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  • DT Gerenciamento de Inservível - Carcaça.

GERENCIAMENTO DE INSERVÍVEL - CARCAÇA


Informações Gerais

Linha de Produto:

PC Sistemas

Segmento Executor:D&L

Módulo:

33 - Vendas Avançado

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

3363

Cadastro de Inservível
3364Cadastro de Rota Inservível
3367Movimentação de Inservível

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

203

Cadastrar Produto

300Atualizar Funções de Venda

302

Cadastrar Cliente
316Digitar Pedido de Venda
336Alterar Pedido de Venda
329Cancelar Pedido de Venda
530Permitir Acesso a Rotina
560Atualizar Banco de Dados
1301Receber Mercadoria
1302Devolução a Fornecedor
1303Devolução de Cliente
1307Cancelar Nota Fiscal de Entrada
1316Cancelar NF Devolução Cliente
1327Cancelar NF Devolução a Fornecedor
1401Lançar Corte
1409Cancelar Nota Fiscal
2500Atualizar Banco de Dados
2596Integração Dados Externos

Chamado/Ticket:

5272.028469.2016 (HIS.01155.2016 / HIS.01158.2016 / HIS.01837.2016 / HIS.02859.2016 / HIS.01158.2016 / HIS.01531.2016 / HIS.01805.2016 / HIS.01798.2016 / HIS.02866.2016 / HIS.03804.2016 // HIS.01157.2016 // HIS.01807.2016)

Tabelas e Permissões:

101 – Procedure Calcular IPI Venda
102 – Procedure Atualizar Rota
103 – Trigger Atualiza Posição Integradora
104 – Trigger Atualiza Qt. Integradora
105 – Trigger PCLIENTE CGEENTAUX
106 – Trigger Insere PCMOVROTACLI
107 – Trigger Int. TROCAMANIF
108 – Package Integradora
109 – Package APURARCAMPANHASBRINDES
110 – Package IMPORTARINDENIZACOES
111 – Package IMPORTARPRONTAENTREGA
112 – Package IMPORTARCADASTROS
113 – Package PKG_CANCELA_PEDIDO
114 – Trigger TRG_GRAVAR_PCCONTATO_CGCPFAUX

- Tabela de cadastro de Inservível (PCINSERVIVEL)

- Tabela de movimentação de inservíveis (PCMOVINSERVIVEL)

- Tabela de histórico de movimentações de inservíveis (PCHISTMOVINSERVIVEL)

- Tabela de histórico de movimentações de inservíveis (PCHISTMOVINSERVIVEL)

- Tabela de Produtos (PCPRODUT)

- Tabela de Produtos (PCPRODUT)

- Tabela de Clientes (PCCLIENT)

- Criação/Exclusão de Rotina (rotina 529)

- Criação/Exclusão Permissão de Acesso (rotina 530)

- Dicionário de Dados

Opção rotina 203 - Cadastrar Produto

129 - Permite alterar campo 'Aceita troca de inservível'


Opção rotina 3363 - Cadastro de  Inservível

101 – Permite incluir
102 – Permite alterar
103 – Permitir incluir/desativar
104 – Visualizar log
105 – Editar layout de relatórios
106 – Permitir editar múltiplos registros
107 – Restringir acesso a editar campo
108 – Restringir acesso a editar campo


Opção rotina 3364 - Cadastro de Rota Inservível

1 – Permite excluir Créditos/Débitos de inservível por cliente
101 – Permite incluir
102 – Permite alterar
103 – Permite excluir/desativar
104 – Visualizar log
105 – Editar layout de relatórios
106 – Permite editar múltiplos registros


Opção rotina 3367 – Movimentação Inservível

101 – Permite excluir Créditos/Débitos de inservível por cliente


Opção rotina 336 – Alterar Pedido de Venda

84 – Não permitir alterar transporte padrão

País:

( X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) México  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colômbia   (  ) Outro _____________.

Versão:

28.01



Objetivo

O processo de controle de Carcaça de Baterias será desenvolvido com a finalidade de auxiliar as empresas que atuam no segmento de peças e acessórios. As rotinas que estão envolvidas nesse processo são: 203 - Cadastrar Produto, 1301 - Receber Mercadoria, 1302 - Devolução a fornecedor, 1307 - Cancelar Nota Fiscal de Entrada e 1327 - Cancelar NF devolução, 3363 - Cadastro de Inservível, 3364 - Cadastro de Rota Inservível, 3367 - Movimentação Inservível.


Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

203 - Cadastrar ProdutoCriaçãoMenu do WinThor ->- Criar uma nova opção na rotina
302 - Cadastrar ClienteEnvolvidaMenu do WinThor -> 302- Criar novos campos na rotina 302. São eles: Rota de Entrega e Prazo para devolução de Carcaça.

316 - Digitar Pedido de Venda

Envolvida

Menu do WinThor -> 316

- Criar na rotina 316 o processo de venda com desconto de carcaça (de bateria).

336 - Alterar Pedido de VendaEnvolvidaMenu do WinThor -> 336- Rotina 336 deverá possibilitar oferecer desconto nos produtos carcaça (exemplo bateria), caso o cliente devolva a carcaça da mesma.
329 - Cancelar Pedido de VendaEnvolvidaMenu do WinThor -> 329- Ao cancelar um pedido ou nota fiscal de venda, ou realizar cortes na nota fiscal de venda, o sistema deverá verificar se existiu algum desconto de Devolução de Carcaça e desfazer a movimentação.

