Árvore de páginas


Esta implementação determina o controle de Tags enviadas no arquivo xml, para que possa haver um controle das informações que devem permanecer na base do TAF e as que devem ser alteradas/excluídas.

O TAF passará a tratar arquivos do formato xml na integração, respeitando a informação conforme no cadastro do Controle de Tags. Neste cadastro, todos os eventos poderão ser informados assim também como suas tags respectivas tags, respeitando a documentação do layout.



    Cadastro manual de Eventos

    Ao acessar a rotina Cadastro de Consolidação do E-Social (TAFA485), clique em "Incluir" , será possível incluir cada evento do E-Social manualmente, este cadastro deve respeitar o manual do E-Social.

    Após clicar em "Incluir", a tela de cadastro será aberta conforme campos do print abaixo :

    O primeiro campo a ser preenchido é o Código do Evento, que pode ser selecionado através da consulta padrão, após escolher o Código do evento o campo Descrição do Evento será preenchido automaticamente.

    A partir deste campo teremos os campos que são chamados de campos de controle de Tags.

    Além de realizar o cadastro de cada Evento do E-Social, é possível cadastrar também cada Tag o campo "Ativo ?" , com conteúdo 1 - Sim ou opção 2 - Não. Servem para deixar o evento ativo ou não

    Existe também o campo de nome "Comp. Padrão" com os conteúdos : 1 - Exclui Tags Não Enviadas no XML e 2 - Não Exclui Tags Não Enviadas no XML.


    No manual do E-social está descrito cada tag que arquivo XML deve conter, abaixo será exemplificado as informações relativas ao cadastro do trabalhador na parte específica dos dependentes :

    Nota-se que da posição 92 até a posição 99 temos os dados do dependente, estes dados serão importados pela rotina de importação de arquivos que estarão contidos no arquivo XML.

    Abaixo exemplo do arquivo XML que será importado.

    Importante observar o caminho dos nós no arquivo XML que devem estar de acordo com o manual, e assim cadastra-los de acordo com o caminho correto.

    O campo "Proprietário" deve conter qual o ERP vai enviar a informação, o campo "Ativo ?" da grid deverá conter qual o comportamento a ser adotado pela rotina de importação de dados do XML, conforme descrito abaixo:

    As ações de inclusão , exclusão e alteração realizadas pela rotina no momento da importação do xml que conterá os dados a serem importados, ocorrerão de acordo com as variações do conteúdo dos campos, "Comp. Padrão" e do campo Ativo ?.


    Vejamos abaixo o comportamento de acordo com as variações do conteúdo dos campos citados acima :

    1 - Com código do evento Ativo através do campo "Ativo ? ". Quando não houver nenhuma Tag cadastrada e o conteúdo do campo "Ativo ?" for 1-Sim, e o conteúdo do campo "Comp. Padrão" for 1 - Exclui Tags Não enviadas no XML a rotina de importação irá apagar os dados na base do TAF porque as tags não se encontram no XML ou os respectivos conteúdos estão vazios, enquanto que as informações que estiverem no xml irão permanecer.

    2 - Com código do evento Ativo através do campo "Ativo ? ". Quando não houver nenhuma Tag cadastrada e o conteúdo do campo "Ativo ?" for 1-Sim, e o conteúdo do campo "Comp. Padrão" for 2 - Não Exclui Tags Não Enviadas no XML a rotina de importação não irá apagar os dados na base do TAF.

    3 - Caso a Tag esteja cadastrada a opção respeitada é a que estiver dentro do campo "Ativo ?" da grid.

    Quando houver necessidade de controlar por qual ERP (produto) serão enviados os dados (XML) é necessário preencher o campo Proprietário podendo ser por exemplo "RM ,Datasul" , etc.

    OBS: Quando não houver necessidade de realizar este controle por ERP (Proprietário) ou não desejar enviar as informações de Proprietário, não deverá informar este campo. No caso de integração do SIGAGPE com o TAF, não deverá ser preenchida esta informação de Proprietário, pois o módulo não envia este dado por ser nativa a integração entre os módulos, como demonstrado abaixo. 


    Cadastro Através de importação de arquivo .TXT

    É possível realizar a importação deste cadastro por arquivo TXT, Através do seguinte caminho no menu : MiscelâneaIntegraçãoImportação de Arquivos (TAFA500).

    Para realizar este procedimento será necessário :

    1 - Criar um arquivo com os dados para serem importados no cadastro de Tags.

    2 - Executar a rotina de Importação de Arquivos (TAFA500) e clicar em Avançar.

    3- "No campo "Selecione o arquivo para importação" indique o arquivo que será importado, no campo Método de importação selecione "2 - Importa TXT - Layout Totvs" e no campo Proprietário Preencher com o ERP Proprietário, neste caso do exemplo foi preenchido com Protheus, depois de preencher estes campos clicar em "Finalizar".


    Abaixo um modelo de arquivo XML para importação do cadastro do controle por tag :

    4 - Após preencher todos os campos clicar em Finalizar, será apresentada a tela abaixo solicitando confirmação para processamento do arquivo, clique em "Sim".

    5 - Na tela de aviso, clicar em Continua.

    6 - A tela com a mensagem de que a importação ocorreu corretamente será mostrada.

    7 - O sistema irá carregar os Layouts.

    8 - Não é necessário a execução da validação, podendo ser respondida com "Não".

    9 - Para certificar-se de que a importação foi realizada com sucesso existe o recurso do monitor de integração.

    10 - Verifique se a legenda está verde , caso contrário é possível clicar na linha referente a importação e verificar a inconsistência.


    Cadastro de Eventos via REST

    11 - Caso prefira é possível realizar a importação via REST, abaixo exemplo REST para o cadastro de alguns eventos.