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O CNPJ / Filial mudou. Como faço para emitir a Nota de Devolução?

Produto:

Microsiga Protheus®

Ambiente:SIGAFAT - Faturamento

Ocorrência:

O CNPJ de meu Cliente / Fornecedor mudou. Como faço para emitir a Nota de Devolução?

Conhecimento

Situação 1) O CNPJ de meu Cliente / Fornecedor mudou. Como faço para emitir a Nota de Devolução?


Avalie com seu departamento Fiscal se consideram viável alterar o CNPJ no Cadastro da Entidade (Cliente A1_CGC ou Fornecedor A2_CGC) pois para o ERP em si, os campos permitem alteração normalmente.

  • Caso sim, realize o processo de retorno normalmente para a Organização cadastrada no sistema, após alterar o CNPJ em seu cadastro.

FAT0007_Emitir_Nota_de_Devolução_de_Compra / FAT0057_Emissão_de_Nota_de_Devolução_de_Terceiros_Retorno


  • Caso não, registre um novo cadastro de Entidade.

Neste caso será necessário emitir a nota pelo NF Manual de Saída (Rotina MATA920) preenchendo manualmente D2_NFORI , D2_SERIORI e D2_ITEMORI com número da Nota, Série e Item da Nota de Origem.

Nesta rotina o ERP não irá validar o relacionamento com o Cliente/Fornecedor (podendo emitir em nome do novo Cliente/Fornecedor cadastrado).
Porém, esta rotina também não realiza o relacionamento com os módulos Financeiro e Estoque/Custos. Assim, caso tenha ocorrido relacionamento com estes módulos na nota de origem, os estornos devem ser manuais nos respectivos módulos.


Situação 2) A Nota de origem foi lançada em minha Filial X porém preciso devolver pela Y. Como faço para emitir a Nota de Devolução?

Uma premissa para emissão de Notas de Devolução (Seja devolução de Compra ou seja Retorno de Terceiro) é que a A NF de Origem (NF de entrada) deve estar devidamente lançada nos documentos de Entrada. Uma alternativa é lançar na atual Filial (Filial Y) a Nota de Entrada manualmente NF (Rotina MATA910) apenas para fins de registro Fiscal e posterior devolução.

Após lançada a Nota de Entrada na Filial corrente, basta seguir o processo de Devolução normalmente:

FAT0007_Emitir_Nota_de_Devolução_de_Compra / FAT0057_Emissão_de_Nota_de_Devolução_de_Terceiros_Retorno


Já na Filial X (onde a Nota entrou originalmente) deve-se avaliar:

  • Foi lançada incorretamente nesta Filial?

Caso sim, uma alternativa é excluir a Nota visto que será devidamente lançada na Filial correta.


  • A Filial foi fechada? Há necessidade de ser registrada a Nota de Saída nesta Filial (Filial X)?

Caso sim, esta Nota também pode ser emitida manualmente (rotina MATA920)


  • Há necessidade de ajustar Saldo de Estoque/ Financeiro ou outras integrações no sistema?

Neste caso, a Nota de Saída deve ser emitida pelo processo habitual de Documento de Saída (links acima), ainda que a Nota não seja transmitida ao Sefaz.


Observações:

1) Notas Manuais (de Entrada MATA910 e de Saída MATA920) não se integram com o ERP, ou seja, não tratam os módulos Financeiro, Estoque e outros. Essas rotinas são específicas para registro e viabilização do processo Fiscal

2) Os procedimentos aqui indicados são exclusivamente para viabilizar os registros no sistema. Para esclarecimentos fiscais/contábeis, recomendamos que entre em contato com a Assessoria Fiscal/Contábil de sua empresa.