1301 - Receber MercadoriaEnvolvidaMenu do WinThor -> 1301- Alterar o processo de entrada
1302 - Devolução a fornecedorEnvolvidaMenu do WinThor -> 1302- Alterar o processo de devolução
1303 - Devolução de ClienteEnvolvidaMenu do WinThor -> 1303- Ao devolver uma e/ou cancelar NF é necessário estornar as movimentações de inservível/sucata quando esta ocorreu em alguns dos itens do pedido.
1307 - Cancelar nota fiscal de entrada EnvolvidaMenu do WinThor -> 1303- Alterar o processo de cancelamento de nota fiscal de entrada
1327 - Cancelar NF de devolução a fornecedorEnvolvidaMenu do WinThor -> 1303- Alterar o processo de cancelamento de nota fiscal de devolução
1316 - Cancelar NF Devolução ClienteEnvolvidaMenu do WinThor -> 1316- Ao devolver uma e/ou cancelar NF é necessário estornar as movimentações de inservível/sucata quando esta ocorreu em alguns dos itens do pedido.
1401 - Lançar CorteEnvolvidaMenu do WinThor -> 1401- Ao cancelar um pedido ou nota fiscal de venda, ou realizar cortes na nota fiscal de venda, o sistema deverá verificar se existiu algum desconto de Devolução de Carcaça e desfazer a movimentação.

1409 - Cancelar Nota FiscalEnvolvidaMenu do WinThor -> 1409- Ao cancelar um pedido ou nota fiscal de venda, ou realizar cortes na nota fiscal de venda, o sistema deverá verificar se existiu algum desconto de Devolução de Carcaça e desfazer a movimentação.

2500 - Atualizar Banco de DadosEnvolvidaMenu do WinThor -> 2500-  Força de Vendas validar o processo de Inservível - Carcaça
2596 - Integração Dados ExternosEnvolvidaMenu do WinThor -> 2596-  Força de Vendas validar o processo de Inservível - Carcaça

3363 - Cadastro de Inservível

Criação

Menu do WinThor -> 3363

- Criar nova rotina para cadastrar produto inservível, mantendo um registro de produtos inservíveis com seu respectivo peso e valor, para ser utilizado no desconto na venda e na compra de carcaças (exemplo de baterias)

3367 - Movimentação de Inservível

Criação

Menu do WinThor -> 3367

- Criar nova rotina que permita o cadastro do Controle de Saldo de produtos inservíveis por cliente, débito e crédito de carcaças (exemplo de baterias) para determinados clientes. Esse controle é necessário para identificar o saldo de carcaças.

Criar nova Rotina XXXX - Cadastrar Grupo Inservível


1 . Criar a opção Incluir:

  • Código Inservível ( Código automático )
  • Amperagem ( Numérico Inteiro)
  • Peso Caraça/KG ( Numérico Decimal)
  • Valor na Venda ( Numérico Decimal)
  • Valor na Compra ( Numérico Decimal) - (IS NULL)
  • Criar permissão de acesso para incluir
  • Validar permissão de acesso ao botão incluir


2. Criar opção Editar:

  • Pesquisar por Amperagem e Código
  • Permitir alterar todos campos exceto Código(automático) 
  • Gravar log de alteração para manter rastreabilidade
  • Criar permissão de acesso para editar


3 . Criar opção Excluir:

  • Deverá ser realizada exclusão lógica conforme ocorrência no cadastro do produto, gravando dtexclusão
  • Criar permissão de acesso para excluir
  • Validar permissão de acesso ao botão excluir 


4. Criar opção Pesquisar:

  • Código inservível
  • Amperagem


4.1 Listar todos os códigos cadastrados na planilha de acordo com os filtros informados.


Observação: o código gerado é vinculado a um produto na rotina 203 - Cadastrar Produto para a formação do valor do desconto ou do valor de compra da carcaça de bateria.

Criar nova rotina: XXXX - Movimentação de Inservível


1. Criar tabela da movimentação com o nome [PCMOVINSERVIVEL]

1.1 Criar Opção Inserir (somente via pedido de vendas ou movimentações de cancelamento e devolução). Com os seguintes campos na Rotina:

  • Numero Transação do Crédito/Débito (Numérico Automático)
  • Código do Cliente (Pesquisa cadastro cliente)
  • Nome do Cliente
  • UF (Sigla do Estado)
  • Cidade (Nome Cidade)
  • Data de Inclusão (SYSDATE)
  • Data de validade (Somente para Débitos)

    - Para determinar a data de validade do Débito, o sistema deverá realizar o seguinte calculo: [Data de inclusão + Prazo de Devolução de Carcaça (Criado na HIS.01837.2016)
    Exemplo:

    DTINCLUSAO = 01/01/2016
    Prazo para devolução de carcaça = (20 dias) campo informado no cadastro do cliente
    Data de validade = 21/01/2016.

    -  Caso seja nulo não expira

  • Numero Pedido [PCPEDC.NUMPED]
    -  Valor Total Pedido
  • Numero Nota Fiscal (PCNFSAID.NUMNOTA)
    -  Valor Total Nota Fiscal (Total somente dos produtos Bateria [Flag "Permite Devolução de Carcaça" ="S" HIS.01157.2016]
  • Código Produto (Produto Bateria)
  • Descrição Produto Bateria(Produto Bateria)
  • Quantidade Vendida (quantidade do produto Bateria)
  • Saldo de Carcaça em (KG): (Numérico Decimal) - Caso tenha desconto em carcaça no pedido
  • Saldo de Carcaça em Valor R$: (Numérico Decimal) - Caso tenha desconto em carcaça no pedido
  • Status do Saldo
    -  Pendente Total : (sem utilização: Vencido ou a Vencer)
    - Pendente Parcial: ( Crédito utilizado parcialmente como desconto nos pedidos de venda)


  • Histórico (Varchar2[60]) – (Gravar ao movimentar o saldo crédito/débito). Obrigatório.

