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Manutenção Usuário Segurança Estabelecimento - FP0590

Visão Geral do Programa

São definidas todas as informações do acesso ao sistema em relação à Segurança bem como os Níveis de Acesso com as respectivas restrições.


Aviso

Ao ativar o parâmetro Login Unificado/ Perfil de Acesso no programa FP0540 - Consulta Descentralização RH, aba Visão Usuário, não poderá existir nenhum grupo de segurança em comum entre todos os produtos no Datasul 12.

Exemplo: Se o cliente utiliza os módulos HCM e EMS e para ambos produtos ele usa o mesmo grupo de segurança "sup" pra fazer o controle de acesso, então o grupo de segurança "sup" é um grupo em comum entre estes dois módulos distintos.

Devido a regra de arquitetura da função de login Unificado no Datasul, ao ter 2 ou mais produtos apontando para o mesmo grupo de segurança, a permissão de um produto pode sobrepor a permissão do outro ocasionando em perda de acesso aos demais produtos. Para este caso, orientamos proceder conforme orientação abaixo:

É normal que o grupo sup criado no programa bas_grp_usuar seja o grupo que irá fornecer a permissão para todos os programas do ERP Datasul para um usuário de TI - Tecnologia da Informação  ou Administrador, no entanto, com o login unificado ativado em um ambiente que utiliza diversos produtos será necessário:

1. Desvincular todos os usuários do grupo sup. pelo programa bas_grp_usuar;
2. Criar um grupo sup para cada produto. Exemplo: se no ambiente são utilizados os produtos HCM e EMS, criar os grupos suphcm e supems;
3. Vincular os novos grupos gerados, no caso do exemplo os grupos suphcm e supems nos respectivos programas dos produtos HCM e EMS, individualmente via bas_prog_dtsul ou em lote pelo programa MEN704ZA.

Será necessário realizar o mesmo processo de forma análoga para todos os grupos de segurança que são compartilhados entre dois ou mais produtos no Datasul 12.


Manutenção Segurança Estabelecimento

Objetivo da tela:

Definir, por estabelecimento, os grupos de usuários que possuem acesso ao sistema e suas respectivas exceções, como também os níveis de unidade de lotação e os níveis hierárquicos do cargo a partir dos quais os usuários relacionados terão acesso.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Estabelecimento

Código do estabelecimento na qual serão definidas as informações sobre a segurança de acesso ao estabelecimento pelos usuários cadastrados.

Manutenção Segurança Estabelecimento – Pasta Segurança

Objetivo da tela:

Definir as informações em relação a segurança do estabelecimento parametrizado no sistema.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Incluir

Níveis de acesso de acordo com a Origem de Mão-de-obra definida.

Modificar

Alterações nos parâmetros definidos para a Segurança de acesso ao Estabelecimento selecionado. Para isto, basta selecionar o Grupo de Usuários desejado e acionar este botão para realizar a alteração.

Eliminar

Eliminações dos parâmetros definidos para a Segurança de acesso ao Estabelecimento selecionado. Para isto, basta selecionar o Grupo de Usuários desejado e acionar este botão para realizar a eliminação.

Complemento Segurança Estabelecimento

Objetivo da tela:

Definir os níveis de acesso de acordo com a origem de mão-de-obra definida.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Grupo Usuários

Código do Grupo de Usuários que serão relacionados ao Grupo de Informações para a Visão descentralizada no sistema e o seu respectivo acesso ao estabelecimento parametrizado.

Lotação

Nível da Estrutura de Lotação a partir do qual o Grupo de usuários que está sendo cadastrado terá acesso as informações dos funcionários cadastrados dentro do sistema.

Hierárquico Funcional

Nível Hierárquico a partir do qual o Grupo de usuários que está sendo cadastrado terá o acesso às informações dos funcionários cadastrados dentro do sistema.

Origem Mão-de-Obra

Neste campo deve-se assinalar para quais tipos de mão-de-obra terão acesso ao estabelecimento que está sendo parametrizado dentro do sistema. Opções deste campo:

  • Empresa.
  • Temporário.
  • Cooperado.
  • Contratado.
  • Sócio.
  • Estagiário.
  • Terceiros Ponto.

Manutenção Segurança Estabelecimento – Pasta Exceção

Objetivo da tela:

Definir as informações de exceção de acesso ao estabelecimento parametrizado no sistema.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Formar

Formações de exceção de segurança de acesso às unidades de lotação do estabelecimento parametrizado.

