Diferente do processo da NF-e no qual a nota é enviada para a SEFAZ e a mesma autoriza a emissão da NF-e no processo da NFS-e as prefeituras exigem que seja enviado o RPS para que ela emita a NFS-e com base neste recibo e retorne as informações da NFS-e para o contribuinte.
Desta forma quando os movimentos referentes das NFS-e forem escriturados eles terão o número do RPS e não o número da NFS-e. Se o usuário preferir escriturar os movimentos com o número fornecido pela prefeitura ele deverá utilizar este processo.
Para que este processo funcione corretamente os passos abaixo devem ser seguidos.
Deverá ser criado um movimento de RPS com o tipo de movimento 2.1.XX (Pedido) contendo todas as informações exigidas pela Prefeitura. A única diferença de um movimento de NFS-e comum é que este deve ter o parâmetro Compra/Venda - Características | Gerar Movimento de Venda habilitado.
Informe a opção de Faturamento: Automática - Ao consultar o status da NFS-e na Prefeitura se a mesma tiver sido autorizada o movimento com o número da prefeitura será gerado automaticamente. Se a consulta estiver sendo feita para muitos RPS de uma só vez se a criação for automática pode haver perda de performance no processo de consulta.
Informe a opção de Faturamento: Sem Seleção do Tipo de Movimento - Desta forma ao consultar o status da NFS-e na Prefeitura se a mesma tiver sido autorizada o movimento não será gerado. Posteriormente na visão das NFS-e selecione os registros para os quais deseja gerar o movimento. Nos processos clique em Gerar movimento com o número da prefeitura. Se o processo for concluído com sucesso será gerado um novo movimento referente ao RPS com o número de NFS-e retornado pela prefeitura.
 

Informações Adicionais

O Job responsável por gerar movimentos 2.2.XX a partir de Notas autorizadas no movimento 2.1.XX é executado somente para movimentos dentro do período de movimentação definido nos parâmetros gerais do Módulo de Faturamento e apenas para a coligada corrente.
Caso a data de competência esteja nula ou possua seu valor mínimo, será considerado a data de emissão no processo de Gerar movimento com o número da prefeitura.