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  • Como enviar lançamentos do contas a pagar para liquidação no banco por meio da rotina 740?

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Enviar lançamentos do contas a pagar para liquidação no banco por meio da rotina 740

Produto:

Rotinas 202 - Cadastrar Fornecedor, 740 - Gerar Arq. Magnético CNAB 240, 775 - Gerir Contas a Pagar e 1520 - Manutenção dados de integração bancária

Passo a passo:

A rotina 740 permite o envio de lançamentos do contas a pagar para liquidação no banco por meio de arquivos de remessa. Para utilizar essa rotina neste processo, realize os seguintes procedimentos:

1) Acesse a rotina 202 e clique o botão Manutenção de registro;

2) Preencha os campos, conforme a necessidade, e clique Pesquisar;

3) Selecione o fornecedor e clique duas vezes sobre ele na planilha;

4) Na seção 06 - Financeiro, sub-seção 6.1 - Dados bancários, informe os dados bancários do fornecedor referentes à conta a ser debitada:

  • Banco;
  • Agência;
  • DvAg;
  • Conta Corrente,
  • DvCC.

5) Em seguida, clique o botão Salvar;

6) Acesse a rotina 1520 e selecione o banco na planilha;

7) Clique o botão Editar dados;

8) Na aba Dados bancários, informe os dados bancários de sua empresa. Essas informações são referentes à conta a ser creditada;

Importante!

É possível cadastrar apenas uma conta na rotina 202. Caso você realize pagamentos para o mesmo fornecedor em diversas contas bancárias, é necessário informar manualmente na rotina 775 qual conta deverá ser debitada, dando um duplo clique sobre o título em questão.

Se o título possuir boleto vinculado, as informações de conta já estarão registradas, não sendo necessário o cadastro de dados bancários na rotina 202.

9) Para salvar, clique o botão Confirmar - F11;

10) Agora, acesse a rotina 775;

11) Realize normalmente a montagem do borderô e, em seguida, realize a sua assinatura;

Atenção!

Caso o título tenha agendamento para ser liquidado, preencha o campo Agendamento, na tela de montagem do borderô.

12) Depois de montado e assinado, acesse a rotina 740;

13) Clique o botão Remessa;

14) Informe a Filial, Banco, N° Borderô Inicial, N° Borderô Final e a Forma de Pagamento, conforme a necessidade;

15) Caso o borderô tenha agendamento, marque a opção Enviar títulos com agendamento;

16) Para os casos onde o borderô não está baixado, marque a opção Gerar contas a pagar em aberto;

Importante!

Atualmente, há 3 bancos homologados para processar o arquivo de retorno. São eles: 341 - Itaú, 237 - Bradesco e 001 - Banco do Brasil. Portanto, para pagamentos dos demais bancos, é necessário que além de montar e assinar o borderô, ele seja baixado, ou seja, o título já estará liquidado no WinThor.

Assim, não é necessário marcar a opção Gerar contas a pagar em aberto, pois estará automaticamente desabilitada para os demais bancos.

17) Após gerar o arquivo, envie-o para o banco através do site do banco em questão;

18) Quando o banco enviar o arquivo de retorno, ainda na rotina 740, clique o botão Retorno (lembrando que essa opção funciona apenas para os 3 bancos citados acima);

19) Selecione o Caixa \ Banco e a Moeda em que esses títulos deverão ser baixados,

20) Selecione o arquivo e clique o botão Processar. Serão apresentados os títulos que o banco liquidou e os títulos que não foram liquidados por algum motivo específico e são explicados na legenda colorida *** que a rotina apresenta.


Observação: os títulos que o banco conseguiu liquidar serão baixados, já os títulos que o banco não conseguiu liquidar serão retirados do borderô, para que você possa montá-los novamente em um novo borderô e enviá-los novamente para o banco.


*** As legendas coloridas da rotina funcionam da seguinte maneira:

  • Lanc. já baixado >> o sistema identifica o título, mas esse já foi baixado manualmente por algum usuário na rotina 775, ou seja, o usuário não esperou o retorno do banco e já fez a baixa;
  • Lanc. não encontrado >> o título foi retirado do borderô ou o borderô foi desfeito por algum usuário. Além disso, o usuário poderá ter desdobrado, alterado valor, data de vencimento ou alguma outra informação do título. O sistema não consegue encontrar, pois o arquivo de remessa teve suas informações originais alteradas;
  • Vlr. pago dif. Vlr. Líquido >> o sistema encontrou o título, porém o valor pago pelo banco foi diferente do valor do título cadastrado no sistema;
  • Lanc. não baixado bco. >> o banco não baixou o título, sendo necessário entrar em contato com o banco e pedir a informação do motivo do banco não ter liquidado o título (pode ser por conta do agendamento),
  • Lanc. será baixado >> o título foi encontrado com sucesso e o banco já realizou a sua liquidação. Ao clicar Confirmar, o título será baixado no sistema.


Veja um exemplo de como o título fica na rotina. No exemplo a seguir foram demonstrados lançamentos na cor verde e na vermelha.