Páginas filhas
  • Lançamentos Contábeis (CSTM0067 / FGL702AA)

Está integração tem como objetivo retornar à contabilização de custo ao Datasul. Esse processo é realizado através da rotina de contabilização de retorno de custos ao ERP no PIMS Multicultivos e integrado com o Datasul através do PIMSConnector.

Informações da Mensagem

Identificador da Mensagem: AccountingEntry
Versão: 2.000
Módulo do Datasul: Contabilidade Fiscal
Módulo do PIMS Multicultivos: Processamentos > Processamento Custos > Contabilização de Retorno de Custos ao ERP
Tipo de Envio: Assíncrona


TAGS DA

MENSAGEM

DATASUL

PIMS

Tabela

Campo

Tabela

Campo

MovementDate

LANCTO_CTBL

DAT_LANCTO_CTBL

BRG_RETCUSTO

DT_CONTABILIZACAO

CompanyId

ESTABELECIMENTO

COD_EMPRESA

BRG_RETCUSTO

CD_EMPRESA

BranchId

ITEM_LANCTO

COD_ESTAB

BRG_RETCUSTO

CD_FILIAL

CostCenterDebitCode

ITEM_LANCTO_CTBL

COD_CCUSTO

BRG_RETCUSTO

CD_CCUSTO_DEBITO

DebitAccountCode

ITEM_LANCTO_CTBL

COD_CTA_CTBL

BRG_RETCUSTO

CD_CONTACUSTO_DEBITO

CostCenterCreditCode

ITEM_LANCTO_CTBL

COD_CCUSTO

BRG_RETCUSTO

CD_CCUSTO_CREDITO

CreditAccountCode

ITEM_LANCTO_CTBL

COD_CTA_CTBL

BRG_RETCUSTO

CD_CONTACUSTO_CREDITO

BatchNumber

LANCTO_CTBL

NUM_LOTE_CTBL

BRG_RETCUSTO

NO_LOTE

SubLot

-

-

BRG_RETCUSTO

NO_SUB_LOTE

ComplementaryHistory

-

-

BRG_RETCUSTO

HISTORICO_PADRAO

EntryValue

ITEM_LANCTO_CTBL

VAL_LANCTO_CTBL

BRG_RETCUSTO

VALOR


O PIMS Multicultivos é responsável por realizar o processamento de custo agrícola e reateio dos valores atribuídos aos centros de custos e contas a serem enviadas ao Datasul. O processo de integração é iniciado ao realizar os processos de custos, que irá realizar a composição das informações a serem enviadas ao ERP. Após finalizar o processamento de custo é necessário realizar a contabilização de retorno de custos ao ERP, este processo que inicia a integração.

O processo é realizado através do menu: "Processamentos > Processamento Custos > Contabilização de Retorno de Custos ao ERP", conforme mostrado na figura abaixo:




As informações de lote e data de contabilização são informadas pelo usuário antes de realizar a contabilização de retorno de custo ao ERP. Os campos de lote e data somente estarão habilitados após os processos de custo devidamente realizados.

Para o sub-lote, existe um parâmetro no PIMS Multicultivos que limita o número de registros por sub-lote contábil, visando assim diminuir o tamanho do "XML" enviado ao Datasul. Este parâmetro pode ser acessado no PIMS Multicultivos através do menu: "Administração > Configurações Gerais > Grupo de Configuração = 20", conforme mostra a figura abaixo:

O processo de integração é iniciado ao acionar o botão aplicar, onde internamente o processo de integração realizará a manipulação de alguns status, conforme abaixo:

  • 0 - Não processado;
  • 1 - Em processamento;
  • 2 - Enviado ao ERP aguardando retorno;
  • 3 - Erro no envio da integração;
  • 4 - Processado pelo ERP.