Exemplo 1: Rotina 316/336 - Desconto Carcaça - Numero Pedido: 10000000 [ Lançamento (-)débito ]

Exemplo 2: Rotina PCSIS329 - Pedido Cancelado - Numero Pedido: 10000000 [ Lançamento (+)Crédito]

  • Código do RCA
  • Nome do RCA
  • Tipo Entrega (Verificar o veiculo que está vinculado a transportadora do pedido de venda , o campo [ PCVEICUL.Proprio ])

    - (TR) Transportadora esse campo virá no relatório como TR, quando o campo PCVEICUL.Proprio = ´´N``
    - (CA) Caminhão / Carro Próprio esse campo virá no relatório como (CA), quando o campo PCVEICUL.Proprio = ´´S``
  • Tipo Venda ( SR - Quando campo ´´Devolução de Carcaça = N`` senão (CR) HIS. da rotina 316. Verificar a Flag de Devolução de carcaça gravada no cabeçalho pedido
    - Com Retorno de Carcaça (CR)
    - Sem Retorno de Carcaça (SR) 
  • Data Exclusão
  • Filial


2. Criar a opção Pesquisar com os seguintes filtros

  • Filial
  • Código Cliente
  • Status
  • Pendente Total : ( sem utilização: Vencido ou a Vencer)
  • Pendente Parcial: ( Crédito utilizado parcialmente como desconto nos pedidos de venda)
  • Rota Entrega (Criar campo no cadastro do cliente para inserir a Rota de entrega do cliente criado na HIS.02859.2016) 
  • Permitir após filtrar e mostrar na planilha, permitir impressão da pesquisa, com os campos do critério 1. (RELATORIO padrão e Customizado)


3. Criar a opção Excluir

3.1 Criar permissão de acesso na rotina 530, nome da permissão: ´´Permite excluir Créditos/Débitos de inservíveis por cliente.`` Default = Não

3.2 Ao excluir um débito, o sistema deverá gerar um contas a receber em aberto do valor da carcaça para o cliente.

Rotina 316 - Digitar Pedido de Venda - Criar processo de venda com desconto de carcaça de bateria

Observação: criar vínculo com rotina que controla carcaças (exemplo de baterias) que permita desconto no produto baseado no cadastro do grupo de inservíveis.


1. Deverá criar flag na planilha de item Aba F5 e Aba F6 com nome ´´Devolução de Carcaça`` S/N Default= ´´Não``;

2. Somente será possível marcar a opção Devolução de Carcaça, para os itens que tiverem a Flag ´´Aceita troca de inservível``criada conforme a solicitação HIS.01157.2016, marcada como igual a ´´Sim``;

2.1 Caso tenha selecionado opção Devolução de Carcaça =´´Sim``, o sistema deverá verificar o vínculo da carcaça (exemplo bateria) com o produto inservível. Esse vinculo foi criado na solicitação HIS.01157.2016;

2.2 O sistema deverá acrescentar no PTABELA sem imposto o valor da carcaça, gravado na tabela de produto inservível. Exemplo:


PTABELA sem imposto= PTABELA sem imposto +( Qt * ValorCarcaça)
= 100,00 + (33,00 *1)
PTABELA sem imposto = R$133,00

Observação: o acréscimo deve ser aplicado da mesma maneira que o acréscimo de PFisica, para que seja exibido ao pesquisar o item já com o valor da carcaça (de bateria) acrescido no produto.


2.2.1 O preço demonstrado antes da inserção na planilha, já deverá vir composto pelo valor da carcaça;

2.2.2 Adicionar este acréscimo de Carcaça (de bateria) na origem preço;

2.3 A rotina deverá verificar se existem ´´Débitos`` vencidos na nova rotina criada conforme a solicitação HIS.01158.2016;

Observação: nessa nova rotina deverá existir campo de Data de Validade. Caso exista algum vencido o sistema não deverá permitir conceder novos descontos de carcaça em produtos (bateria) (flag na planilha de item aba F5 e aba F6, opção Devolução de Carcaça).

2.3.1 Caso a flag da planilha de item aba F5 e aba F6, Devolução de Carcaça esteja igual a Sim, o sistema deverá retirar o valor da carcaça que foi acrescentado no item 2.2. Exemplo:

PTABELA sem imposto= PTABELA sem imposto -( Qt *ValorCarcaça)

2.4 O sistema deverá gravar nos itens pedido o Desconto Carcaça caso tenha sido retirado do valor conforme item 2.3, pois será demonstrado em relatório;

3. Ao gravar o pedido, caso não haja acréscimo da carcaça, o sistema deverá realizar um lançamento em ´´Débito`` conforme opção Incluir descrita na solicitação HIS.01158.2016;

4.  O sistema deverá verificar se o ´´Veículo`` vinculado a Transportadora está marcado como ´´Carro Próprio ou Transportadora`` ( PCVEICUL.Proprio) e gravar esta informação no cabeçalho do pedido, pois será utilizado em relatório;

5. Gravar no campo histórico da tabela [PCMOVINSERVIVEL] criada conforme a solicitação HIS.01158.2016, a rotina que foi responsável em realizar a movimentação do saldo da conta corrente de sucata (de bateria);

6. Gravar no cabeçalho do pedido o campo Rota Entrega (Criar campo no cadastro do cliente para inserir a Rota de entrega do cliente conforme solicitado na HIS.02859.2016);

7. Ciar serviço para controle de conta corrente RCA.

Rotina 336 - Alterar Pedido de Venda deverá possibilitar oferecer desconto nos produtos carcaça (exemplo bateria), caso o cliente devolva a carcaça da mesma.


1. Criar flag no item do pedido com nome ´´Devolução de Carcaça`` Sim ou Não Default= Não;

2. Ao inserir item novo possibilitar marcar essa flag de Devolução de Carcaça;

2.2 Caso marcada a flag o sistema deverá retirar do valor do produto, ou seja, o valor da carcaça, movimentando o saldo no conta corrente de carcaça (de bateria);

2.2.1  O valor do item inserido já será composto pelo valor da carcaça. Veja o exemplo abaixo:

 

EX: PTABELA sem imposto= PTABELA sem imposto +( Qt * ValorCarcaça)
= 100,00 + (33,00 *1)
PTABELA sem imposto = R$133,00

Observação: o acréscimo deve ser aplicado da mesma maneira que o acréscimo de PFisica, para que seja exibido ao pesquisar o item já com o valor da carcaça (exemplo de bateria) acrescido no produto.

