Árvore de páginas

Notificação de Registro de Ação e Tarefa

Tem como objetivo informar os destinatários sobre o cadastro de uma nova ação/tarefa. É enviada a partir dos programas:

Criação de Templates

Corpo do E-mail
Ao criar em um template o texto que irá compor o e-mail de notificação, é possível adicionar tags. As tags são variáveis que correspondem aos campos disponíveis nos registros de tarefas e ações, conforme detalhado abaixo: 

Tarefas
CampoTag
Código Tarefa[[ttTarefa.num_id]]
Data Início Tarefa[[ttTarefa.dat_inic]]
Data FimTarefa[[ttTarefa.dat_fim]]
Hora Início Tarefa[[ttTarefa.hra_inic]]
Hora Fim Tarefa[[ttTarefa.hra_fim]]
Data Cadastro Tarefa[[ttTarefa.dat_cadastro]]
Hora Cadastro Tarefa[[ttTarefa.hra_cadastro]]
Telefone Tarefa[[ttTarefa.nom_telefone]]
Razão Social Conta[[ttConta.nom_razao_social]]
Código CRM Conta[[ttConta.num_id]]
Código ERP Conta[[ttConta.cod_pessoa_erp]]
E-mail 1 Conta[[ttConta.nom_email_1]]
E-mail 2 Conta[[ttConta.nom_email_2]]
Código Campanha[[ttCampanha.num_id]]
Nome Campanha[[ttCampanha.nom_campanha]]
Código Ação[[ttAcao.num_id]]
Nome Ação[[ttAcao.nom_acao]]
Código Objetivo[[ttObjetivo.num_id]]
Nome Objetivo[[ttObjetivo.nom_objet_acao]]
Código Contato[[ttContato.num_id]]
Razão Social Contato[[ttContato.nom_razao_social]]
Email 1 Contato[[ttContato.nom_email_1]]
Email 2 Contato[[ttContato.nom_email_2]]
Código Responsável[[ttResponsavel.num_id]]
Nome Responsável[[ttResponsavel.nom_usuar]]
E-mail Responsável[[ttResponsavel.nom_email]]
Código Interno Ocorrência Origem[[ttOcorrenciaOrigem.num_id]]
Código Ocorrência Origem[[ttOcorrenciaOrigem.cod_livre_1]]
Nome Ocorrência Origem[[ttOcorrenciaOrigem.nom_ocor]]
Descrição Ocorrência Origem[[ttOcorrenciaOrigem.dsl_sit]]
Código Oportunidade Origem[[ttOportunidadeOrigem.num_id]]
Nome Oportunidade Origem[[ttOportunidadeOrigem.des_oportun_vda]]
Código Histórico Origem[[ttHistoricoOrigem.num_id]]
Còdigo Ação Histórico Origem[[ttHistoricoOrigem.num_id_acao]]
Nome Ação Histórico Origem[[ttHistoricoOrigem.nom_acao]]
Código Tarefa Origem[[ttTarefaOrigem.num_id]]
Código Ação Tarefa Origem[[ttTarefaOrigem.num_id_acao]]
Nome Ação Tarefa Origem[[ttTarefaOrigem.nom_acao]]
Código Usuário Abertura (Cadastro)[[ttUsuarioAbertura.num_id]]
Nome Usuário Abertura (Cadastro)[[ttUsuarioAbertura.nom_usuar]]
E-mail Usuário Abertura (Cadastro)[[ttUsuarioAbertura.nom_email]]
Código Usuário Fechamento[[ttUsuarioFechamento.num_id]]
Nome Usuário Fechamento[[ttUsuarioFechamento.nom_usuar]]
E-mail Usuário Fechamento[[ttUsuarioFechamento.nom_email]]
Código Grupo Usuário[[ttGrupoUsuario.num_id]]
Nome Grupo Usuário[[ttGrupoUsuario.nom_grp_usuar]]
Descrição[[ttDescricao.dsl_motivo]]
Ações
CampoTag
Còdigo Histórico[[ttHistorico.num_id]]
Data Início Histórico[[ttHistorico.dat_inic]]

