Árvore de páginas

Tempo aproximado para leitura: 10 min

01. DADOS GERAIS

Linha de Produto:Protheus
Segmento:Manufatura
Módulo:SIGAMNT - Manutenção de Ativos e Gestão de Frotas
Função:MNTA435 - Retorno Mod. 2
Issue:DNG-1865
Versão/Release:12.1.17 e superiores.


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Para otimizar a gestão de aplicação de insumos previstos em ordens de serviço pela rotina Retorno Mod. 2 (MNTA435), foram requisitadas melhorias quanto a identificações de insumos previstos ainda não aplicados, parcialmente aplicados e já aplicados. Foram também requisitados filtros para que o usuário consiga mapear dentre diversos insumos previstos quais são ainda necessários naquela ordem de serviço ou aqueles que ainda precisam ser destinados.

03. SOLUÇÃO

Conforme a situação apresentada, fora desenvolvido no módulo de Manutenção de Ativos - SIGAMNT, na rotina Retorno Mod. 2 (MNTA435), melhorias na gestão de aplicações de insumos previstos, são elas:

  1. Novo grupo de legendas em Legenda das Ordens de Serviço, denominado Insumos:

    1. Não aplicado: insumos que ainda não foram aplicados durante o ciclo de execução da O.S., representado pela cor Verde ;
    2. Parcialmente aplicado: insumos não aplicados em sua totalidade. Por exemplo, foram previstas 4 unidades do produto de código "PRD4051", porém no ciclo de execução da O.S. foram aplicados apenas duas unidades até aquele momento, a linha do insumo correspondente no quadro vai estar indicado com a cor Laranja ;
    3. Totalmente aplicado: insumo aplicado em sua totalidade no ciclo de execução da O.S., indicado com a cor Azul .

  2. Otimização no carregamento de ordens de serviço, garantindo maior agilidade na apresentação das ordens de serviço.

  3. Filtros no quadro de insumos previstos para apresenta-los conforme ordem desejada pelo usuário. Caracterizado por caixas de seleção, o usuário pode selecionar três classificações que correspondem a legenda implementada, desta forma o sistema realiza os filtros apresentando os insumos previstos correspondentes.

  4. Ordenação dos insumos previstos conforme status de aplicação. A ordenação no quadro de insumos previstos será realizada seguindo sempre a ordem Verde-Laranja-Azul.


  1. No Manutenção de Ativos (SIGAMNT), acesse Atualizações\ Controle de Oficina\ Ordens de Serviço\ Corretiva (MNTA420).
    1. Incluir uma ou mais ordens de serviço como liberadas e com insumos previstos para posterior análise no quadro de insumos.
  2. Confira os dados informados e Confirme.
  3. Acesse Atualizações\ Controle de Oficina\ Retorno de O.S.\ Retorno Mod. 2 (MNTA435).
    1. Realize o filtro para que as ordens de serviço sejam apresentadas na listagem.
  4. Ainda na rotina clique em Legenda das Ordens de Serviço, representada pelo seguinte ícone ;
  5. Verifique que é apresentado o novo grupo de indicadores Insumos, com as três legendas correspondentes.
  6. Clique em fechar a legenda;
  7. Voltando a interface com a relação das ordens de serviço, selecione com o cursor a o.s. anteriormente incluída.
  8. Caso não tenha realizado aplicação de nenhum insumo previsto na ordem de serviço anteriormente, todos devem aparecer com a legenda em Verde.
  9. Realize a aplicação de um insumo de forma parcial, salve a aplicação clicando no ícone Salvar e verifique que o insumo é apresentado com a legenda de cor Laranja;
  10. Para outro insumo, informe sua aplicação total e verifique que a legenda apresentada será de cor Azul após clicar no ícone Salvar.
  11. Verifique os dados informados e confirme.


04. DEMAIS INFORMAÇÕES


A chave para determinar as legendas para cada insumo previsto corresponde a TAREFA + TIPO INSUMO + CÓDIGO + QNTD. APLICADA, ou seja, para determinar o status de aplicação do insumo correspondente o mesmo deve obedecer a quantidade aplicada em cada tarefa reportada.

Por exemplo, para a tarefa " T01 " foram previstos 10 unidades do produto " PRD01 " e para a tarefa " T02 " foram previstos 5 unidades do mesmo produto. Caso se realize a aplicação de 10 unidades do insumo para a tarefa " T02 " somente a linha indicada do insumo para esta tarefa vai estar com a legenda de cor Azul , a linha que indica a tarefa " T01 " ainda continua com a legenda de cor Verde . Caso haja uma realocação da quantidade, onde 5 unidades vão para a tarefa " T01 " e 5 unidades permaneçam na tarefa " T02 ", a linha correspondente a primeira tarefa assume a legenda de cor Laranja  e linha correspondente a tarefa " T02 " continua com o status de totalmente aplicado, cor Azul .


IMPORTANTE!

É importante destacar que o processo apresentado no passo a passo descreve a utilização e aplicação manual dos insumos previstos e realizados, porém as legendas são apresentadas mesmo que haja aplicações automáticas de insumos por documentos de entradas, relacionados há Solicitações Armazém e/ou Solicitações de Compra.