2.2.2 No caso de marcar a opção ´´Devolução de Carcaça`` Sim ou Não Default= Sim. Conforme o exemplo anterior o sistema deverá exibir somente R$100,00 retirando o valor de R$33,00 proveniente da carcaça de bateria;

2.3 A rotina deverá verificar se existem "Débitos" vencidos na nova rotina criada conforme solicitado na HIS.01158.2016. Nessa nova rotina existe campo de Data de Validade. Caso exista algum vencido para o cliente do pedido, o sistema não deverá permitir conceder novos descontos de carcaça em produtos (bateria). Deverá exibir mensagem de aviso ao usuário : ``Existem débitos de carcaça de baterias em aberto.``

3. Caso o usuário desmarque a opção de Devolução de Carcaça, o sistema deverá o voltar o valor do produto agregando o valor do desconto da carcaça novamente para o item e no totalizador do pedido, estornando a movimentação de Débito da conta corrente de carcaça, gerada na venda ou na nova inclusão de um item;

3.1 Quando houver recálculo do Plano de Pagamento, ou outra operação que altere o valor do desconto, o sistema deverá considerar o desconto de sucata já concedido nos itens;

4. Gravar no campo histórico da tabela [PCMOVINSERVIVEL] conforme solicitação na HIS.01158.2016 a rotina que foi responsável em realizar a movimentação do saldo da conta corrente de sucata (de Bateria);

5. Criar botão: ´´Tipo Entrega``;

5.1 Permitir alterar o tipo entrega conforme opções (Transportadora ou Carro Próprio);

5.2 Criar permissão de acesso na 530 para alterar o Tipo Entrega;

6. Não será possível controle de sucata nas vendas de Produto que possui Embalagem ou Cesta/Kit;

7. O sistema deverá validar todas as demais condições comerciais do cliente;

8. Gravar no cabeçalho do pedido o campo Rota Entrega (Criar campo no cadastro do cliente para inserir a Rota de entrega do cliente conforme solicitado na HIS.02859.2016).

Criar novo campo na rotina 302 - Cadastrar Cliente

1. Criar campo: Prazo para devolução de Carcaça [Numérico Integer];

Dica do campo: Esse prazo para devolução de carcaças (de baterias) expresso em dias corridos, será utilizado para validar as devoluções de Carcaça de Baterias que estão em aberto ou vencidas.

2. Gravar log de alteração desse campo.

Criar novo campo na rotina  302 - Cadastrar Cliente

1. Complemento da historia : HIS.01837.2016;

2. Criar campo campo ´´Rota de Entrega``;

Dica do campo: Ação relacionada com campo de ´´Código Automático`` e Descrição da Rota (Varchar2);

3. Vincular no cliente o Código dessa Rota, para poder ser criado filtros por esse campo em relatórios.

Rotina 1303 - Devolução de Cliente


1. Ao devolver uma NF será necessário estornar as movimentações de inservível/sucata quando esta ocorreu em alguns dos itens;

2. Gravar histórico da rotina que realizou a devolução conforme solicitado na HIS.01158.2016 para garantir rastreabilidade.


Rotina 1316 - Cancelar NF Devolução Cliente


1. Ao cancelar uma Devolução é necessário retornar as movimentações de troca de sucata quando esta ocorreu em alguns dos itens e o pedido também for cancelado;

2. Gravar histórico da rotina que realizou o cancelamento da devolução conforme solicitado na HIS.01158.2016 para garantir rastreabilidade.

Rotinas 329 - Cancelar Pedido de Venda, 1401 - Lançar Corte e 1409 - Cancelar Nota Fiscal / Cupom Fiscal. Ao cancelar um pedido ou nota fiscal de venda, ou realizar cortes na nota fiscal de venda, o sistema deverá verificar se existiu algum desconto de Devolução de Carcaça e desfazer a movimentação.


Rotina 329

1. Ao cancelar um pedido ou item do pedido o sistema deverá verificar se o item aceita troca de inservível (opção ´´Aceita troca de inservível`` conforme a HIS.01157.2016) e estornar a movimentação realizada na venda;

2. Gravar no campo histórico da tabela [PCMOVINSERVIVEL] criado conforme a HIS.01158.2016 a rotina que foi responsável em realizar a movimentação do saldo da conta corrente de sucata (de bateria);


Rotina 1409

1. Ao cancelar uma NF será necessário estornar as movimentações de venda com Devolução de Carcaça quando esta ocorreu em alguns dos itens e caso pedido também for cancelado. Se a devolução ocorrer deixando pedido sem cancelar, não movimentar sem cancelamento;

2. Gravar no campo histórico da tabela [PCMOVINSERVIVEL] criado conforme a HIS.01158.2016 a rotina que foi responsável em realizar a movimentação do saldo da conta corrente de sucata (de bateria).


Rotina 1401

1. Ao realizar corte do item do carregamento que aceita Troca de inservível (opção ´´Aceita troca de inservível" HIS.01157.2016)o mesmo deve movimentar o saldo de conta corrente de Sucata do cliente bem como recalcular o cabeçalho do pedido;

2. Gravar no campo histórico da tabela [PCMOVINSERVIVEL] conforme a HIS.01158.2016 a rotina que foi responsável em realizar a movimentação do saldo da conta corrente de sucata (de bateria).

Rotinas 2500 - Atualizar Banco de Dados e 2596 - Integração Dados Externos - Força de Vendas validar o processo de Inservível - Carcaça

1. Ao realizar importação de pedidos de venda o sistema deverá validar se existe item que aceita troca de inservível (opção ´´Aceita troca de inservível`` conforme solicitado na HIS.01157.2016), e caso a opção Devolução de Carcaça= Sim (HIS.01531.2016) o sistema deverá exibir o valor do produto sem o valor de desconto de carcaça e esse valor movimentar no conta corrente de carcaça de bateria;

2. O força de vendas terá que enviar o campo Devolução de Carcaça = Sim, para realizar a movimentação do conta corrente, e caso seja nulo não haverá movimentação e o valor será cheio, ou seja, o preço sem imposto + valor da carcaça;

3. Deverá enviar o campo ´´Tipo Entrega`` podendo ter 2 valores (novos campos);

  • CR: Carro Próprio
  • TR: Transportadora

4. Deverá enviar o campo Rota Entrega (Criar campo no cadastro do cliente para inserir a Rota de entrega do cliente conforme solicitado na HIS.02859.2016).

