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  • 1330413 RMSAU-1273 DT Retorno de Consulta - Retorno configurável por item / Grupo de Consultas

Retorno de Consulta/Exame

Características do Requisito

Linha de Produto:

RM

Segmento:

Saúde

Módulo:

TOTVS Gestão Hospitalar

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Registro de Atendimentos Externos

PSARC023.pas

Rotina(s) envolvida(s)

Condições Contratuais com Convênios

Exames e Serviços

Agenda de Atendimento
Elaboração de Contas

Cadastros Iniciais:

Condições Contratuais com Convênios, Exames e Serviços

Parâmetro(s):

Condições contratuais com convênio, aba Parâmetros 1:

Considerar contagem de retorno a partir de atendimentos não classificados como retorno;

Considerar como retorno apenas o primeiro atendimento dentro do prazo

Tickets relacionados

1330413

Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado):

RMSAU-1273 / RMSAU-1485

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

SQL Server e Oracle

Tabelas Utilizadas:

SZCONDCONTRATRETORNO

SZATENDHONORARIO

SZATENDSADT

Sistema(s) Operacional(is):

Windows

Descrição

Automatizar lançamentos fora da conta quando um procedimento for realizado dentro do período de retorno cadastrado na condição contratual do convênio.


Procedimento para Implantação

Antes de executar a atualização é recomendável realizar o backup do banco de dados, bem como dos arquivos do Sistema(executáveis, dlls e arquivos de configuração):

   Realize a atualização antes no ambiente de homologação e, posterior a devida validação, no ambiente de produção.

   O Patch 12.1.18 [BIBLIOTECA RM e TOTVS RM PORTAL] e 12.1.18.1 [TOTVS Gestão Hospitalar], disponíveis na Central de Download do Portal do Cliente.

   Para acesso siga as instruções abaixo:

   1. Acesse a Central de Download em www.totvs.com/suporte

   2. Faça o login, com seu E-mail e Senha.

   3. Na barra de menu superior, clique em DOWNLOAD.

   4. No boxe Central de Downloads aplique os filtros:

   a. Linha: RM

   b. Versão: RM 12.1.18

   c. Tipo: Patch

   Pronto! Todos os instaladores correspondentes do filtro aplicado no passo 4 serão disponibilizados para download.

   Para iniciar o download do arquivo, clique na figura com uma seta para baixo localizada na primeira coluna da grid. Escolha o método mais apropriado de download e salve o arquivo na pasta desejada.

   Importante: Caso algum produto não tenha sido exibido no filtro acima, entende-se que não houve demanda de atualização para essa versão.

   Dica: Para facilitar na busca do arquivo, utiliza-se o campo "Filtro" da grid de download, digitando o nome do arquivo ou parte do mesmo para pesquisa/download.

Procedimento para Configuração 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS 

Menu Cadastros / Uso Geral / Unidades de Atendimento 

Para que exista a verificação do período de retorno, deverá estar selecionada a opção "Validar retorno de consulta", na aba Identificação.


Menu Cadastros / Faturamento / Condições Contratuais com Convênios 

Na aba Parâmetros 1 localizam-se algumas opções que alteram o comportamento do cálculo de retorno:

  • Considerar contagem de retorno a partir de atendimentos não classificados como retorno:

             Quando esta opção estiver marcada, ao buscar a data do atendimento anterior para o cálculo do período de retorno, será selecionado o atendimento mais recente que não foi classificado como retorno;

             Caso a opção esteja desmarcada, a data do último atendimento será selecionada para o cálculo, sem considerar se o atendimento é ou não um retorno.

  • Considerar como retorno apenas o primeiro atendimento dentro do prazo:
    Com esta opção marcada, apenas o primeiro atendimento dentro do período de retorno será considerado fora da conta, e o próximo atendimento do mesmo procedimento será cobrado normalmente.
    Com a opção desmarcada, todos os atendimentos dentro do período de retorno serão lançados fora da conta.
  • Lança procedimentos das guias de autorização na conta do paciente se dentro da faixa de codificação

            Na tela de registro de atendimentos externos, caso essa opção não esteja marcada, os procedimentos não são lançados na conta do paciente quando inseridos na guia, na aba Guia / Autorização.

Menu Opções / Parâmetros / Parâmetros Gerais

Na aba Registro e Controle, caso a opção Valida retorno de consulta de atendimento de emergência não esteja marcada, o cálculo de retorno levará em consideração apenas os atendimentos eletivos.

Procedimento para Utilização


Cálculo de Retorno 

  Ao realizar um atendimento para um paciente, caso exista um atendimento anterior para a mesma especialidade, grupo ou item (de acordo com as regras de retorno cadastradas) e dentro do prazo estipulado, o procedimento será lançado na conta do paciente sem que haja cobrança.


Cadastro da Regra de Retorno

Para validar se um procedimento está em período de retorno, é necessário que exista um regra cadastrada para efetuar o cálculo.

O cadastro de regras para retorno de consulta encontra-se no seguinte caminho:

  Menu Cadastros / Faturamento / Condições Contratuais com Convênio, Anexos – Retorno de Consulta 

 


Nesta tela é realizado o cadastro das informações que compõem uma regra de retorno.

- Plano: Plano do convênio sobre o qual a regra é aplicada

- Subplano: Caso a regra seja exclusiva de um subplano. Campo não obrigatório.

- Tipo: Se a regra é válida para uma especialidade (tipo mais amplo), um grupo ou apenas um item (regra mais específica)

- Especialidade / Grupo / Item: Informar o tipo do item sobre o qual será verificado o período de retorno. Pode ser uma especialidade (Ex: Consulta), um grupo específico (Ex: Consultas – Recém Nascido) ou um item (Procedimento / Diária / Taxa / Serviço, ex: Avaliação Nutricional)

- Retorno em Dias: O período de tempo em dias decorrido da primeira consulta até a consulta seguinte, para calcular se atendimento é considerado um retorno.

- Unidade de Atendimento: Campo não obrigatório. Caso não seja preenchido, a regra poderá ser aplicada em qualquer unidade.


Para este exemplo será utilizada regra de retorno conforme imagem abaixo:



Após o cadastro da regra de retorno, deverá ser realizado o registro de um Atendimento Externo.


Registro de Atendimento Externo

Abaixo a imagem de um atendimento registrado, utilizando o mesmo plano da regra cadastrada anteriormente.



Ao registrar um segundo atendimento para o paciente, na mesma especialidade, o sistema irá informar que o atendimento está em período de retorno:



Retorno de Consulta

Na aba de Guia / Autorização, ao registrar uma consulta que esteja associada à uma regra de retorno, o sistema irá informar que o procedimento está em período de retorno e efetuará o lançamento fora da conta do paciente. Para consultas que geram honorário médico, deve ser selecionado o tipo de guia como Guia de Honorário Individual.

Caso não exista regra de retorno associada ao procedimento, mas o atendimento esteja em retorno, o procedimento seja do tipo honorário e esteja dentro de uma faixa de codificação (Cadastros / Faturamento / Padrões de Faturamento e Codificação, aba Códigos 1), o lançamento será realizado fora da conta.



Retorno de Exames

Na aba Exames Solicitados, ao registrar um pedido de exame que possua regra de retorno, o sistema irá informar que o procedimento está em período de retorno e efetuará o lançamento fora da conta do paciente.



Abaixo,  na tela de elaboração de contas, o exame que está em período de retorno, foi considerado como lançamento fora da conta.



Retorno de Consulta através da Agenda de Atendimento

Na agenda de atendimentos, ao agendar uma consulta, o procedimento que possuir regra de retorno associada,  será lançado automaticamente fora da conta.