Páginas filhas
  • Configuração da Integração PIMS Multicultivo e REX.

Configuração da Integração PIMS Multicultivo e REX.

Produto:

PIMS Multicultivo

Versão:12.1.20
Ocorrência:Manual de configuração da integração do PIMS Multicultivo com o REX
Ambiente:PIMS Multicultivo
Passo a passo:

1 Contextualização

A plataforma REX ( http://rex.agr.br/) é um sistema de registro de atividades agrícolas com base em computadores de bordos e soluções embarcadas. Por meio desta plataforma, diversos dados relacionados a operações agrícolas são utilizados como, por exemplo, equipamentos, implementos, frentes de trabalho, operações, centros de custo, ordens de serviços e outros. Desta forma, com base nos indicadores gerados, pode-se realizar uma análise em tempo real (dependendo da conectividade na área), apoiando à tomada de decisões com o objetivo de reduzir custos e otimizar registros de operações.

Um ponto principal da plataforma é o rastreio de dados de equipamentos agrícolas, permitindo o apontamento de operações agrícolas com dados temporais, tanto para classes produtiva e demais (perdida, auxiliar, manutenção ou parada programada). Tais dados, chamados de “boletins”, são agrupados em duas principais entidades: Header e Row (para a versão utilizada 0.80.0):

  • Header: possui, como atributos: “id”, “site-code”, “site-name”, “equipment-code”, “equipment-name”, “date”, “revision” e “complete”;

  • Row: possui, como atributos: “start-datetime”, “end-datetime”, “shift-code”, “shift-name”, “operator-code”, “operator-name”, “operation-code”, “operation-name”, “operation-class”, “cost-center-code”, “cost-center-name”, “task-order-code”, “task-order-name”, “implement-code”, “implement-name”, “implement-width”, “location-level1-code”, “location-level1-name”, “location-level2-code”, “location-level2-name”, “location-level3-code”, “location-level3-name”, “initial-odo”, “final-odo”, “initial-hm”, “final-hm”, “hours-hm”, “hours”, “distance-odo”, “distance-odo-working” e “area”;


Os dados de boletins podem ser requisitos por meio de uma API disponibilizada pela e implementada com REST/JSON.

Um processo de autenticação/autorização deve ser realizado antes das requisições de boletins, seguindo:

O retorno das requisições será um JSON, com (i) o token de autenticação/autorização e (ii) os dados de boletins das operações agrícolas registradas no REX.


2 Integração da plataforma REX com PIMS MC

A partir da API disponibilizada pela plataforma REX, é possível integrar a solução PIMS MC para consumir os boletins gerados de operações agrícolas. Esta seção descreve os principais desenvolvimentos e configurações necessárias para habilitar e permitir o consumo de dados entre as duas plataformas.

2.1   Inclusão de Grupo de Parâmetro e Parâmetros para integração REX

Um novo Grupo de Parâmetro e conjunto de Parâmetros foram adicionados ao PIMS MC, permitindo as configurações necessárias da integração REX e TOTVS.

O Grupo de Parâmetro é o que possui ID igual a 45, chamado de “Integração REX”.

Os Parâmetros adicionados neste Grupo de Parâmetro foram:

  • Apontamento Agrícola: define qual é o Tipo de Apontamento Agrícola criado para que os dados de boletins da plataforma REX sejam importados – um Tipo de Apontamento Agrícola “REX” deve ser previamente criado, seguindo a estrutura recomendada neste documento (Seção 2.3);

  • URL de Integração: define a URL de integração em que está o serviço intermediário, desenvolvido em Nodejs, para permitir a interoperabilidade (troca de dados) entre PIMS MC e REX. Este middleware deve estar instalado e configurado no mesmo servidor em que se encontra a instalação do PIMS MC. Por padrão, o valor deste parâmetro é “http://127.0.0.1:3000/RexTOTVSHelper”;

  • Usuário: define o usuário que será utilizado na autenticação/autorização na plataforma REX;

  • Senha: define a senha que será utilizada na autenticação/autorização na plataforma REX;

  • Dias anteriores à data atual: define quantos dias anteriores serão considerados no processo de integração. Quanto maior este valor, maior será a quantidade de dados dos boletins a serem consultados;

  • Classes de operações desconsideradas: define as classes de operações que devem ser desconsideradas na integração. Os valores deste parâmetro devem estar separados por “,” (vírgula), limitando-se aos itens: “productive”, “auxiliary”, “scheduled_stop”, “maintenance” e “lost”. Por padrão, recomenda-se, filtrar apenas os dados do tipo produtivo (productive), ou seja, este parâmetro deverá ficar com o valor de “auxiliary, scheduled_stop, maintenance, lost”;

