Itens responsáveis por configurar os parâmetros dos processos de Matrícula do aluno no curso, Período letivo e Disciplinas. Composto por 9 etapas de configuração.

Geral 1/2

Etapa 1 – Parâmetros gerais da matrícula;

Geral 2/2

Etapa 2 – Parâmetros gerais da matrícula;

Movimento 1/4

Etapa 3 – Movimentação de matrícula;

Movimento 2/4

Etapa 4 – Movimentação de matrícula;

Movimento 3/4

Etapa responsável por algumas configurações da matrícula em lista de espera e prioridade.

Matricular em lista de espera caso as vagas estejam esgotas

Disponível apenas para o Ensino Superior, este parâmetro é responsável por dizer ao sistema se esgotar as vagas na turma/disciplina o aluno irá para lista de espera. A lista de espera consiste em uma situação de matrícula que é atribuído ao aluno caso não haja mais vagas para a turma/disciplina. Somente será possível habilitar este parâmetro se informar uma situação de matrícula que indica lista de espera.

Importante

A lista de espera apenas poderá ser utilizada no esgotamento de vagas da turma/disciplina e nunca para a turma, ou seja, o controle de lista de espera dos alunos é feita apenas quando a matriz curricular do aluno estiver parametrizada com o controle de vagas por disciplina da turma.

Bloquear matrícula em lista de espera para disciplinas com Correquisito não cumprido

A partir das versões 12.1.31.264, 12.1.32.209, 12.1.33.133 e 12.1.34 o parâmetro Boquear matrícula em lista de espera para disciplinas com Correquisito não concluído passa a chamar Bloquear matrícula em lista de espera para disciplina com correquisito não cumprido.

Somente será habilitado para seleção caso o parâmetro: Matricular em lista de espera caso as vagas estejam esgotadas estiver habilitado, então se a matrícula em lista de espera estiver ativa, a disciplina em questão possua correquisito não cumprido e não possua vagas na turma/disciplina, o sistema bloqueia a execução do processo de matrícula informando que não há vagas e que a disciplina possui correquisito, caso o parâmetro esteja marcado.

Se a turma/disciplina selecionada não pertencer a matriz do aluno, será verificado se possui uma equivalência, caso possua, o sistema irá verificar os requisitos da disciplina equivalente da matriz do aluno, e caso tenha um requisito do tipo correquisito a matricula será bloqueada.

Vale ressaltar que mesmo não tendo cumprido o correquisito a matrícula em lista de espera será efetuada, porém ao tentar alterar a situação de matrícula deste aluno para uma que indica que é uma disciplina em curso, o sistema irá bloquear por não ter cumprido o correquisito. Por outro lado, se ele estiver desmarcado o sistema irá permitir a matrícula da disciplina em lista de espera.

Validações para utilização deste parâmetro

    • Caso o sistema esteja parametrizado para considerar a matriz do aluno para requisitos, o sistema verifica se a disciplina vinculada a turma/disciplina selecionada durante o processo de matricula possui requisitos e que a mesma seja do tipo correquisito.
    • É verificado também se a disciplina em questão possui requisitos no currículo individual do aluno do tipo correquisito.
    • Se a turma/disciplina selecionada não pertencer a matriz do aluno, é verificado se possui uma equivalência, caso possua, o sistema verifica os requisitos da disciplina equivalente da matriz do aluno, e caso tenha um requisito do tipo correquisito a matricula é bloqueada.
    • Se o sistema não estiver parametrizado para considerar a matriz do aluno, será considerada a parametrização dos requisitos de acordo com a grade da matriz vinculada a turma/disciplina.
    • Independente dos cenários citados, a disciplina possuindo requisito do tipo correquisito a matricula é bloqueada e apresentada a mensagem de "Não há vagas na turma informada. Disciplina com correquisito".

O parâmetro: "Desconsiderar pré-co-requisito na montagem da sugestão de turmas/disciplinas" deverá estar habilitado, para que o sistema carregue as disciplinas com pré-requisitos.

Movimento 4/4

Etapa 6 – Movimentação de matrícula.

Trancamento do curso

  • Trancar o curso no 1º período: permite que o aluno possa trancar o curso no primeiro período.
  • Nº de períodos trancados: número de períodos seguidos que o aluno pode ficar com o curso trancado.
  • Nº de trancamentos: número de vezes que o aluno pode trancar o curso.


Para que o cálculo de número de períodos trancados seja feito corretamente é necessário que a sequência de períodos letivos cursados pelo aluno esteja correta. Essa sequência é montada através do campo de período letivo anterior no cadastro de período letivo. Também é necessário que o período letivo corrente esteja parametrizado corretamente.


Sugestão de Disciplinas 1/2

Etapa 7 – Sugestão de disciplinas

Sugestão de Disciplinas 2/2

Etapa 8 – Sugestão de disciplinas

Fórmulas Visuais

Etapa 9 – Fórmulas visuais

Fórmulas Visuais

  • Sem rótulos