Usuário diferente de Estabelecimento e Colaborador no complemento de informações do usuário. Os usuários por estabelecimento deverão estar relacionados a grupos de usuários que não tenham permissão para acessar todos os funcionários do estabelecimento. Se o usuário tiver permissão a partir do nível 1 não deve ser marcado o parâmetro Permissão Estabelecimento.

  4. Usuário Colaborador (quiosque): O usuário que possuir apenas o acesso Colaborador parametrizado no complemento de informações do usuário, não precisará e nem poderá acessar este programa para trocar o acesso. 

Funcionários

Selecionar o funcionário a ser considerado. As opções disponíveis são:

  • Ativos;

  • Desligados;

  • Ambos.

Importante:

Para o TOTVS 11, inicialmente os usuários gestores terão acesso somente aos funcionários ativos (considerado situação de cálculo como na release anterior e não a data de rescisão). A opção situação do funcionário ativo, desligado ou ambos, quando o usuário gestor desejar alterar, irá possibilitar que sejam visualizados somente desligados ou ativos e desligados.



Conteúdos Relacionados:

Função Atualização Segurança Menu (MEN704AA)

Função Consulta Descentralização RH (FP0540)