Objetivo: Permitir ao usuário visualizar e comparar os valores captados existentes no PIMS com valores recebidos do ERP via Interface de Despesas Gerais para uma dada Unidade Administrativa, Centro de Custo e Conta de Custo. Posteriormente o usuário poderá escolher quais dados ele deseja conciliar com objetivo de zerar este valor quando for realizado a Contabilização de Retorno de Custo ao ERP.

Menu: Processamentos > Processamento Custos > Conciliação de Custos

Entrada de Menu: CSTP0081


Filtros obrigatórios:

  • Período: Mês/Ano a ser conciliado. A Captação de Entrada deve estar processada para o Mês/Ano a ser conciliado.
  • Situação da Conciliação: Situação em que se encontra a Conciliação enviada. "Ambos" como padrão.
    • Conciliados: Trará dados já conciliados. Quando não houver Conciliação de Custos não trará resultados.
    • Não Conciliados: Trará dados não conciliados quando já houver Conciliação anterior. Sempre trará resultados quando não houver Conciliação de Custos.
    • Ambos: Ambas as Situações.
  • Unidade Administrativa: Unidade Administrativa a ser filtrada. Somente é possível informar as Unidades Administrativas em que o usuário tenha direito de acesso. É possível filtrar mais de uma Unidade Administrativa ao mesmo tempo separando os códigos das unidades por ";" (ponto e vírgula), ou selecionando na caixa de seleção mais de uma unidade administrativa. 


Dados:

  • Unidade Administrativa: Código e Descrição da Unidade Administrativa.
  • Centro de Custo: Código e Descrição do Centro de Custo.
  • Conta de Custo: Código e Descrição da Conta de Custo.
  • Valor PIMS: Valor total vindo do PIMS.
  • Valor ERP: Valor total vindo do ERP.
  • Diferença: Diferença do Valor PIMS pelo Valor ERP.
  • Situação da Conciliação: Representa se aquele dado foi conciliado. Caso o mesmo seja marcado, representará que aquela linha deverá ser conciliada.
  • Status:
    • Se o valor da diferença for maior que o definido no parâmetro Valor máximo para Conciliação de Custo do Grupo de Configurações 14 - Orçamentos e Custos será exibida a mensagem: "Diferença ultrapassou o valor máximo parametrizado".
    • Se o custo já estiver processado para o mês selecionado será exibida a mensagem: "Custo processado para o período".
    • Se houver valores já conciliados será exibida a mensagem: "Valor já conciliado".


Demais funcionalidades:

  • Aplicar: Executa a consulta de acordo com os filtros informados.
    • Caso não haja Conciliação de Custos anterior realizada para aquele intervalo serão trazidos dados para comparação entre:
      • PIMS - serão recuperados da Captação de Entrada de Custos quando as origens forem:
        • HI - Aplicação de Insumos.
        • MA - Materiais Abastecimento.
        • ML - Materiais Lubrificantes.
        • MP - Materiais Ordem de Serviço.
        • PS - Pagamento de Serviços.
        • RL - Rateio a Locais. 
      • ERP - serão recuperados via Interface de Despesas Gerais.
    • Caso haja Conciliação de Custos realizada para aquele intervalo, os dados serão recuperados da Conciliação de Custos realizada anteriormente. Para cada dado que já foi previamente conciliado, em consulta posterior, o mesmo será recuperado com a Situação da Conciliação marcada e linha desabilitada.
  • Enviar: Envia os dados consultados. Será salvo os dados consultados na Conciliação de Custo, gravando a Situação da Conciliação marcada pelo usuário. Para as linhas marcadas será inserida na Captação de Entrada de Custos a diferença para aquela Unidade Administrativa, Centro de Custo e Conta de Custo para a Origem:
    • RL - Rateio a Locais: Caso houver para o Centro de Custo uma Base de Rateio a Locais válida.*
    • CN - Conciliação de Custos: Caso não houver para o Centro de Custo uma Base de Rateio a Locais válida.
  • Limpar: Limpa os filtros informados.
  • Ocultar Filtros: Oculta os filtros da tela.
  • Mostrar Filtros: Mostra os filtros na tela.
  • Marcar Todos: Altera a Situação da Conciliação como marcada de todas as linhas, exceto as linhas desabilitadas.
  • Desmarcar Todos: Altera a Situação da Conciliação como desmarcada de todas as linhas, exceto as linhas desabilitadas.

*Base de Rateio a Locais válida: refere-se a uma Base de rateio a Locais de Produção, vigente para o período de captação/processamento de custo e possuindo como origem vigente no período o Centro de Custo do tipo produtivo captado nas diferentes origens.


Demais Validações:

  • Caso o valor da coluna Diferença ultrapasse o valor máximo definido no Parâmetro de Configurações Gerais Valor máximo para Conciliação de Custo do Grupo de Configurações 14 - Orçamentos e Custos, a linha ficará em coloração vermelha e não será permitido efetuar conciliação desse registro especificamente.
  • Caso o custo já esteja fechado para Unidade Administrativa, o usuário não irá conseguir conciliar, apenas consultar.