Rotina 203

1 - Criar Flag "Aceita troca de inservível" S/N - Default = N 

 2 - Criar campo "Código Inservível"[...] Abrir tela de pesquisa do item inservível[História : HIS.01155.2016] permitindo selecionar um único código.

2.1 - A seleção do codigo inservível so apresentará opção de valor igual a SIM, se o critério 2 for igual a "SIM"
3 - Criar campo: "Carcaça de Bateria" S/N - Default = N "Aceita Nulo" 
4 – Criar permissão de acesso na rotina 530 para a Flag "Aceita troca de inservível".

ROTINA: 1301 - Compras 


Obs.:(deverá atualizar os custo gerenciais, alimentar os estoque gerenciais e contábil)

0 - Utilizar o Serviço do Vendas criado para realizar as movimentações de Débito/credito (Entrada e devolução) na tabela que irá controlar o saldo de Carcaça de Baterias (informar o nome do serviço criado pelo vendas e historia). 

1 - Quando o usuário selecionar o tipo entrada R, deverá ser apresentado um novo flag "Entrada de Inservível", onde essa opção marcada irá listar todos os produtos que estão cadastrado como Inservível.

1.1 - Ao realizar entrada de tipo Simples Remessa do produto Carcaça/Sucata Bateria (Carcaça de Bateria:" S/N da história: HIS.01157.2016) o sistema deverá questionar o usuário se ele deseja informar o numero da transação do conta corrente de sucata.

1.2 - Esse número de transação/movimentação foi gerado na saída, e gravado na tabela de movimentação de carcaça de baterias.(HIS.01158.2016)

1.3 - Se o usuário escolher que não deseja informar um numero de transação de movimentação de carcaça de baterias o sistema deverá movimentar o conta corrente de Carcaça de Baterias para este cliente, relacionado ao Fornecedor lançando um Crédito (+), entrando quantidade em "KG"da carcaça no estoque;

1.3.1 - Se não houver numero de transação de movimentação da carcaça, deverá gerar o contas a pagar.

2 - Se o usuário escolher que deseja informar um numero de transação de movimentação de sucata o sistema deverá apresentar a ele as movimentações das carcaças de pertinentes ao cliente relacionado ao Fornecedor e Produto Sucata, ele escolhe e confirma.

3 - Ao informar uma movimentação manual de sucata o sistema irá movimentar o saldo da transação selecionada, podendo ser esta parcial.

4 – Serviço do vendas irá fazer o processo de gravação e atualização conforme solicitado - Gravar no campo histórico da tabela [PCMOVINSERVIVEL] criado na história HIS.01158.2016 a rotina que foi responsável em realizar a movimentação do saldo da conta corrente de Sucata de Bateria.

ROTINA: PCSIS1302 - Devolução a Fornecedor

1 - Ao realizar uma devolução a fornecedor do Produto caracterizado como Sucata o sistema deverá realizar a devolução de entrada no estoque e estornar a movimentação realizada na conta corrente de carcaça de bateria para o cliente relacionado ao Fornecedor;

1.1 - Deverá verificar se foi gerado contas a pagar na entrada, para estornar na devolução, caso SIM deverá fazer a mesma tratativa de devolução atual.

2 – Serviço do vendas irá atualizar - Gravar no campo histórico da tabela [PCMOVINSERVIVEL] criado na história HIS.01158.2016 a rotina que foi responsável em realizar a movimentação do saldo da conta corrente de Sucata de Bateria.



ROTINA: PCSIS1307 - Cancelar nota fiscal de entrada 

1- Ao realizar um cancelamento de entrada Simples Remessa do Produto caracterizado como Sucata o sistema deverá cancelar a nota de entrada movimentando estornando o estoque do produto carcaça, e também estornar o conta corrente de carcaça de bateria para o cliente relacionado ao Fornecedor.

2 - Serviço do vendas irá atualizar - Gravar no campo histórico da tabela [PCMOVINSERVIVEL] criado na história HIS.01158.2016 a rotina que foi responsável em realizar a movimentação do saldo da conta corrente de Sucata de Bateria.


ROTINA: PCSIS1327 - Cancelar NF de devolução a fornecedor

1- Ao realizar um cancelamento da devolução de entrada Simples Remessa do Produto caracterizado como Sucata o sistema deverá estornar o cancelamento de devolução de sucata para o cliente relacionado ao Fornecedor e estornar a movimentação realizada na conta corrente de carcaça de bateria.

2 – Serviço do vendas irá atualizar - Gravar no campo histórico da tabela [PCMOVINSERVIVEL] criado na história HIS.01158.2016 a rotina que foi responsável em realizar a movimentação do saldo da conta corrente de Sucata de Bateria.

  

Procedimento para Configuração

Acesse a rotina 560 - Atualizar Banco de Dados e atualize as tabelas:

- Tabela de cadastro de Inservível (PCINSERVIVEL), da aba Criação/Alteração de Colunas, sub-aba G-I;
- Tabela de movimentação de inservíveis (PCMOVINSERVIVEL), da aba Criação/Alteração de Colunas, sub-aba M-N;
- Tabela de histórico de movimentações de inservíveis (PCHISTMOVINSERVIVEL), da aba Criação/Alteração de Colunas, sub-aba M-N;
- Tabela de Produtos (PCPRODUT), da aba Criação/Alteração de Colunas, sub-aba P-Q;
- Tabela de Clientes (PCCLIENT) da aba Criação/Alteração de Colunas, sub-aba C;
- Criação/Exclusão de Rotina (rotina 529), da aba Criação/Alteração de Colunas, sub-aba Diversos;
- Criação/Exclusão Permissão de Acesso (rotina 530) da aba Criação/Alteração de Colunas, sub-aba Diversos;
- Dicionário de Dados.


