O CNPJ / Filial mudou. Como faço para emitir a Nota de Devolução?
Produto: | Microsiga Protheus® |
Ambiente: | SIGAFAT - Faturamento |
Ocorrência: | O CNPJ de meu Cliente / Fornecedor mudou. Como faço para emitir a Nota de Devolução? |
Conhecimento | Situação 1) O CNPJ de meu Cliente / Fornecedor mudou. Como faço para emitir a Nota de Devolução? Avalie com seu departamento Fiscal se consideram viável alterar o CNPJ no Cadastro da Entidade (Cliente A1_CGC ou Fornecedor A2_CGC) pois para o ERP em si, os campos permitem alteração normalmente.
FAT0007_Emitir_Nota_de_Devolução_de_Compra / FAT0057_Emissão_de_Nota_de_Devolução_de_Terceiros_Retorno
Neste caso será necessário emitir a nota pelo NF Manual de Saída (Rotina MATA920) preenchendo manualmente D2_NFORI , D2_SERIORI e D2_ITEMORI com número da Nota, Série e Item da Nota de Origem. Nesta rotina o ERP não irá validar o relacionamento com o Cliente/Fornecedor (podendo emitir em nome do novo Cliente/Fornecedor cadastrado). Situação 2) A Nota de origem foi lançada em minha Filial X porém preciso devolver pela Y. Como faço para emitir a Nota de Devolução? Uma premissa para emissão de Notas de Devolução (Seja devolução de Compra ou seja Retorno de Terceiro) é que a A NF de Origem (NF de entrada) deve estar devidamente lançada nos documentos de Entrada. Uma alternativa é lançar na atual Filial (Filial Y) a Nota de Entrada manualmente NF (Rotina MATA910) apenas para fins de registro Fiscal e posterior devolução. Após lançada a Nota de Entrada na Filial corrente, basta seguir o processo de Devolução normalmente: FAT0007_Emitir_Nota_de_Devolução_de_Compra / FAT0057_Emissão_de_Nota_de_Devolução_de_Terceiros_Retorno Já na Filial X (onde a Nota entrou originalmente) deve-se avaliar:
Caso sim, uma alternativa é excluir a Nota visto que será devidamente lançada na Filial correta.
Caso sim, esta Nota também pode ser emitida manualmente (rotina MATA920)
Neste caso, a Nota de Saída deve ser emitida pelo processo habitual de Documento de Saída (links acima), ainda que a Nota não seja transmitida ao Sefaz. |
Observações: | 1) Notas Manuais (de Entrada MATA910 e de Saída MATA920) não se integram com o ERP, ou seja, não tratam os módulos Financeiro, Estoque e outros. Essas rotinas são específicas para registro e viabilização do processo Fiscal 2) Os procedimentos aqui indicados são exclusivamente para viabilizar os registros no sistema. Para esclarecimentos fiscais/contábeis, recomendamos que entre em contato com a Assessoria Fiscal/Contábil de sua empresa. |