Data Fim Histórico

[[ttHistorico.dat_fim]]
Hora Início Histórico[[ttHistorico.hra_inic]]
Hora Fim Histórico[[ttHistorico.hra_fim]]
Código CRM Conta[[ttConta.num_id]]
Razão Social Conta[[ttConta.nom_razao_social]]
Código ERP Conta[[ttConta.cod_pessoa_erp]]
E-mail 1 Conta[[ttConta.nom_email_1]]
E-mail 2 Conta[[ttConta.nom_email_2]]
Código Campanha[[ttCampanha.num_id]]
Nome Campanha[[ttCampanha.nom_campanha]]
Código Ação[[ttAcao.num_id]]
Nome Ação[[ttAcao.nom_acao]]
Código Resultado[[ttResultado.num_id]]
Nome Resultado[[ttResultado.nom_restdo]]
Código Mídia[[ttMidia.num_id]]
Nome Mídia[[ttMidia.nom_mid_relacto]]
Código Contato[[ttContato.num_id]]
Razão Social Contato[[ttContato.nom_razao_social]]
Email 1 Contato[[ttContato.nom_email_1]]
Email 2 Contato[[ttContato.nom_email_2]]
Descrição

[[ttDetalhamento.nom_detmnto_restdo]]

Nota:

A notificação é enviada com até quatro mil caracteres da descrição. Caso a descrição exceda este número, é necessário acessar o cadastro da ação para visualizar o texto na íntegra.

Código Usuário Abertura (Cadastro)[[ttUsuarioAbertura.num_id]]
Nome Usuário Abertura (Cadastro)[[ttUsuarioAbertura.nom_usuar]]
E-mail Usuário Abertura (Cadastro)[[ttUsuarioAbertura.nom_email]]
Código Ocorrência Origem[[ttOcorrenciaOrigem.cod_livre_1]]
Nome Ocorrência Origem[[ttOcorrenciaOrigem.nom_ocor]]
Descrição Ocorrência Origem[[ttOcorrenciaOrigem.dsl_sit]]
Código Oportunidade Origem[[ttOportunidadeOrigem.num_id]]
Nome Oportunidade Origem[[ttOportunidadeOrigem.des_oportun_vda]]
Código Tarefa Origem[[ttTarefaOrigem.num_id]]
Código Ação Tarefa Origem[[ttTarefaOrigem.num_id_acao]]
Nome Ação Tarefa Origem[[ttTarefaOrigem.nom_acao]]

No momento do envio do e-mail de notificação, a tag é substituída pela informação registrada no campo. 

Importante:

Para garantir que caracteres acentuados e especiais inseridos no template HTML sejam exibidos corretamente nos e-mails enviados, é recomendado a utilização das entidades HTML relacionadas na página: Acentuação e Caracteres Especiais em HTML. Exemplo: Para a palavra 'Usuário' deve ser digitado: Usuário.

Nota:

Veja exemplos de utilização das tags nos modelos de templates disponíveis:

Os campos do template são exibidos no e-mail normalmente, mesmo que não estejam disponíveis na tela devido ao controle de acesso ou alguma regra da tela.


Leiaute e Imagens

O leiaute, as cores e as imagens podem ser formatados de acordo com a necessidade da empresa. 

Importante:

As imagens a serem inseridas no template devem estar disponíveis em um endereço público. No template deve ser informada apenas a URL da imagem.

Cadastro de Templates 

Após criar os templates, é necessário cadastrá-los no CRM por intermédio do programa 'Manutenção Mala Direta'.

Importante:

Para que o template seja utilizado e a função de envio da notificação seja executada, é necessário que:

  • O diretório e o nome do arquivo sejam informados corretamente;
  • O arquivo esteja salvo em um diretório que o appserver consiga acessar.

Parametrização de Templates

Com os cadastros devidamente efetivados, basta selecionar o template a ser utilizado no envio das notificações. A seleção deve ser realizada no programa Alterar Parâmetros do CRM, em:


Conteúdos Relacionados:

Registrar Ação

Registrar Tarefa

Alterar Parâmetros do CRM

Modelo de Template - Registro de Ação

Modelo de Template - Registro de Tarefa

Acentuação e Caracteres Especiais em HTML


Templates HTML CRM

Este vídeo demonstra como parametrizar o CRM da linha Datasul para que utilize templates HTML customizados no envio de notificações de tarefas e registros de ações.