No PIMSConnector a integração inicializa ao realizar as configurações do agendamento do "LancamentoContabilDataDriver". Este agendamento é responsável pelo envio e recebimento dos lançamentos contábeis entre o PIMS x Datasul. O agendamento é realizado através do menu: Agendamentos > AccountingEntry (Integração de Lançamentos Contábeis), abaixo é mostrado a tela de agendamento:



O PIMSConnector ao executar o agendamento "LancamentoContabilDataDriver", recuperará as informações da tabela "BRG_RETCUSTO", que estejam com o campo "FG_STATUS = 0" e "CD_INT_UUID" vazio. Os status manipulados pelo PIMSConnector são os mesmos utilizados pelo PIMS Multicultivos descritos anteriormente.

Após recuperação dos lançamentos contábeis o PIMSConnector validará as informações e montará o XML a ser enviado ao Datasul. A mensagem utilizada no processo de integração de lançamentos contábeis será a "AccountingEntry" na versão 2.000, que terão as seguintes tags preenchidas no XML:

  • CompanyId - Empresa geradora do lançamento;
  • BranchId - Filial geradora do lançamento;
  • PeriodStartDate - Data inicial do período contábil;
  • PeriodEndDate -Data final do período contábil;
  • BatchNumber - Número do lote contábil;
  • SubLot - Número do sub-lote contábil;
  • Document - Número do documento contábil;
  • Item - Linha do lançamento;
  • ItemType - Tipo da linha do lançamento;
  • EntryNumber - Número do lançamento;
  • MovementDate -Data do movimento contábil;
  • DebitAccountCode - Conta de débito com máscara;
  • CreditAccountCode - Conta de credito com máscara;
  • EntryValue - Valor do lançamento;
  • CostCenterDebitCode - Centro de custo crédito;
  • CostCenterCreditCode - Centro de custo crédito;
  • ComplementaryHistory - Histórico complementar.

O processo de envio dos lançamentos contábeis ao Datasul poderá ser realizado de forma síncrona ou assíncrona, porém é aconselhado enviar de forma assíncrona. Deve se atentar ao utilizar o processamento de integração em modo síncrona, pois, este processo realiza o envio das informações item a item e aguarda o processamento ser realizado com sucesso ou erro, podendo gerar assim, lentidão nas integrações.

Caso o Datasul reporte algum erro de processamento nos lançamentos contábeis, o PIMSConnector iniciará o processo de envio dos XMLs com a exclusão desses lançamentos já integrados no Datasul, e mudará o status de processamento na "BRG_RETCUSTO" do PIMS Multicultivos para erro.

No Datasul esta integração representa a implantação de lançamentos contábeis através da leitura do "XML" enviado pelo PIMS Multicultivos gerando assim lote na contabilidade. Para que está integração funcione de forma correta, é necessário configurar nos parâmetros de integração, um parâmetro chamado "Integração PIMS Fin_Cont", conforme mostrado na figura abaixo. A janela a seguir pode ser acessada através do programa "fnc_param_integr_ems" no Datasul.

O campo "Cenário" que o lote será gerado pode ser deixado vazio e a "Matriz de Tradução Organizacional" será retornado a empresa e o número do lote gerado na contabilidade.

Observação:

  • Se o parâmetro não estiver cadastrado, será assumido o cenário vazio e a matriz "ems2";
  • Caso seja informado, o cenário pode ficar vazio, mas a matriz sempre deverá ser informada.

Lembrando que o DE/PARA de empresa e estabelecimento (filial) no Datasul deve estar configurado na "Aplicação Externa" do EAI2, caso contrário a integração não funcionará corretamente.

Fluxo da Integração

A integração de retorno de contabilização de custo é realizada no PIMS Multicultivos e integrada com Datasul conforme fluxo abaixo:

Processo da Integração de Contabilização de Retorno de Custo

Fluxo da Integração de Retorno de Custo

Limitações e Restrições

  • Esta integração está disponível a partir da versão 12.1.21 do Datasul, PIMSConnector e PIMS Multicultivos;
  • A integração de contabilização do retorno de custo para o PIMS Multicultivos é realizada em modo exclusivo entre as unidades administrativas.