Exceção Segurança Lotação

Objetivo da tela:

Efetuar as formações de exceção de segurança de acesso às unidades de lotação do estabelecimento parametrizado.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição

Acrescentar Exceção

Acrescenta a exceção de acesso a unidade de lotação e usuário selecionado. Para a utilização deste botão, basta selecionar a Unidade de Lotação e Usuário, acionar ele e definir se o parâmetro de acesso é Permissão ou Restrição.

Retirar Exceção

Retira a exceção parametrizada para o usuário e unidade de lotação definidos no sistema. Para a utilização deste botão, basta selecionar o Usuário no Quadro Destino e acionar ele para eliminar a exceção definida.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Tipo Acesso

Tipo de acesso que o usuário selecionado terá na unidade de lotação assinalada no sistema. Opções de Acesso:

  • Permissão: usuário selecionado terá permissão de acesso na unidade de lotação assinalada no sistema.
  • Restrição: usuário selecionado terá restrição de acesso na unidade de lotação assinalada. Esta restrição está associada ao grupo de informações definido para o usuário dentro do sistema.


Quadro:

Descrição:

Unidade Lotação

Apresenta as unidades de lotação que estão cadastradas para o estabelecimento parametrizado no sistema. Desta forma, pode-se selecionar e definir, por unidade de lotação, todas as permissões e restrições de acesso aos usuários cadastrados no sistema.

Usuários (Origem)

Apresenta os usuários cadastrados no sistema disponíveis para a definição das regras de permissão e restrição de acesso as unidades de lotação relacionadas ao estabelecimento parametrizado.

Usuários (Destino)

Apresenta os usuários definidos com permissão ou restrição de acesso ao sistema de acordo com as parametrizações efetuadas. As seleções destes usuários são realizadas a partir dos botões Acrescentar Exceção e Retirar Exceção.


Exemplo:

Definição de Parâmetros para Inclusão de usuários:

1. Definir uma matriz de usuários, conforme segue:

Matriz de Usuários

Usuário

Carla Maria Ferreira

Unidade de Lotação

Gerência Comercial

Cargo

Chefe Departamento Vendas (Nível Hierárquico 3)

Unidades de lotação para Acesso

Departamento de Vendas

Departamento de Expedição

Nível Hierárquico Permitido

Nível 04 – Funcionários

Observando-se estes parâmetros (Unidade de Lotação, Cargo com seu devido nível hierárquico, Unidades de Lotação que ele deve ter acesso e nível hierárquico de cargo que é permitido acesso ao funcionário), deve-se associar o usuário a um grupo de usuários que possuam atributos que satisfaçam estes parâmetros, conforme abaixo:

Grupo de Usuários

Grupo de Usuários

SUP – Supervisores

Acesso Aplicativo

HUR – Recursos Humanos

Acesso Sistema

PMG – Administração de Pessoal

Acesso Módulo

MFP – Folha de Pagamento

Este grupo de usuários deve ser associado ao Grupo de Informações SAL, como descrito abaixo:

Grupo de Informações

SAL – Informações Salariais

Grupo Usuário

SUP – Supervisores

Permite Alteração

Não

Depois da associação do Grupo de Usuários ao Grupo de Informações, deve-se relacionar o Grupo de Usuários ao estabelecimento do usuário, indicando as permissões de acesso pelo nível hierárquico de função e lotação. Assim sendo, os usuários que estão no Grupo de Usuários possuirão acessos em comum, de acordo com sua posição no organograma registrado no sistema folha de pagamento. Esta associação segue o exemplo abaixo:

Estabelecimento

Empresa – Modelo Filial 01

Grupo de Usuário

SUP - Supervisores

Plano de Lotação

03 – Departamentos

Nível Hierárquico Funcional

04 –Funcionários

Depois desta sequência de processos, o usuário que executa a inclusão de outro usuário, pode testar por meio do procedimento Visão Usuário, quais são os acessos destinados ao novo usuário incluso.


Pré-requisitos:

Manutenção Informações Gerais Estabelecimentos - FP0560
Manutenção Grupo de Usuários - SEC001AA
Manutenção Usuários - SEC000AA
Manutenção Tipo Unidade Lotação - FP0760
Manutenção de Nível Hierárquico Funcional - FP0730