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  • Manual de Atualização - Portal Agrícola

Esse manual tem como objetivo auxiliar a atualização do Portal Agrícola. Antes de seguir o passo a passa, verificar o procedimento de Requisitos para Instalação do Portal Agrícola



  • Parada de Serviço do Windows
  1. Antes de iniciar a atualização dos arquivos do Portal Agrícola, o respectivo serviço do Windows deve ser interrompido.
  2. Para isso, inicialmente o painel de gerenciamento de serviços do Windows deve ser aberto.
  3. Acessar o painel por meio da execução do comandos “services.msc” ou botão direito na barra de Iniciar e escolher o menu “Gerenciador de Tarefas” e aba superior “Serviços”.
  4. O nome do serviço do Windows para o Portal Agrícola é iniciado com JBOSS (depende da configuração adotada na implantação).


  • Backup de arquivo EAR e demais arquivos relevantes
  1. Após a interrupção do serviço do Windows do Portal Agrícola, recomenda-se o backup do arquivo EAR corrente.
  2. A aplicação EAR encontra-se no diretório “...\jboss-6.1.0-pagri\server\default\deploy” (diretório de instalação do Portal Agrícola). Ao acessar o diretório, efetuar backup do arquivo “PIMSServer.ear”.
  3. Caso a atualização também afete os arquivos descritores de DataSource e de E-mail, recomenda-se, também, o backup dos seguintes arquivos: “PIMSCS-oracle-ds.xml”, “PIMSPAGRIDS-oracle-ds.xml”, “PIMSSERVER-ds.xml” e “mail-service.xml”.
  • Download do arquivo EAR
  1. Efetuar o download do ZIP que contém o arquivo EAR (indicado ao cliente junto a este documento).
  • Substituição do EAR corrente pelo EAR atualizado
  1. Após o download da nova versão do Portal Agrícola no formato EAR, substituir (colar) no diretório mencionando no item 2, “...\jboss-6.1.0-pagri\server\default\deploy” (diretório de instalação do Portal Agrícola).
  • Backup e/ou limpeza de arquivos temporários
  1. Após a cópia (atualização) do EAR do Portal Agrícola, também se recomenda a limpeza de arquivos temporários.
  2. Para isso, deve-se acessar o diretório “...\jboss-6.1.0-pagri\server\default\deploy” (diretório de instalação do Portal Agrícola) e excluir os seguintes diretórios: “log”, “tmp” e “work”.
  • Reinicio de serviço do Windows
  1. Uma vez que o arquivo EAR tenha sido atualizado e os diretórios/arquivos temporários removidos, o serviço do Windows deve ser reiniciado.
  2. Para isso, inicialmente o painel de gerenciamento de serviços do Windows deve ser aberto.
  3. Acessar o painel por meio da execução do comandos “services.msc” ou botão direito na barra de Iniciar e escolher o menu “Gerenciador de Tarefas” e aba superior “Serviços”.
  4. O nome do serviço do Windows para o Portal Agrícola é iniciado com JBOSS (depende da configuração adotada na implantação). Por padrão, a implantação adota “JBAS61SVCHML” (para ambiente de homologação) e “JBAS61SVCPRD” (para ambiente de produção).
  5. O reinício do serviço do Windows do Portal Agrícola pode levar alguns minutos, tempo necessário para o servidor de aplicação JBoss descompactar e interpretar a nova versão do EAR.
  6. Após um período, o Portal Agrícola pode ser acessado e verificado no endereço “http://{HOST}:{PORTA}/PortalAgricola/initial.jsf”.
  • Atualização de estrutura e objetos de banco de dados (OPCIONAL)
  1. Se solicitado pelos colaboradores da TOTVS, os arquivos de scripts e instruções de banco de dados enviados junto à versão do EAR (caso sejam enviados) devem ser executados na base de dados configurada no arquivo DataSource “PIMSPAGRIDS-oracle-ds.xml” (“...\jboss-6.1.0-pagri\server\default\deploy” - diretório de instalação do Portal Agrícola).