Implementação do adapter de integração via Mensagem Única TOTVS do cadastro de Meios de Pagamento  com o PDV Protheus. Os meios de pagamento serão cadastrados no BackOffice | Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Cadastros | Estoque, Compras e Faturamento| Mais | Tabelas Auxiliares | Meios de Pagamento.
As inclusões, alterações e exclusões serão realizados somente no BackOffice RM.

Fórmula Visual: 

Visando facilitar a sincronização das bases de dados RM e PDV foi desenvolvida uma atividade de fórmula visual que se responsabiliza por, a partir de alguns parâmetros, obter os dados necessários e solicitar o envio da Mensagem Única TOTVS Warehouse_1.000.
Para sincronizar o cadastro será necessário importar a fórmula visual que encontra-se disponível na pasta “Fórmulas Visuais”, interna à pasta “ObjetosGerencias” no ambiente instalado do sistema. Acessar Backoffice | Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Gestão | Fórmula Visual | Fórmula Visual | Processos | Importação de Fórmula Visual. Ao importar a fórmula visual deverá ser marcado para cada fórmula o parâmetro “Importar Gatilho”.  
Tabelas Utilizadas: TFORMAPAGTO – Meio de Pagamento

Entidades de Integração:

- DataServer de Gatilho: MovFormaPagtoData
- TransformaçãoId: PAYMENTMETHODVersão: 1.000
- SourceCode (Evento)GUID: ac6342d3-d879-4d02-9654-7bcbed6ae0eb - Nome: PaymentMethod_1_000
- Fórmula Visual: 
   07.PDV.FormaDePagamento.TotvsWF  -  07.Sincronização de Forma de Pagamento.TotvsWF

Integridade de registros entre RM e Protheus

A base Protheus possui carga com formas de pagamento padrão (obrigatoriamente constam na base de dados). Deve-se efetuar o cadastro destas Formas de Pagamento no RM respeitando o mesmo código do Protheus para viabilizar a integração de registros que utilizem estas como parâmetro. A lista de forma de pagamentos padrão no Protheus que devem ser cadastradas no RM com o mesmo código de descrição são:

Código Descrição
BOL    BOLETO BANCÁRIO
CCCARTÃO DE CREDITO 
CD     CARTÃO DE DEBITO AUTOMÁTICO 
CH     CHEQUE
CO     CONVENIO
CR     CREDITO
DC     DEBITO EM CONTA CORRENTE
FIFINANCIADO
FID    FIDELIDADE
R$ DINHEIRO CX
VA     VALES
VPVALE PRESENTE

Caso hajam outras formas de pagamento já cadastradas no Protheus as mesmas também deverão ser incluídas no BackOffice RM com mesmos códigos.

Compartilhamento de registros por Coligada e Filial 

O registo no BackOffice RM não considera a Filial como parte da Chave e existe a restrição na Mensagem Única TOTVS para envio do 'CompanyInternalId' completo (Coligada + Filial). É necessário que o sistema destinatário possua este cadastro exclusivo por Coligada e compartilhado por Filial. Em resumo, o sistema de destino não deve considerar a informação de Filial enviada, pois caso no BackOffice RM este campo esteja nulo será enviada a Filial do contexto de integração, que e a primeira filial da empresa disponível na tabela De-Para. 
Em relação ao Protheus deve seguir o seguinte compartilhamento: 

  • Empresa:  Exclusivo
  • Unidade:  Deve ser equivalente à entidade relacionada no De-Para de integração (Empresa ou filial)
  • Filial:  Compartilhado

Restrições e Ponto de Atenção

Formas de Pagamentos Padrão Protheus: visto que a base Protheus possui carga com formas de pagamento padrão (obrigatoriamente constam na base de dados) estes registros não poderão ser alterados e excluídos, sendo adotadas as seguintes ações abaixo:
Alteração! ao alterar uma forma de pagamento no RM, o Protheus realizará a alteração no cadastro. Caso a alteração seja em uma forma de pagamento padrão do Protheus, a alteração será aplicada no RM e será enviada uma mensagem de alteração para o Protheus, porém o registro não será atualizado por ser um registro padrão. A alteração será aplicada apenas no RM.

Inativação: 

  1. Ao inativar uma forma de pagamento no RM e a mesma não for uma forma de pagamento padrão do Protheus, serão excluídos o registro no cadastro do Protheus e na tabela De-Para.
  2. Caso seja uma forma de pagamento que pertence aos cadastros padrões do Protheus, será excluído apenas o registro da tabela De-Para.

Exclusão: após a exclusão da Forma de Pagamento no RM o registro será excluído no Protheus. Caso seja uma forma de pagamento padrão do Protheus a exclusão será realizada apenas no RM e no Protheus será realizada exclusão da tabela De-Para.

Cadastro de Condição de Pagamento: visto que o PDV envia ao RM o parcelamento definido (meio de pagamento) não será necessário integrar a condição de pagamento e esta informação também não deverá ser enviada na mensagem de Cupom Fiscal.