  • Operações desconsideradas: define as operações que devem ser desconsideradas na integração. Os valores deste parâmetro devem estar separados por “,” (vírgula), com base no cadastro de operações realizadas diretamente na plataforma REX. As operações informadas por mei do código neste parâmetro serão desconsideradas na etapa de integração dos boletins;

  • Atualizar Operação e Centro de Custo pela Ordem de Serviço: define que, quando uma Ordem de Serviço for localizada com base nos dados da plataforma REX, deverão ser atualizadas as entidades de Operação e Centro de Custo com base nos dados informads na Ordem de Serviço do PIMS MC. Ou seja, se o valor deste parâmetro for “Sim”, ao encontrar uma Ordem de Serviço, os dados relacionados a Operação e Centro de Custo serão atualizados. Caso este parâmetro esteja valorado com “Não”, os dados originais para Operação e Centro de Custo (recuperados na plataforma REX) serão mantidos inalterados;


2.2   Inclusão de Processo Agendado “Sincronização de Boletins (REX)”

Um Processo Agendado chamado “Sincronização de Boletins (REX)” é disponibilizado para permitir o consumo e a integração boletins de maneira automatizada pelo PIMS MC. Com base nos parâmetros descritos anteriormente, serviços da API da plataforma REX são consumidos para obter dados de boletins gerados pelos equipamentos e computadores de bordo.

A configuração temporal do processo agendado pode ser alterada por meio do menu “Administração” > “Processos Agendados”.

Para visualizar as próximas execuções do processo agendado, pode-se utilizar o menu “Administração” > “Visão de Agendamentos”.


2.3   Configuração de Tipo de Apontamento Agrícola

Para habilitar a integração de boletins gerados pela plataforma REX junto aos apontamentos do PIMS MC, deve-se criar e configurar um Tipo de Apontamento Agrícola específico para “REX”, com base nas informações apresentadas nesta seção. A mesma estrutura apresentada deve ser utilizada, permitindo que os dados de boletins sejam corretamente integrados/importados pela plataforma PIMS MC.

Para acessar o Cadastro de Tipo de Apontamento Agrícola, deve-se acessar o menu “Tabelas” > “Básicos” > “Tipo de Apontamento Agrícola”.

Por meio da interface de “Cadastro de Tipo de Apontamento”, deve-se configurar um novo tipo:

  • Código: “EREX”;
  • Descrição: “REX”;
  • Permite Local de Produção diferente de Ordem de Serviço”: valor habilitado (marcado);
  • Tipo: “Mecanizada”;

Após definir as configurações básicas do cadastro de um novo Tipo de Apontamento, as informações de atributos deste apontamento devem ser definidas (seguir modelo proposto, para assegurar que os dados serão corretamente consumidos e integrados à plataforma PIMS MC):


  • Atributos para “Cabeçalho – Comum” do Tipo de Apontamento Agrícola “REX”

  • Atributos para “Cabeçalho – Mecanizada” do Tipo de Apontamento Agrícola “ REX”


  • Atributos para “Detalhe – Local de Produção” do Tipo de Apontamento Agrícola “ REX”


  • Atributos para “Detalhe – Mecanizada” do Tipo de Apontamento Agrícola “ REX”


  • Atributos para “Detalhe – Linhas de Plantio” do Tipo de Apontamento Agrícola “REX”


Após a criação de um Tipo de Apontamento Agrícola “ REX”, este deve ser parametrizado para o Grupo de Parâmetro 45 e Parâmetro “Apontamento Agrícola” (Seção 2.1). Desta forma, o processo de integração REX e PIMS MC será configurado para (i) consumir dados da plataforma de boletins e (ii) integrá-los no Tipo de Apontamento “ REX”, criado/configurado especificamente para esta integração.

Esta configuração permite que, uma vez integrados, as demais funcionalidades da plataforma PIMS MC, como indicadores e relatórios, sejam também utilizados para os boletins gerados de maneira automatizada pelos equipamentos e computadores de bordo conectados à REX.


2.4   Configuração de middleware "RexTOTVSHelper"

A integração entre plataformas REX e PIMS MC demanda a instalação e a configuração de um componente middleware chamado “RexTOTVSHelper”. Este middleware deve ser instalado e configurado como serviço do Windows, permitindo a interoperabilidade (troca de dados) entre as plataformas*.

* Este middleware faz-se necessário, devido à incompatibilidade de versões da plataforma Java e os protocolos de requisição SSL.

** Para a instalação e configuração do middleware, deve-se entrar em contato com a equipe de suporte/expedição do produto TOTVS PIMS MC.

*** A URL deste middleware, após iniciailização, deve ser configurada no Grupo de Parâmetro 45 e Parâmetro “URL de Integração” (Seção 2.1). O valor, se configurado de maneira padrão, será “http://127.0.0.1:3000/RexTOTVSHelper”.

