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Objetivo

O módulo de Habilidades e Competências tem como objetivo planejar de forma eficiente as necessidades de capacitação de seus funcionários.

Efetua o registro das habilidades necessárias na empresa para cada processo existente, informando as habilidades que cada funcionário possui e relacionando as habilidades existentes e faltantes, para geração das necessidades de treinamento e controle do capital intelectual da organização. Desta forma a empresa direciona as suas necessidades de treinamento conforme a evolução de seus processos e consegue localizar o conhecimento existente em sua organização.

Características

As principais características do módulo são:

  • Definição e controle do plano de Habilidades/Competências, função de extrema importância as empresas que desejam utilizar as mais modernas técnicas de desenvolvimento de pessoal. Consiste basicamente, na identificação de todas as habilidades e competências necessárias para a excelência profissional, de determinada carreira dentro de uma unidade produtiva, bem como o nível de conhecimento esperado aos funcionários que lá trabalham. A comparação se dá de forma natural, entre as habilidades e competências necessárias e as existentes em cada pessoa, O produto dessa comparação, pode ser, o auto-desenvolvimento profissional, a geração de necessidades de treinamento, a determinação de um plano de ação, ou o melhor aproveitamento dos funcionários em unidades produtivas com maior aderência.
  • A estrutura básica das unidades produtivas, dentro de um plano de habilidades/competências é definida pelo usuário, visto que o sistema disponibiliza ainda a identificação de carreiras e blocos de habilidades.
Visão Geral

O módulo tem como premissa básica o desenvolvimento da empresa, a partir dos seus recursos humanos. Para isto, disponibiliza uma vasta gama de informações sobre os funcionários e sobre os planos de desenvolvimento da empresa, fazendo uma ligação entre o que a empresa espera obter de resultados práticos e o que cada funcionário deve fazer para alcançá-lo.

A situação dos funcionários pode ser visualizada, a partir de:

  • Mapeamento das Habilidades e Competências pessoais e Identificação da Aderência do Funcionário a suas funções:
  • Determinação de um plano de habilidades e competências, que busca uma adequação das pessoas com suas habilidades e competências aos processos produtivos da organização.
  • Habilidades/competências pessoais relacionadas ao cargo, podem ser utilizados os modelos tradicionais de gerenciamento, por cargos, nos quais são relacionadas todas as habilidades/competências necessárias para o bom desempenho de suas funções.