Árvore de páginas


O módulo Gestão de Contratos gerencia os contratos de compras e vendas que a empresa mantém com seus fornecedores e clientes possibilitando controlar e acompanhar todos os processos de contratação de produtos e/ou serviços detalhando suas especificações:

  • Controle dos indicadores econômicos aplicados nos contratos e das cauções de negociações comerciais.
  • Manutenção dos valores dos índices financeiros utilizados nos cálculos de reajustes de contratos, correção de valores caucionados, composição de fórmulas de reajustes etc.
  • Controle dos tipos de contratos de compras e vendas existentes na empresa, utilizados para definir os descritivos dos contratos.
  • Controle das revisões dos contratos de compras e vendas vigentes conforme a necessidade da geração dos reajustes contratuais em um período definido ou composto por diversos índices.
  • Controle das planilhas que definem o detalhamento de um contrato, ou seja, os itens contidos nele (produtos ou serviços do contrato).
  • Controle de cauções negociadas no contrato para assegurar o cumprimento das obrigações dos fornecedores ou clientes junto à empresa (recebimento, troca, baixa e abatimento de cauções).
  • Cadastramento das multas contratuais e fórmulas de cálculo utilizadas pelas medições de planilhas de contratos.
  • Geração e controle de cronogramas financeiros que apresentam o montante do contrato dividido em parcelas por período, provendo ao departamento financeiro uma forma de planejar o desembolso futuro.
  • Geração de cronogramas físicos que possibilita controlar o desembolso financeiro baseado na estrutura física do contrato, permitindo o planejamento físico dos gastos e a automatização da medição do contrato.
  • Geração de cronogramas contábeis relacionados às parcelas dos contratos de compras e vendas para agilizar a contabilização das despesas ou receitas, permitindo a apropriação contábil das parcelas que contém períodos diferentes das datas previstas no cronograma financeiro.
  • Acompanhamento dos contratos por meio de medições indicando os percentuais (quantidades) realizados ou recebidos dos fornecedores/clientes e seus respectivos valores. Assim, possibilita automatizar o processo de compra ou venda.
  • Controle das alterações dos contratos por meio de revisões mantendo uma cópia das informações originais.
  • Aprovação das revisões dos contratos.
  • Controle de Alçada por níveis de hierarquia na aprovação das medições de contrato.


Acesse todas as informações e Help Online do módulo em: Gestão de Contratos - Protheus 12

  • Sem rótulos