Acesse a rotina  300 - Atualizar Funções de Venda, aba Força de Vendas e atualize as tabelas:


Acesse a rotina 530 - Permitir Acesso a rotina e  marque conforme necessidade as permissões abaixo:

  • Opção rotina 203 - Cadastrar Produto
    129 - Permite alterar campo ´Aceita troca de inservível`


  • Opção rotina 3363 - Cadastro de  Inservível
    101 – Permite incluir
    102 – Permite alterar
    103 – Permitir incluir/desativar
    104 – Visualizar log
    105 – Editar layout de relatórios
    106 – Permitir editar múltiplos registros
    107 – Restringir acesso a editar campo
    108 – Restringir acesso a editar campo


  • Opção rotina 3364 - Cadastro de Rota Inservível
    1 – Permite excluir Créditos/Débitos de inservível por cliente
    101 – Permite incluir
    102 – Permite alterar
    103 – Permite excluir/desativar
    104 – Visualizar log
    105 – Editar layout de relatórios
    106 – Permite editar múltiplos registros


  • Opção rotina 3367 – Movimentação Inservível

              101 – Permite excluir Créditos/Débitos de inservível por cliente


  • Opção rotina 336 – Alterar Pedido de Venda

            84 – Não permitir alterar transporte padrão


- Atualize as rotinas abaixo para versão 28.01 ou superior:

203 - Cadastrar Produto;
302 - Cadastrar Cliente;
316 - Digitar Pedido de Venda;
336 - Alterar Pedido de Venda; 
329 - Cancelar Pedido de Venda;
1301 - Receber Mercadoria; 
1302 - Devolução a fornecedor;
1303 - Devolução de Cliente;
1307 - Cancelar Nota Fiscal de Entrada;
1327 - Cancelar NF devolução a fornecedor;
1401 - Lançar Corte;
1409 - Cancelar Nota Fiscal;

2596 - Integração Dados Externos
3363 - Cadastro de Inservível;
3364 - Cadastro de Rota Inservível;
3367 - Movimentação de Inservível;



Procedimento para Utilização

Para saber como utilizar cada rotina, acesse os procedimentos abaixo.


Observação: para este exemplo estamos atualizando um cadastro já existente na rotina 203 - Cadastrar Produto.


1. Acesse a rotina 203 - Cadastrar Produto;

2. Clique o botão Manutenção de Registro;


3. Na aba Filtro Principal informe os filtros e campos de pesquisa conforme necessidade e clique o botão Pesquisar;

4. Selecione o item desejado na planilha com duplo clique;

5. Na seção 13 - Inservível, selecione a opção Sim no campo Aceita troca inservível;

6. Preencha/Informe o campo Código Inservível, conforme cadastro realizado anteriormente na rotina 3364 - Cadastro de Rota Inservível;

7. Selecione a opção Sim na coluna Carcaça de Bateria;

8. Realizados os registros necessários clique o botão Salvar;

Observação: para este exemplo estamos atualizando um cadastro já existente na rotina 302– Cadastrar Cliente.


1. Acesse a rotina 302 - Cadastro de Cliente na versão indicada acima ou superior;

2. Clique o botão Manutenção de Registro;

3. Na planilha principal informe os filtros e campos de pesquisa conforme necessidade e clique o botão Pesquisar;

4. Selecione o cliente desejado na planilha com duplo clique;

5. Preencha/informe conforme necessidade o campo Rota de entrega inservível;

6. Informe conforme necessidade a opção Prazo para devolução de Carcaça (dias);

7. Realizados os registros necessários clique o botão Salvar;


Para realizar o cadastro de inservível com seu respectivo peso e valor para utilização no desconto, na venda e na compra de carcaças siga os procedimentos abaixo:


Observação: os dados cadastradas na rotina 3363 – Cadastro de Inservível são utilizadas na rotina 203 – Cadastrar Produto, em que se informa se um produto aceita troca de inservível e possibilita informar qual inservível será vinculado.


1. Acesse a rotina 3363 – Cadastro de Inservível e clique o botão Novo Registro;


2. Informe conforme necessidade os campos: Amperagem (A)**, Peso (KG)**, Valor na venda ** e Valor na compra**  e clique o botão Salvar;

Observação: o campo Código inservível é preenchido de forma automática.



3. Marque a opção Sim na tela Confirmação.


Para realizar o cadastro da rota de inservível, siga os procedimentos abaixo:

Observação: a rotina 3364 – Cadastro de Rota Inservível é utilizada para cadastrar as rotas utilizadas na coleta de carcaça de bateria (inservível). As informações deste cadastro são vínculadas ao cliente na rotina 302 – Cadastrar Cliente, onde, o operador do sistema seleciona a rota do cliente.


1. Acesse a rotina  3364 – Cadastro de Rota Inservível e clique o botão Novo Registro;


2. Informe o campo Descrição** conforme necessidade e clique o botão Salvar;


Observação: o campo Descrição** refere-se  ao prazo para devolução devolução de carcaças de baterias, expresso em dias corridos, é utilizado para validar as devoluções de carcaça de bateria que estão em aberto ou vencidas.

Para realizar a movimentação de produto inservível, siga os procedimentos abaixo


1. Acesse a rotina  3367 – Movimentação de Rota Inservível;

2. Informe conforme necessidade os campos Filial, Cliente, Rota de Entrega e Situação;

3. Clique o botão Pesquisar;


Observação: caso marque a opção Exibir Movimentos Excluídos ao acionar o botão Pesquisar o sistema também exibe movimentações já eliminadas do processo de inservível/carcaça, que é identificado como Movimento Cancelado ou Excluído, conforme imagem abaixo:


4. E note na(s) planilha(s) a(s) movimentação (ões) existente (s);

5. Selecione movimentação desejada na planilha e clique o botão Detalhar;


6. Na tela Detalhamento de Movimentação é verificado o Histórico das movimentações realizadas;

Observação: a planilha Histórico exibe as colunas: Data Lançamento, Histórico, Rotina, Usuário, Saldo em KG anterior, Slado em KG atual, Saldo valor anterior e saldo valor atual.


