O Recebimento NF-e Automático permite a importação automática das notas fiscais eletrônicas, através do processo do TOTVS Colaboração 2.0.
Assim que o XML é processado, através do Serviço Totvs Colaboração Consulta o movimento é incluído.
O atual processo responsável pelo recebimento da NF-e, exige a intervenção manual do usuário para resolver alguns conflitos, tais como, tradução dos produtos, seleção da natureza de operação, entre outros.
A fim de simplificar este processo, foi implementado o recebimento automático da NF-e, o qual será capaz de solucionar todas estas questões, mediante uma prévia configuração, sendo que todas as validações/consistências executadas na criação manual do movimento serão também executadas no recebimento e criação automática da NF-e.
O Recebimento Automático da NF-e está disponível apenas para o TOTVS Colaboração 2.0, mas as melhorias de performance e na usabilidade das telas também estão disponíveis para o TOTVS Colaboração 1.0.
Para correto funcionamento da rotina de Recebimento Automático das NF-e é necessário que sejam executadas algumas parametrizações, que são:

  • Tipo de Movimento para Recebimento Automático de NF-e;
  • Natureza Fiscal e Natureza Inversa;
  • Código do Produto no Fornecedor;
  • Unidade de Medida do Produto no Fornecedor.

No processo de Recebimento Automático de NFe é necessário executar os seguintes procedimentos:

  • Importação de Arquivos XML,
  • e Serviço de Consulta de Arquivos XML.

O Serviço Totvs Colaboração Consulta é um Job responsável por validar o arquivo XML do documento enviado, de acordo com o tipo de documento em questão (CT-e, NF-e, NFS-e, etc.), através da chamada do serviço especifico para cada um deles.
No caso do recebimento o sistema irá executar a 'Fórmula do Tipo de Movimento para Recebimento Automático de NFe' comparando-a com os dados do XML para verificar qual o tipo de movimento a ser utilizado na entrada automática da NF-e.
Após encontrar o tipo de movimento a ser incluído o sistema passará à Tradução dos Dados do Arquivo XML.
Caso através dessa fórmula para algum XML não seja possível definir o seu tipo de movimento esse XML será criado na base de dados com o status 'Inconsistente'.
Para verificar o erro ocorrido, basta um duplo clique no registro para que seja exibido o seu Log onde o problema será demonstrado.
Quando o arquivo está Inconsistente, é necessário corrigir a causa do erro para poder tentar incluí-lo no sistema.
Após a correção do erro basta alterar o seu status para 'Pendente', através do processo Alterar Status do Arquivo e o Job tentará recebê-lo automaticamente novamente em sua próxima execução.
Caso opte por não acertar o erro e receber o XML manualmente, o registro 'Inconsistente' deverá ser manualmente excluído da tela de "Importação de Arquivo XML".
Depois de efetuar a tradução dos dados do XML o sistema verifica se há informação do Número do Pedido no Fornecedor.
Assim, caso a tag xPed (Número do Pedido no Fornecedor) do XML esteja preenchida e exista na base de dados um pedido correspondente, o mesmo será selecionado, para realização do faturamento.
Caso contrário, o sistema buscará por um pedido de compra com status pendente, emitido para o CNPJ do fornecedor e que seja um 'espelho' da NF-e em questão para realizar o faturamento.
Se, de acordo com a regra acima, o sistema identificar mais de um registro, nenhum pedido será selecionado.
Após verificar se o Número do Pedido no Fornecedor consta do XML o sistema irá identificar o Tipo de Recebimento NF-e a ser praticado para cada NF-e, pois dependendo do tipo o comportamento na inclusão é diferente.
Para isso o sistema irá verificar se o emitente da mesma consta na tabela Definições de Cli/For - Importação de Arquivo XML e em caso positivo será utilizado o tipo de recebimento ali definido.
Caso o emitente não conste nessa tabela o sistema irá utilizar o Tipo de Recebimento definido para a filial para a qual a NF-e foi emitida.
Quando o tipo de recebimento é Inclusão Direta - status não processado ou Tipo de Recebimento de NF-e: Recebimento de pedido ou inclusão direta - status não processado ao incluir automaticamente o movimento, o status do mesmo ficará como Não processado e não serão geradas rotinas como financeiro, contábil e aprovação por workflow.
Assim o usuário será obrigado a conferir o movimentos incluídos automaticamente. Para alterar o status e gerar as rotinas basta executar o processo Processar Movimento.