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Nota

Essa rotina foi ajustada para atender a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n° 13.70), sendo que alguns campos que apresentam informações consideradas como dados sensíveis e/ou pessoais, serão ofuscados deixando de ser legíveis.

O sistema disponibiliza o envio de instruções via Cnab, para os títulos que já estão em cobrança eletrônica bancária, e que foram gerados pela opção "Arquivo Cobranças", sem com isso gerar um novo borderô.

Assim, quando seja necessário alterar um título que já foi enviado ao banco, utilizando a opção "Alterar" , o sistema automaticamente disponibiliza a opção "Incluir instruções de cobrança",  que registra os dados da instrução de alteração a ser enviada ao banco.

A geração do arquivo com as novas instruções se faz pela rotina "Instr. Cobranças".

Dessa forma, essas novas instruções ficarão registradas na tabela "FI2 - Ocorrências CNAB" e somente serão geradas no arquivo que será enviado, enquanto estiverem pendentes de envio (FI2_GERADO = 2 - Não) ou quando em "Geração de Arquivo de Instruções", o parâmetro de configuração "Mostra já gerados?" estiver configurado como "Sim".

Veja a seguir um Fluxograma com as operações que envolvem o reenvio das instruções bancárias:



Procedimentos

Para gerar o arquivo de instrução de cobrança:

  1. Em Títulos a Receber, selecione  "Alterar".

2. Selecione o título desejado, e para informar as instruções de cobrança, clique em "Incluir Instruções de Cobrança".

Caso essa opção não seja utilizada e se o título já foi enviado ao banco, qualquer alteração feita em um dos campos, fará com que o sistema exiba automaticamente a tela para a inclusão de instruções. Se o campo alterado não terá uma instrução de cobrança, o código da instrução deverá ficar em branco.

3. Após a informação e verificação dos dados, confirme.

4. Agora selecione a opção "Gera Arq. Instr.Cob." no menu principal, neste momento será apresentado o grupo de perguntas para geração do arquivo de instrução de cobrança e não um filtro para abertura da tela.

5. Preencha os parâmetros solicitados, conforme orientação do help, com a devida atenção aos seguintes:

    • Arquivo Config. - informe o nome do arquivo de configuração. Este é o arquivo onde foram gravadas as configurações de parâmetros do CNAB no ambiente Configurador.
    • Arquivo de Saída - informe o nome do arquivo de envio, seguindo a orientação do banco, ou criando um critério próprio.

6. Confira os parâmetros e confirme.

7. No menu, selecione a opção "Gerar Arquivo" e se exibirão as ocorrências que serão enviadas.

8. Selecione e confirme. Neste momento será gerado o arquivo cujos títulos tenham instruções cadastradas, conforme os parâmetros fornecidos. O arquivo estará disponível no diretório "\System\" ou em equivalente e para envia-lo, deve ser copiado ou então direcionar o aplicativo de transmissão a esse diretório.


Importante:

O código da instrução que deverá ser utilizado no arquivo de configuração é o campo "Cód. Ocorrênc." (E1_OCORREN) do Cadastro de Contas a Receber, atualizado a cada ocorrência cadastrada para o título na tabela "FI2".

O sistema dispõe do Ponto de Entrada "DEFFI2", disponível como Userfunction padrão (programa personalizado) , adaptável a necessidades distintas que associa o código da instrução conforme a alteração efetuada, sem que seja necessária intervenção manual.