7. Clique o botão Legenda para tomar conhecimento do que significa a cor em cada Status das movimentações conforme imagem abaixo:


Para cadastrar pedido concedendo desconto nos produtos bateria , siga os procedimentos abaixo:


Observação:  a opção Devolução de Carcaça está disponível nas abas Itens F(5) e Tabela (6). Neste exemplo, cadastramos o pedido através da aba Itens F(5). Neste exemplo foi cadastrada venda Origem Balcão Reserva.


1. Acesse a rotina 316 -  Digitar Pedido de Venda;

2. Na tela inicial da rotina informe o Cliente, a Origem de Venda e tecle F10 - Iniciar Pedido de Venda;

3. Selecione o Tipo Venda desejado e a Filial;

4. Na aba Itens (F5) informe o Código do produto, a Qde. (quantidade) conforme necessidade e marque a opção Devolução de Carcaça;


Observação: para que haja movimentação de Inservível e este venha a ser exibido na rotina 3367, deve ser marcada a opção Devolução de Carcaça da aba Itens(F5).



5. Clique o botão ;

Observações:

  • Ao selecionar um produto que Aceita Troca de Inservível (parametrizado anteriormente na rotina 203 – Cadastrar Produto), o WinThor habilita a opção Devolução de Carcaça que quando marcada aceita troca de inservível fornecendo desconto da entrega de carcaça, desde que, o cliente Não possua débitos vencidos;

    - Caso a opção Aceita Troca de Inservível permaneça desmarcada, ao preço do produto, é acrescido o valor de venda da carcaça;
    - Também, caso esteja parametrizado que será devolvida carcaça o WinThor  exibe o preço normal do produto e gera um débito na conta corrente de inservível.
  • Caso opte por cadastrar o pedido através da aba Tabela (F6), o botão opção Devolução de Carcaça é visualizada na tela Pedido de Venda – Item conforme destacado na imagem abaixo:


7. Realizados os registros necessários clique o botão F2 – Gravar.

Para alterar pedido de venda validando desconto de inservível/carcaça, siga os procedimentos abaixo:


1. Acesse a rotina 336 – Alterar Pedido de Venda na versão indicada acima ou superior;

2. Informe os filtros de pesquisa da aba Filtros(F4), bem como, as demais abas conforme necessidade;

3. Selecione o pedido desejado na planilha superior e o item desejado na planilha inferior;


4. Caso clique o botão Incluir Item, e o produto informado  esteja cadastrado como produto Inservível o campo Com Devolução de Carcaça estará habilitado para marcação conforme imagem abaixo:



Observações:

  • Caso a o campo Com Devolução de Carcaça seja marcado, o sistema irá retirar do valor do produto o valor da Carcaça, movimentando o saldo do conta corrente de carcaça de bateria;
  • Também, o valor do item inserido já será composto pelo valor da carcaça, conforme o exemplo abaixo:

EX: PTABELA sem imposto= PTABELA sem imposto +( Qt * ValorCarcaça)
= 100,00 + (33,00 *1)
PTABELA sem imposto = R$133,00


  • Na rotina 3367 é realizada consulta da movimentação feita, ou seja, a alteração que foi responsável na movimentação do saldo da conta corrente de sucata/inservível de bateria, conforme o exemplo abaixo:


5. Caso necessite alterar a Quantidade do produto Inservível o campo Com Devolução de Carcaça também virá habilitado para alteração conforme imagem abaixo:


Observações:

  • Caso o campo Com Devolução de Carcaça seja marcado, o sistema irá retirar do valor do produto o valor da Carcaça, movimentando o saldo no conta corrente de Carcaça de Bateria;
  • Também, o valor do item inserido já será composto pelo valor da carcaça.

    - Na rotina 3367 é realizada consulta da movimentação feita, ou seja, a alteração que foi responsável na movimentação do saldo da conta corrente de sucata/inservível de bateria, conforme o exemplo abaixo:


6. Caso necessite alterar o preço de Inservível o campo Com Devolução de Carcaça, também virá habilitado para alteração conforme imagem abaixo:


7. Em caso de alteração do Plano de Pagamento, recálculo, ou outra operação que altere o valor do desconto, o sistema considera o desconto de sucata/inservível já concedido nos itens. Sendo assim, não é permitida alteração do preço do item com desconto de carcaça;

Observações:

  • Caso a permissão 84 – Não permitir alterar transportadora padrão da rotina 530 esteja marcada, não é permitida alteração da Transportadora do pedido e assim, a aba Transportadora (com a opções Transportadora Padrão e Transportadora Redespacho), localizada no botão Entrega/Obs da rotina PCMBP336, permanecem desabilitadas conforme imagem abaixo:


- Estando a permissão 84 – Não permitir alterar transportadora padrão Desmarcada é permitida alteração da transportadora e automaticamente o tipo do veículo também é alterado;

  • Não é permitido controle de carcaça/sucata de produtos que possuam Embalagem ou Kit/Cesta. Quando selecionado uma venda Embalagem ou Kit/Cesta o campo Com Devolução de Carcaça permanece desabilitado.


Força de Venda


Observações:

  • Nos pedidos oriundos do força de venda, são enviados no campo PCPEDIFV.devolucaocarcaca = 'S', para que ao importar o pedido pela integradora, esse campo seja gravado na tabela PCPEDI e movimente o saldo da Carcaça de Bateria.
    - Caso o pedido seja gravado pelo força de vendas direto na tabela PCPEDC e PCPEDI, o WinThor grava no campo PCPEDI.devolucaocarcaca para que haja movimentação.
  • Ao importar pedidos de venda o WinThor validar se há item que aceita troca de inservível. E caso se no item aceite o sistema exibe o valor do produto sem o valor de desconto de carcaça e esse valor movimenta no conta corrente de carcaça;
    - Conforme imagens abaixo, segue exemplo de importação e lançamento de débito pelo Força de Vendas.





