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Utiliza-se esta rotina para configurar quais processos efetuados devem ser automaticamente registrados como lançamento pelo sistema. Podem-se configurar operações tais como: inclusões, alterações e exclusões, para que gerem lançamentos automaticamente.

Os lançamentos gerados são utilizados posteriormente em outras rotinas do sistema, tais como a rotina de Lançamentos, que apresenta a lista de todos os movimentos configurados através desta rotina.

O quadro a seguir apresenta as principais origens dos processos configurados para gerar lançamentos:

Planejamento e Controle Orçamentário

Vendas

Compras/Suprimentos

Recursos Humanos

Financeiro

Gestão de Projetos

Produção

Gestão de Contratos

Configuração dos lançamentos por processos

Os pontos de lançamento são responsáveis pela integração com o PCO. Todos os processos integrados ao PCO estão especificados no cadastro de lançamentos por processo.

Trata-se de um cadastro alimentado automaticamente pelo sistema com os processos que podem ser integrados e contém também as configurações de integração. Esses processos tem uma numeração exclusiva que é preenchida automaticamente pelo sistema ao ser carregado e está sujeita a alteração em atualizações (por exemplo, durante a atualização de repositório. Novos processos não disponíveis para integração podem ficar disponíveis para configuração e utilização). A numeração utilizada para os processos do cliente sempre deverá ser maior que 900000. A numeração abaixo de 900000 está reservada para os processos padrões do sistema.

Para incluir processos específicos do cliente será necessário incluir funções específicas nos programas para gravar as integrações e a geração dos lançamentos ou de bloqueios.

Configuração de pontos de lançamento

Um determinado processo poderá conter mais de um item para configuração. Para cada item do processo, podemos ter operações distintas e referenciadas a diferentes tabelas da aplicação. Estas informações serão utilizadas posteriormente na gravação do lançamento para gravar a chave do lançamento de origem.

Configuração on-line dos pontos de lançamento

A funcionalidade desta ferramenta pode ser ativada ou desativada por ponto de lançamento (campo Cfg.OnLine). Trata-se de um assistente que será visualizado ao executar o ponto de lançamento diretamente no processo de gravação, facilitando assim visualizar, durante a gravação, quais campos, tabelas e variáveis estão disponíveis no momento.

Recomendamos muita atenção ao utilizar a configuração on-line pois esta deve ser utilizada apenas pelo Administrador na configuração do sistema, e desligada após efetua-la. Esta ferramenta exibe uma tela durante a transação de gravação do processo, e podem haver problemas de lock de registros quando o sistema está em produção.

Visualização dos lançamentos

Por meio desta opção pode-se definir se a visualização dos lançamentos será utilizada ao executar o ponto de lançamento. Se esta opção está configurada como "Não" visualizar os lançamentos, estes só aparecerão caso algum campo obrigatório estiver em branco (seja por falta de configuração ou pela inexistência do campo na origem do lançamento). Nesta situação a visualização dos lançamentos ocorrerá obrigatoriamente para preenchimentos dos campos.

Configuração de campos do lançamento por processo

Permite configurar os campos dos lançamentos que poderão ser alterados durante os lançamentos na execução do ponto. Ao selecionar "Campos", na área Ações Relacionadas, uma lista de campos será exibida para configurar aqueles que serão editáveis ou aqueles que somente serão visualizados.

Esta configuração é executada por processo e será considerada no ponto de lançamento e ponto de bloqueio na exibição da tela de lançamentos, quando seja necessário ou quando estiver configurada.

Integração entre os ambientes Financeiro e Planejamento e Controle Orçamentário (PCO)

A finalidade desta rotina é que títulos lançados no ambiente financeiro, para processos de contas a pagar, contas a receber, baixas a pagar e baixas a receber, estejam integrados ao ambiente PCO, com este objetivo será necessário habilitar esses processos no ambiente PCO.

A configuração destes lançamentos já habilitada, permitirá que ao incluir, alterar ou excluir um título a pagar ou a receber no financeiro, o sistema grave/ atualize o lançamento do título correspondente também no PCO.

Nas baixas de contas a pagar e a receber, também será gerado o lançamento no PCO tanto para a baixa como para o cancelamento.

Os processos cadastrados e configurados nesta rotina serão utilizados para configuração dos Pontos de lançamento.


Help_buttonImportante:

A configuração deve ser efetuada de acordo com a necessidade de cada lançamento do processo, como no caso da baixa de contas a pagar, em que o sistema não gera um novo lançamento para o cancelamento, apenas altera um campo da movimentação já existente.

A integração será realizada após configurar os lançamentos referentes às movimentações de contas a pagar e de contas a receber, baixas a pagar e baixas a receber.


Integração entre os ambientes Gestão de Contratos (GCT) e Planejamento e Controle Orçamentário (PCO)



Procedimentos

Para incluir um lançamento por processos:

1. Na janela de atualização de lançamentos por processos, clique em "Incluir".

O sistema apresenta a janela de inclusão.

2. A pergunta "Configura on-line" permite configurar se necessário, o lançamento automático dos processos.

  • 1 - Sim - A configuração será on-line.
  • 2 - Não - A configuração não será on-line.

3. Preencha os dados de acordo com a orientação do help de campo.

4. Confira os dados e confirme o lançamento.

5. Em "Alterar", podem-se estornar lançamentos no ambiente PCO, possibilitando alterar o status do lançamento para "Estornado", em vez de exclui-lo:

  • 1 - Sim - Haverá estorno para o lançamento.
  • 2 - Não - O lançamento será apagado (conteúdo padrão).



Veja também

Para consultar os lançamentos o sistema disponibiliza o relatório "Relatório lançamentos".