Árvore de páginas

Exportação A500 com Divisão de Honorários em Nota de Internação

Linha de Produto:

Datasul

Segmento:

Saúde

Módulo:

Gestão de Planos de Saúde

Função:

Exportação Movimentos Cobrança - HRC0510M

Situação/Requisito:

Ao exportar um A500 contendo movimentos de divisão de honorários digitados dentro de uma conta hospitalar, é apresentada inconsistência de "Obrig.a exist.de diaria pois documento e de internacao!".

Solução/Implementação:

No boletim de informações divulgado pela Unimed do Brasil no dia 20/04, é trazida a regra quanto à cobrança de movimentos de divisão de honorários:

“Pela regra da TISS, cada prestador deve enviar a sua parte da cobrança. Desta forma, o contratado executante deve estar informado no registro 502. Para exames de imagem, onde há pagamento separado de HM para o cooperado e CO e Filme para a Clínica (participação “0” e “X”), as notas envolvidas deverão estar no mesmo arquivo PTU de cobrança.”

A mesma deixa claro que, para haver a cobrança em separado dos valores, o correto é que a ela ocorra em dois documentos distintos, um para cada prestador.

Uma vez que a mudança na regra de validação dos arquivos A500 por parte da Brasil foi repentina (avisada em 20/04, sendo que a entrada do PTU estava prevista para 04/06), e visto que neste curto período de tempo às operadoras não teriam condições de adaptar seu processo, a TOTVS implementou a função para que a “separação” da divisão em dois documentos fosse realizada automaticamente pelo sistema, diretamente no momento da exportação, com o objetivo de auxiliar os clientes cujo processo não está totalmente em conformidade com a TISS (vide documento de liberação do PTU 10.0 disponível em http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=351031078).

No entanto, essa separação automática mantém todas as informações do documento. Ou seja, todos os dados do segundo documento são herdados do documento original. No caso específico apresentado, tem-se uma internação, no qual os exames contendo divisão de honorários foram incluídos dentro da conta hospitalar. O conceito da divisão de honorários é utilizado em Exames, que neste caso devem ser registrados através da Guia de SADT. Inclusive, mesmo nas situações em que se tenha um SADT realizado dentro de uma internação, a forma correta desse registro se dá através da Guia de SADT, sendo o Tipo de Atendimento igual a 07-SADT Internado.

Com relação ao erro apresentado, o documento da divisão foi criado com o R503 pois o Exame foi de fato incluído no documento de internação. Para não impactar nos prazos de postagem do A500, alteramos o processo de exportação para que, nestas circunstâncias em que exista um registro com divisão de honorários dentro de uma nota de internação, o segundo documento seja gerado como SADT Internado, sem o R503.

A mesma regra foi aplicada também na exportação do A700.

Mediante à regra exposta acima, orientamos aos clientes para que busquem a adequação de seu processo de cobrança, para que o mesmo siga com o que preconiza o Padrão TISS quanto a troca de informações prestador -> operadora.