  • O força de vendas envia o campo Devolução de Carcaça com Sim, para realizar a movimentação do conta corrente, e caso seja nulo não haverá movimentação e o valor será cheio, ou seja, o preço sem imposto + valor da carcaça;
  • Ao importar pedido na rotina 2596 - Integração Dados Externos, caso sistema informe que o mesmo tem devolução de carcaça, porém, a opção Aceita Troca de Inservível da rotina 203 - Cadastrar Produto esteja marcada como Não, é exibida mensagem conforme imagem abaixo:


1. Acesse a rotina 1301;

2. Clique o botão Novo;

3. No tipo de entrada R - Ent. Simples Remessa, foi incluído o campo Entrada de Inservível;


4. Selecione o pedido desejado na planilha;

5. Para realizar a edição das informações, dê um duplo clique no item;


6. Na tela de detalhes do item, verifique as informações;

7. Clique o botão Confirmar;

8. Na tela de confirmação, clique o botão Sim para informar o número de transação do conta corrente de sucata;


Observação: na entrada de mercadorias (rotina 1301) a entrada em é realizada em Quilo (KG), antes era realizado a entrada em unidade. Como o cadastro (rotina 3363) o usuário cadastra o peso, a rotina 1301 utiliza o peso cadastrado e da entrada baseado no peso, e que para fazer a devolução para a fabrica tem que ser devolvido X Toneladas e não X Quantidades.



9. Na tela de confirmação da transação de pedido de venda, verifique as informações e clique o botão Confirmar;


10 . Realize os demais processos conforme atualmente.


Observação: será gravado no campo histórico da tabela [PCMOVINSERVIVEL], a rotina que foi responsável em realizar a movimentação do saldo da conta corrente de Sucata de Bateria.


  • Ao realizar uma devolução a fornecedor do Produto caracterizado como Sucata, o sistema irá realizar a devolução de entrada no estoque e estornar a movimentação realizada na conta corrente de carcaça de bateria para o cliente relacionado ao Fornecedor;
  • O sistema irá verificar se foi gerado o contas a pagar na entrada, para estornar na devolução, caso SIM, será feito a mesma tratativa de devolução atual;
  • Será gravado no campo histórico da tabela [PCMOVINSERVIVEL], a rotina que foi responsável em realizar a movimentação do saldo da conta corrente de Sucata de Bateria.


Para gerar devolução de produto inservível, siga os procedimentos abaixo:


1. Acesse a rotina 1303 - Devolução de Cliente na versão indicada acima ou superior;

2. Clique o botão Novo;

3. Informe a Filial, Tipo Entrada, Motivo da Devolução, Cliente e demais filtros conforme necessidade;

4. Selecione o pedido desejado na aba Notas Fiscais e na planilha selecione o produto com duplo clique;

5. Informe os campos da tela Item conforme necessidade e clique o botão Confirmar;

6. Acessa aba Tributação e clique o botão Gerar Tributação;

7. Realizados os registros necessários clique o botão Grava;


Observações:

  • Ao devolver uma NF é necessário estornar as movimentações de inservíveis/sucatas, quando esta ocorreu em alguns dos itens, ou seja, a rotina 3367 – Movimentação de Inserível traz o histórico das movimentações realizadas garantindo assim rastreabilidade do processo;
  • Neste exemplo realizamos a devolução de um item na rotina 1303 e no histórico da rotina 3367 virá o registro desta movimentação conforme imagem abaixo:

  • Ao realizar um cancelamento de entrada Simples Remessa do Produto caracterizado como Sucata o sistema deverá cancelar a nota de entrada movimentando estornando o estoque do produto carcaça, e também estornar o conta corrente de carcaça de bateria para o cliente relacionado ao Fornecedor;
  • Será gravado no campo histórico da tabela [PCMOVINSERVIVEL], a rotina que foi responsável em realizar a movimentação do saldo da conta corrente de Sucata de Bateria.


  • Ao realizar um cancelamento da devolução de entrada Simples Remessa do Produto caracterizado como Sucata o sistema deverá estornar o cancelamento de devolução de sucata para o cliente relacionado ao Fornecedor e estornar a movimentação realizada na conta corrente de carcaça de bateria;
  • Será gravado no campo histórico da tabela [PCMOVINSERVIVEL], a rotina que foi responsável em realizar a movimentação do saldo da conta corrente de Sucata de Bateria.


1. Acesse a rotina 329 na versão indicada acima ou superior;

2. Acesse a aba Cancelamento de Pedido, sub-aba Critérios de Pesquisa, informe os campos e opções conforme necessidade e clique o botão Pesquisar;

3. Selecione pedido desejado e clique o botão Cancelar;

4. Marque a opção Sim na tela Confirmação e informe a tela Motivo Cancelamento.


Observações:

  • Ao cancelar um pedido ou item do pedido o sistema verifica se o item Aceita Troca de Inservível, cadastrado na rotina 203 – Cadastrar Produto, e assim, estorna movimentação realizada na venda;
  • Também, no histórico de movimentação da rotina 3367 é exibida a rotina que foi responsável em realizar a movimentação do saldo da conta corrente de sucata/inservível de bateria.

    - Neste exemplo cancelamos um Pedido na rotina 329.


- Exemplo de cancelamento de Item inservível realizado na rotina 329.


1. Acesse a rotina 1409 na versão indicada acima ou superior;

2. Informe os campos e opções da caixa Dados do Cancelamento e clique o botão Pesquisar;

3. Selecione o pedido desejado na planilha Notas de Saída e clique o botão Cancelar NF;

4. Na tela Motivo Cancelamento informe o campo Motivo do Cancelamento e clique o botão Confirmar.

Observação: quando cancelada uma NF na rotina 1409 é realizado estorno das movimentações de venda com devolução de carcaça/inservível.


 


1. Acesse a rotina 1401 na versão indicada acima ou superior;

2. Informe o Nº Carregamento, Produto, Motivo do Corte e Qtd. Separada;

3. Clique o botão Corte;


Obervação: ao realizar o corte do item do carregamento que aceite Troca de Inservível, é realizada movimentação do saldo de conta corrente de sucata/inservível do cliente, bem como, recálculo do cabeçalho do pedido.


  • Neste exemplo, foi realizado corte de item na rotina 1401 e visualizamos a   movimentação realizada através do histórico da rotina 3367.

     


Observação: para mais informações acesso o documento Tutorial Gerenciamento de Inservível - Carcaça.