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Como funciona o a abertura do campo Rota de Saída para novas informações.

Produto:

Manutenção de Ativos e Gestão de Frotas (SIGAMNT).

Versões:

Todas

Ocorrência:

Ao informar uma saída para um veículo, o sistema já está trazendo preenchido o campo Rota Saída, com base na última saída informada.

Ambiente:

Todos

Considerações Iniciais:

O Controle de Portaria, assim como as demais rotinas, tem sua parte conceitual acerca do funcionamento. Três principais partes (Rotas, Entradas e Saídas) serão devidamente descritas.
I. Percursos da Rota (Rotas):
Para iniciar a utilização do controle de portaria é necessário o cadastro prévio de outros itens que serão utilizados, tal como o cadastro de rotas do Manutenção de Ativos x Gestão de Frotas. Por padrão o Controle de Portaria solicita a utilização de rotas nos processos de movimentação de veículos, permitindo assim um melhor gerenciamento das viagens realizadas. Entretanto, o parâmetro MV_NGROTAS permite que as movimentações dos veículos não sejam controladas por rotas.
Os percursos da rota se dividem em 4 tipos: 
1 – Saída; 2- Intermediário; 3 – Entrada e 4 – Não-Programado.
Cada rota tem, por padrão, a escala '000' como não-programada. A viagem se inicia na escala de tipo saída, que deve ser a primeira e termina na entrada que deve ser a última escala no cadastro. No meio desse percurso é possível adicionar escalas intermediárias. A escala se refere à sequência dos percursos realizados em uma rota. Cada escala tem associado uma filial/empresa, a qual referencia uma previsão de entrada e saída em um determinado horário. A descrição inicial é o nome da filial, mas pode ser alterada para outro nome, se necessário. 
II. Entradas e Entrada Inicial:
Para realizar a primeira entrada de um veículo é necessário que se tenha configurado o parâmetro "MV_NGENTIN" – ele indica qual será o código da entrada inicial realizada pelos veículos no sistema para indicar em qual filial estão disponíveis, possibilitando a inclusão de entradas e saídas posteriores. O parâmetro indica o código de uma rota inexistente no cadastro de rotas do MNT, e seu valor inicial padrão é "ENTRAD" código da entrada inicial realizada pelos veículos no sistema + para indicar em qual filial estão disponíveis". As demais entradas serão manipuláveis conforme os percursos utilizados no cadastro de Rotas anteriormente informado. Quando se verificar o "fim" de uma viagem será permitido alterar sua rota, nos demais casos será apresentada rota informada na Saída do veículo. 
III. Saída
Antes de se realizar saída de um veículo, é necessário que se tenha cadastrado ao menos uma rota, que será utilizada estabelecendo a viagem deste veículo. Por ser a primeira saída os campos Rota e Escala estarão em branco, permitindo que se escolha para qual rota o veículo irá realizar a saída. Não somente a primeira, como todas as saídas que iniciam uma viagem trarão esses campos em branco para preenchimento. Entretanto, para as próximas saídas realizadas durante o percurso da viagem não será possível alterar a rota, e o campo escala estará sugerido conforme a empresa e filial utilizadas no reporte, o qual pode ser alterado.

Passo a passo:
"Não somente a primeira, como todas as saídas que iniciam uma viagem trarão esses campos em branco para preenchimento.".
Para que o sistema "entenda" que a saída foi encerrada é necessário que na Entrada seja inserida a última escala cadastrada na Rota utilizada. 
Como exemplo, uma rota cadastrada com duas escalas (000-Não Programado, 001-Saída, 002-Entrada) a escala necessária para incluir uma diferente saída seria a 002. Neste cenário a saída seguinte estaria disponível para preenchimento.