Páginas filhas
  • Procedimento para conferência de valores nos eventos de fechamento periódico do eSocial


1.     Objetivo e orientações TOTVS Folha de Pagamento


A Receita emitiu um comunicado possibilitando a geração da DARF Avulsa. Esta geração pode ser realizada: a) quando o cliente não conseguir realizar a transmissão de todas as etapas do eSocial até o fechamento da Folha (envio do evento S-1299-Fechamento dos Eventos Periódicos), para isso é necessário enviar o evento S-1295-Solicitação de Totalização para Pagamento em Contingência; b) ou quando envia o evento S-1299-Fechamento dos Eventos Periódicos e há divergência de valores.

O valor da DARF Avulsa deverá ser a diferença apurada entre o calculado pela DCTFWeb e a apuração do sistema TOTVS Folha de Pagamento.

A geração da DARF avulsa complementar, deverá ser feita através do sistema SicalcWeb, conforme determinação da Receita Federal.


Atenção:

É de responsabilidade do cliente a conferência das informações geradas pelo TOTVS Folha de Pagamento e pelas diferenças para o pagamento da Darf Avulsa.


2.     Confrontando Valores:

Para realizar o processo de comparação dos valores de contribuição previdenciária calculados pelo TOTVS Folha de Pagamento, o usuário pode executar os processos abaixo.

Lembrando que, o cálculo efetuado pelo sistema DCTFWEB centraliza os valores devidos por Contribuinte, entende-se como “Contribuinte” a Matriz e suas filiais, assim para um melhor entendimento, orientamos que estes relatórios sejam impressos por empresa e não por filiais.


Processo 1

Gerar a folha analítica em Folha de Pagamento | Folha Mensal | Folha Analítica.


Este relatório traz o demonstrativo de todas as bases para calculo da guia de INSS.


Processo 2

Gerar a Guia de INSS em Folha de Pagamento | Encargos | Guia de INSS | Guia de INSS 


Atenção:

     É muito importante que, antes de qualquer ação, sejam feitas as conferências dos parâmetros utilizados para o cálculo da Contribuição Previdenciária, realizado pelo TOTVS Folha de Pagamento e das informações enviadas nos eventos:

    • S-1005 – Estabelecimentos  X Dados da Seção
    • S-1020 – Lotações  X Dados da Lotação Tributária 
    • Valores informados na REINF X Valores da Retenção 9711/98 
    • Valores informados nos eventos S-1250 X  Valores de Produtor Rural

A disparidade entre essas informações pode estar ocasionando a diferença apresentada entre a GPS calculada pelo ERP e a DARF calculada pelo DCTFWeb.


Informações complementares: