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A Gestão de Pneus no SIGAMNT

Produto:

Manutenção de Ativos e Gestão de Frotas

Versões:

Todas

Ocorrência:

Como é realizada a gestão de pneus no SIGAMNT?

Ambiente:

Todos

Passo a passo:

Estas rotinas permitem um controle eficiente da utilização dos pneus dos veículos da empresa. A rotina está integrada com o controle de estoque, onde os pneus aplicados aos veículos através do sistema de manutenção irão dar a baixa no estoque de pneus, toda a movimentação e análise técnica também estarão interagindo com o sistema de estoque. No estoque o pneu é um produto e deve ter uma codificação, bem como um saldo. No sistema de manutenção cada pneu deverá ser cadastrado como um bem, e ter um código individualizado, normalmente indicado pelo número de fogo.

Cadastros Básicos:

Desenho
Essa rotina permite cadastrar os diversos desenhos que os pneus novos ou recapados podem vir a utilizar. Para cada desenho cadastrado, será possível informar a profundidade do sulco e o percentual de quilometragem esperado para cada banda. Esses dados poderão ser utilizados em análise comparativa entre o previsto x realizado da quilometragem por banda.

Obs. O campo “Perc esp”, ou seja, percentual esperado corresponde ao percentual que o pneu poderá rodar em relação ao pneu novo. Ex. 90 indica que na primeira recapagem espera-se que o pneu rode 90% do que rodará na banda original.

Medida
Essa rotina permite cadastrar as diversas medidas dos pneus com as quais a empresa trabalha. Cada medida cadastrada reúne características de diâmetro, altura, raio e largura do
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pneu. O cadastramento das medidas tem por objetivo padronizar a nomenclatura utilizada e facilitar a associação dela no cadastro de Pneus. Quando realizamos o rodízio do pneu, o programa faz a consistência entre a medida do pneu retirado e o incluído na estrutura. Se as medidas forem diferentes o Sistema não permitirá a troca.

Mod. X Medida
Esta rotina permite cadastrar o relacionamento das medidas usadas com os modelos utilizados pela empresa. Neste cadastro são definidas ainda as informações de profundidade de sulco do pneu original; km esperado na banda original; número de lonas (capacidade de carga) do pneu e o tipo da carcaça do pneu, que poderá ser radial ou convencional. Informações utilizadas nas projeções de substituição dos pneus. Também poderá ser informado os valores referente a calibração mínima e máxima para o pneu.

Calibragem / Medição Sulco
Esta rotina permite registrar a calibragem dos pneus. Porém somente poderá ser utilizada se a estrutura com o esquema de rodado para a família e/modelo do veículo já tiver sido cadastrada. Então primeiro vamos cadastrar a estrutura do bem.

Estrutura
Esta rotina permite definir o esquema padrão do posicionamento dos pneus.

Esquema padrão
O Esquema padrão de pneus é fundamental para que possa ser utilizado as funcionalidades de controle do módulo de pneus, principalmente para permitir cadastrar o pneu como aplicado, bem como, permitir a movimentação, o rodízio e o registro de calibração dos pneus, bem como sua visualização. Também podemos utilizar o Esquema Mod.2, Gráfico, que é visual e funcionalmente mais completo.
Após incluir o esquema padrão o usuário poderá conferir a estrutura através do botão “Mostrar esquema”

Esquema Mod.2 (Esquema Gráfico)
O Esquema Mod. 2 tem o mesmo objetivo do Esquema padrão, porém seu visual e suas funcionalidades são mais interativas e fáceis de utilizar. Este cadastramento é fundamental para que possam ser utilizadas as funcionalidades do módulo de pneus, principalmente para permitir cadastrar o pneu como aplicado, bem como, permitir a movimentação, o rodízio e o registro de calibração dos pneus, bem como sua visualização.