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  • 1206_Incluir_título_a_Receber.

Visão Geral do Programa

Esta rotina tem como objetivo realizar a inclusão manual de títulos a receber, referente às atividades que não estejam ligadas diretamente a vendas de mercadorias, sendo: venda de embalagens, sobras de papelão, sucata, entre outros e a troca de cheques, com a possibilidade de informar dados sobre o cheque (nome do emitente, CGC/CPF Emitente, alínea, banco, agência, número da conta bancária, número do cheque). Também será possível escolher se a conta a receber será incluída no caixa/banco ou na conta gerencial.

 

Objetivo da tela:

Incluir títulos a receber com movimentação de caixa/conta.

 

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Incluir

Utilizado iniciar o processo de lançamento de títulos a receber ou troca de cheques. Ao clicar neste botão, todos os filtros e campos necessários para a inclusão da conta a receber serão ativados.

N° Lanc

Apresenta o número de lançamento gerado de acordo com sua parametrização na rotina "532 – Cadastrar Parâmetro do Sistema", aba "Vendas", campo "Próx. Num. Transação Venda".

FilialUtilizado para selecionar a filial que deseja fazer a inclusão do título. Esse filtro valida a permissão de acesso às filiais na rotina "131 – Permitir Acesso a Dados".
ClienteUtilizado para informar o código do cliente que deseja incluir o título a receber e/ ou realizar pesquisa dos clientes através da tela "Consulta de Clientes" aberta ao clicar no filtro, realizando uma pesquisa geral ou específica ao preencher os campos: "Código", "CPF/CNPJ", "Razão Social", "Fantasia", "Cidade".
CobrançaUtilizado para informar ou selecionar o código da cobrança referente ao título que está sendo lançado, sendo um campo de preenchimento obrigatório. Ao selecionar uma cobrança em CHV (Cheque à Vista) ou CHP (Cheque à Prazo), caso o parâmetro "1372 – Fazer leitura ótica de cheque" na rotina "132" estiver marcado, será apresentada a tela para a realização da leitura da tarja magnética do cheque. Esse filtro valida a permissão de acesso a cobranças na rotina "131 – Permitir Acesso a Dados".
RCAUtilizado para informar ou selecionar o código do RCA que será realizada a inclusão do título a receber, sendo este campo de preenchimento obrigatório.
CaixaUtilizado para selecionar o caixa onde a conta a receber será lançada. Ele poderá ser utilizado sempre que houver movimentações financeiras.
Histórico Movimento CaixaApresenta o texto padrão "Inclusão CHP (Troca Cheque)" automaticamente quando informado o campo "caixa", porém este é um campo editável, onde as informações inseridas serão gravadas no Histórico do Movimento Caixa/Banco e nas observações do título incluído. 
ContaUtilizado para informar ou selecionar o número de conta gerencial  quando não houver movimentação física de dinheiro durante a inserção do valor no contas a receber.
Histórico para Lançamento de DespesaUtilizado quando informado o campo "Conta" para o registro de informações referente ao lançamento de despesas.
Emitente/ObservaçõesUtilizado para informar o nome do emitente ou inserir informações referentes ao emitente do cheque.
CGC/CPF Eminente:Utilizado para informar o número do cadastro de pessoa física (CPF) ou jurídica (CNPJ) do emitente do cheque.
AlíneaUtilizado para informar a alínea em que o  cheque foi devolvido.
Data de EmissãoRealiza a gravação automática da data de emissão original do título.
BancoUtilizado para informar o número do banco do cheque que está sendo lançado.
AgênciaUtilizado para informar o número da agência do cheque lançado.
ContaUtilizado para informar o número da conta bancária.
ChequeUtilizado para informar o número do cheque.
Data VenctoUtilizado para informar a data de vencimento do título. Esse campo  valida a permissão de acesso "2-Permitir Data Vencimento Retroativa" da rotina "530 – Permitir Acesso a Rotina".
DuplicataApresenta o mesmo número de lançamento gerado pelo sistema, porém é um campo editável, no qual permite o usuário alterá-lo.
PrestaçãoApresenta automaticamente o número da prestação vinculada ao título, sendo um campo editável para que o usuário informe o número da prestação.
Valor BrutoUtilizado para informar o valor do título a receber.
% DescontoUtilizado para apresentar ou informar o percentual de desconto do cliente conforme cadastrado na rotina "302 - Cadastrar Cliente" localizado na tela "Cadastro" (botão "Incluir" ou "Editar") aba "Condições Comerciais", sub-aba "Parâmetro", campo "Desc. Financ.". Este campo não permite a inserção de valor superior ao cadastrado na rotina "302" e tampouco, valor negativo, caso isso aconteça será apresentada a mensagem "Percentual de desconto não pode ser menor que 0!".
Vl. DescontoUtilizado para apresentar ou informar o valor do desconto referente ao percentual descrito no campo "% Desconto". Este campo não permite a inserção de valor superior ao cadastrado na rotina "302" e, tampouco, valor negativo, caso isso aconteça será apresentada a mensagem: "Valor de desconto não pode ser menor que 0!".
Valor LiquidoApresenta o resultado da diferença entre os campos "Valor Bruto" e "Valor Desconto" (Valor Bruto - Valor Desconto).
ConfirmarUtilizado para confirmar a inclusão do título ou a troca de cheque.
CancelarUtilizado para cancelar a digitação referente ao título.
FecharUtilizado para fechar a rotina.

 

 

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Links dos principais conceitos e processos.