Middleware (serviço em background) “exTOTVSHelper”

2.5   Geração de Logging (mensagens e status de integração)

Para faciliar a visualização e o acompanhamento do processo de integração com REX, recomenda-se criar uma configuração adicional de Logging no servidor de aplicação JBoss, separando as mensagens e os status de integração em um arquivo separado de Logging.

Desta forma, deve-se localizar o arquivo “jboss-logging.xml” no diretório de instalação do servidor de aplicação JBoss. Por padrão, o arquivo é localizado em “[JBOSS_HOME]/server/default/deploy/jboss-logging.xml”. Caso a instalação não esteja no diretório “default”, deve-se localizar a respectiva instalação do PIMS MC, por exemplo, “../server/produção/deploy..”.

Esta configuração adicional de Logging permite que todas as mensagens e status de integração REX e PIMS MC sejam registrados em um arquivo de texto chamado “rex.log”, no diretório padrão de Logging do servidor de aplicação JBoss (“[JBOSS_HOME]/server/default/log/rex.log”).

Na edição das configurações de Logging do JBoss, deve-se acrescentar a configuração específica:


<periodic-rotating-file-handler

         file-name="${jboss.server.log.dir}/rex.log"

         name="REX"

         autoflush="true"

         append="true"

         suffix=".yyyy-MM-dd">


        <formatter>

            <pattern-formatter pattern="%d %-5p %m%n"/>

        </formatter>

    </periodic-rotating-file-handler>


    <logger category="br.agr.proxima.geoagricola.apontamentoagricola.apontamento.rex"

         use-parent-handlers="false">


        <level name="INFO"/>

        <handlers>

            <handler-ref name="REX"/>

        </handlers>

    </logger>


  • Configuração de Logging específico para Integração REX

2.6   Visualização de boletins gerados pela Integração REX

Após as configurações mencionadas anteriormente (parâmetros, tipo de apontamento agrícola e middleware), os boletins gerados na plataforma REX serão integrados ao PIMS MC.

Inicialmente, tais boletins serão integrados na tabela temporária de Apontamento Agrícola e, uma vez validados, transferidos para a tabela oficial de Apontamento Agrícola. A interface de Apontamento Agrícola (oficial e temporária), pode ser acessada pelo menu “Apontamentos” > “Atividades e Recursos” > “Apontamento Agrícola”.


O usuário pode utilizar os botões de ação (i) “Validar” e (ii) “Importar” para, respectivamente, verificar se os apontamentos agrícolas gerados com base nos dados da plataforma REX estão válido e, em seguida, importa-los para a tabela oficial de Apontamento Agrícola. Uma vez inválidos, os boletins serão sinalizados com marcações e mensagens de aviso, orientando o usuário em quais pontos (entidades e informações) estão incorretos de acordo com a validação do PIMS MC.

Também é possível habilitar e configurar o Processo Agendado “Importação de Apontamento Agrícola” de maneira similar à demonstrada na Seção 2.2. Assim, de maneira automatizada, os boletins gerados na tabela temporária de Apontamento Agrícola serão validados e importados (se corretos), não sendo mais necessário a interação humana no processo de integração de boletins da  REX e PIMS MC.


Ao “Editar” um apontamento agrícola gerado pela integração REX, serão apresentados os dados originais e/ou recuperadas na etapa de integração. O campo “Observação” contém os dados que podem ser utilizados na identificação do boletim original consumido da plataforma REX. Desta forma, recomenda-se que o campo “Observação” não seja modificado, preservado dados sobre a origem deste apontamento agrícola gerado.

A validação de apontamentos agrícolas pode ser realizada (i) de maneira manual, por meio do botão de ação “Validar”, e (ii) de maneira automatizada, por meio de um processo agendado também mencionado na Seção 2.6 (Figura 13).

O Processo Agendado “Importação de Apontamento Agrícola” fará as validações necessárias para os dados integrados e, para os boletins considerados válidos, a transferência (importação) de tais boletins válidos para a tabela oficial de Apontamento Agrícola, deixando de existir na tabela temporária de importação.

A partir deste processo agendado, não se faz mais necessária a validação manual pelo botão de ação “Validar”, assegurando que (i) os boletins válidos serão importados de maneira automatizada e (ii) o tempo de interação humana seja mitigado (menos intenso) ou até mesmo eliminado, não sendo mais necessário a ação de um usuário para os boletins válidos.

Os boletins considerados inválidos permanecerão na tabela temporária até que sejam corrigidos de acordo com as mensagens de validação geradas.


2.7   Validação de boletins gerados pela Integração REX

A validação de apontamentos agrícolas pode ser realizada (i) de maneira manual, por meio do botão de ação “Validar”, e (ii) de maneira automatizada, por meio de um processo agendado também mencionado na Seção 2.6 (Figura 13).

