A rotina de liberação de movimentos consiste em excluir permanentemente da base de dados as movimentações até uma determinada  data (definida pelo usuário), visando principalmente a liberação de espaço na base de dados.


Importante

Como os movimentos são ELIMINADOS da base, é de INTEIRA RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO manter BACKUP ATUALIZADO DA SUA BASE DE DADOS antes de fazer a liberação para garantia de consultas futuras caso sejam necessárias.



Condições para execução da rotina de liberação de movimentos da base de dados:

  1. Apenas usuários que tenham permissão de supervisor podem executar a rotina de liberação;
  2. A liberação só poderá ser executada quando não houver nenhum outro usuário utilizando a base de dados, e durante a execução nenhum outro acesso será permitido em qualquer módulo;

    Atenção

    Para impedir o acesso de qualquer usuário ao sistema durante o processo de liberação de movimento, alteramos temporariamente os valores de controle de tabelas de uso interna. Desta forma, quando algum usuário tentar logar será apresentada a seguinte mensagem:  GPARAMS com CRC inválido. Depois de concluído o processo de liberação, os controles são recalculados e a base fica disponível para acesso.

    Considerando a necessidade de impedir novos acessos ao sistema durante o processo de liberação, não é aconselhável o uso dos parâmetros Bloqueio de tela ou Desconexão Automática. O uso de qualquer um destes parâmetro bloqueia a tela exigindo um no login que será impedido.

  3. Para bancos de dados SQL Server, deve ser adicionado ao Host.exe.config, a chave <add key="DBSCOMMANDTIMEOUT" value="3600"/> com um valor de no mínimo 3600s ou mais dependendo do caso. Isto visa evitar que ocorra o erro de "SQL Server Connection Time Out", já que comandos que afetam um grande volume de dados estarão sendo executados.


          Descrição do Processo

Ao acessar o menu Liberação de Movimentos, o sistema abrirá uma janela para que o usuário informe a data limite para a liberação dos movimentos, e as opções de liberação disponíveis são:


APENAS CONSISTIR se a base de dados pode ser liberada até esta data:

Utilizada quando o usuário quiser apenas consistir se os movimentos podem ser liberados até a data informada. Esta etapa é executada também quando se seleciona as outras opções, pois é necessária para a geração do arquivo de log.


Liberar APENAS se os movimentos até a data de liberação não tiverem NENHUMA PENDÊNCIA:

A liberação poderá ser executada apenas para movimentos já consolidados e sem pendências.
As situações que caracterizarão o movimento como pendente no processo de liberação seja iniciado são descritas a seguir:

    • Data de fechamento do estoque maior ou igual à data da liberação;
    • É movimento do tipo pedido e não esta baixado (que não tenham sido faturados ou recebidos);
    • Movimentos que aumentam o saldo de conta trabalho e que não tenham sido totalmente devolvidos;
    • Movimentos que diminuem o saldo de conta trabalho e que não tenham sido processadas;
    • Movimentos que diminuem o saldo de conta trabalho ou que tenham sido geradas pelo processo de conta trabalho, cujo movimento de entrada não tenha sido totalmente devolvido;
    • Não gerou lançamentos a Pagar/Receber;
    • Não quitou Lançamentos a Pagar/Receber;
    • Não escriturou o movimento ou o processo de escrituração não foi finalizado pelo Gestão Fiscal;
    • Não contabilizou o movimento ou o processo de Contabilização ainda não foi finalizado pelo Gestão Contábil;
    • Utilizado pelo TOTVS Manutenção.

Durante a execução do processo, o sistema verifica se os movimentos a serem liberados possuem algum tipo de pendência e, caso exista, o sistema grava a informação no arquivo de log do processo e interrompe a liberação.

               

                Liberar TODOS os movimentos até a data de liberação, INCLUSIVE AQUELES COM PENDÊNCIAS:

A liberação será executada excluindo todas as movimentações, inclusive aquelas com pendências.


Restrições


  • Liberação de Movimentos de estoque de Terceiros: O processo de liberação de movimentos, não permite liberar movimentos que utilizem ESTOQUE DE/COM TERCEIROS, pois a rotina de liberação de movimentos não gera saldo anterior para estoque de terceiros como acontece com a geração do saldo anterior dos produtos (TPRDLOCANT).
  • Liberação de Lançamentos Financeiros: O processo de liberação de movimentos, não permite liberar movimentos que geraram lançamentos Financeiros.
  • Liberação de movimentos vinculados a ordem de serviço do TOTVS Manutenção: O processo de liberação de movimento, não permite liberar movimentos gerados pelo TOTVS Manutenção.