O Processo Agendado “Importação de Apontamento Agrícola” fará as validações necessárias para os dados integrados e, para os boletins considerados válidos, a transferência (importação) de tais boletins válidos para a tabela oficial de Apontamento Agrícola, deixando de existir na tabela temporária de importação.

A partir deste processo agendado, não se faz mais necessária a validação manual pelo botão de ação “Validar”, assegurando que (i) os boletins válidos serão importados de maneira automatizada e (ii) o tempo de interação humana seja mitigado (menos intenso) ou até mesmo eliminado, não sendo mais necessário a ação de um usuário para os boletins válidos.

Os boletins considerados inválidos permanecerão na tabela temporária até que sejam corrigidos de acordo com as mensagens de validação geradas.

  • Validação de Apontamentos Agrícolas com base na integração REX


  • Visualização de Apontamentos Agrícolas importados (válidos) com base na integração REX


3 Indicadores para Integração da plataforma REX com PIMS MC

O processos de integração de boletins REX e PIMS MC pode ser acompanhado/consultado por meio de indicadores específicos. Esta seção descreve os indicadores disponibilizados na integração.


Quando possível, filtros foram adicionados para permitir uma consulta customizada por:

  • ID de Boletim;
  • Datas Inicial e Final;
  • Ordem de Serviço;
  • Equipamento;
  • Implemento;
  • Operador;
  • Turno de Trabalho;
  • Operação e Classe de Operação;
  • Centro de Custo;
  • [Fazenda], [Setor] e [Talhão].

* Para a instalação e configuração dos indicadores, deve-se entrar em contato com a equipe de suporte/expedição do produto TOTVS PIMS MC.

3.1   Indicador “REX_01 – Log REX”

Indicador que apresenta os LOGs (boletins originais) do processo de integração REX. Por meio deste indicador, é possível consultar quais são os boletins disponibilizados pela plataforma REX.

3.2   Indicador “REX_OC1 – Ocorrências – REX”

Indicador que apresenta mensagens de validação (inconsistência) referente às entidades que serão relacionadas entre as plataformas REX e PIMS MC. Os Tipos de Ocorrência podem ser: Área, Centro de Custo, Equipamento, Fazenda, Horas, Horímetro, Implemento, Local de Produção, Odômetro, Operação e Ordem de Serviço.

 

3.3   Indicador “REX_OC2 – Ocorrências – REX”

Indicador que apresenta mensagens de validação (inconsistência) referente às entidades que serão relacionadas entre as plataformas REX e PIMS MC. Diferente do indicador apresentado na Seção 3.2, este indicador de Ocorrência objetiva analisar inconsistência sobre os dados, por exemplo, valores zerados ou nulos (inexistentes), problemas em operações produtivas e outros. Os Tipos de Ocorrência podem ser: Área, Centro de Custo, Equipamento, Fazenda, Horas, Horímetro, Implemento, Local de Produção, Odômetro, Operação e Ordem de Serviço.


3.4   Indicador “REX_02 – Horas por Classe de Operação”

Indicador que apresenta representação em gráfico e tabela para Horas por Classe de Operação.

3.5   Indicador “REX_03 – Horas por Equipamento”

Indicador que apresenta representação em gráfico e tabela para Horas por Equipamento.

3.6   Indicador “REX_04 – Horas por Operação”

Indicador que apresenta representação em gráfico e tabela para Horas por Operação.





3.7   Indicador “REX_05 – Horas por Fazenda”

Indicador que apresenta representação em gráfico e tabela para Horas por Fazenda.

3.8   Indicador “REX_06 – Área Trabalhada por Operação”

Indicador que apresenta representação em gráfico e tabela para Área Trabalha por Operação.


3.9   Indicador “REX_07 – Área Trabalhada por Ordem de Serviço”

Indicador que apresenta representação em gráfico e tabela para Área Trabalhada por Ordem de Serviço.

3.10   Indicador “REX_08 – Rendimento por Equipamento”

Indicador que apresenta representação em tabela para Rendimento por Equipamento.

3.10   Indicador “REX_09 – Rendimento por Operação”

Indicador que apresenta representação em tabela para Rendimento por Operação.


4 Painéis para Integração da plataforma REX com PIMS MC

Os indicadores mencionados na Seção 3 também podem ser dispostos em forma de painéis gerenciais.

4.1   Painel “REX01 – REX”

Painel que apresenta os indicadores de Horas (Horas por Classe de Operação, Horas por Operação, Horas por Equipamento e Horas por Fazenda) em uma visão centralizada.

4.2   Painel “REX02 – REX”

Painel que apresenta os indicadores de Área e Horas (Área Trabalhada por Operação, Área Trabalhada por Ordem de Serviço e Horas por Classe de Operação) em uma visão centralizada.

4.3   Painel “REX_OC – Ocorrências – REX”

Painel que apresenta os indicadores de Ocorrências (Entidades e Valores) em uma visão centralizada.