<span style="color: #333333"><strong>Dados Contábeis do Encargo</strong></span>
Os dados contábeis são informações que serão considerados pelo RM Saldus para contabilização dos encargos. Haverá a possibilidade de montar o plano de contas selecionando os grupos e integração cadastrados previamente nas Tabelas Dinâmicas.
 
A Conta Contábil - Grupo conta débito é um agrupador de encargos utilizado para contabilização. Este grupo tem como objetivo facilitar a montagem do plano de contas no RM Labore, evitando que o usuário tenha que criar um item no plano de contas para cada encargo. Os grupos devem ser criados (veja abaixo onde cadastrá-los) de acordo com o nível de detalhamento que a contabilidade exige, ou seja, encargos que tenham o mesmo destino na contabilidade provavelmente usarão o mesmo grupo de conta.
Referência:
Tabela: PENCARGO
Campo: CONTADEBITO
Onde cadastrar: Cadastros de Tabelas Dinâmicas - Código GRPCONT
 
Como normalmente se contabiliza os valores creditando em uma conta e debitando em outra, é necessário indicar um grupo de conta para débito e outro para crédito, bem como indicar se existe integração contábil e integração contábil por funcionário para cada caso.
A Conta Contábil - Grupo conta crédito, portanto, é idêntica ao grupo de conta débito exceto o fato de ser destinada ao crédito.
Referência:
Tabela: PENCARGO
Campo: CONTACREDITO
Onde cadastrar: Cadastros de Tabelas Dinâmicas - Código GRPCONT
 
Quando o encargo tem o campo "Tem integração contábil" marcado significa que será utilizado o grupo de conta débito mais o código de integração atribuído à seção ou ao centro de custo do funcionário para determinar a conta contábil correta no plano de contas.
Observação:
Este parâmetro tem a mesma funcionalidade para todas as contas.
 
Quando o encargo tem o campo "Tem integração por funcionário" marcado, significa que o sistema agregará ao grupo de conta débito o código de integração por funcionário do cadastro do funcionário para determinar a conta no plano de contas. Os campos "integração contábil" e "integração por funcionário" são independentes entre si, portanto, se o campo "tem integração contábil" também estiver marcado então a procura no plano de contas será por: grupo de conta débito + código integração + código integração por funcionário.
Observação:
Este parâmetro tem a mesma funcionalidade para todas as contas.
 
A Contabilização parcial indica que será utilizado somente a contabilização do crédito ou do débito, a parte ausente será contabilizada posteriormente de uma outra forma. Quando este campo não está marcado, obrigatoriamente deve-se informar os grupos de crédito e débito.
 
A Conta Gerencial - Grupo conta débito também é um agrupador de encargos utilizado para contabilização. Este grupo tem como  objetivo facilitar a montagem do plano de contas no RM Labore, evitando que o usuário tenha que criar um item no plano de contas para cada encargo. Os grupos devem ser criados (veja abaixo onde cadastrá-los) de acordo com o nível de detalhamento que a contabilidade exige, ou seja, encargos que tenham o mesmo destino na contabilidade provavelmente usarão o mesmo grupo de conta.
Referência:
Tabela: PENCARGO
Campo: CGDEBITO
Onde cadastrar: Cadastros de Tabelas Dinâmicas - Código GRPGER
 
Como normalmente se contabiliza os valores creditando em uma conta e debitando em outra, é necessário indicar um grupo de conta para débito e outro para crédito, bem como indicar se existe integração contábil e integração contábil por funcionário para cada caso.
A Conta Gerencial - Grupo conta crédito, portanto, é idêntica ao grupo de conta débito exceto o fato de ser destinada ao crédito.
Referência:
Tabela: PENCARGO
Campo: CGCREDITO
Onde cadastrar: Cadastros de Tabelas Dinâmicas - Código GRPGER
 
O histórico padrão será obrigatório de acordo com a parametrização do RM Saldus e a informação será a referência do histórico-padrão cadastrado no sistema de contabilidade.
 
A Fórmula para Complemento de Histórico será ADICIONADA ao Complemento do Histórico Padrão.
Observação:
O uso da fórmula para complemento de histórico não elimina o conteúdo existente no complemento de histórico e, sim, acrescenta informação.
 
Exemplo:
Complemento de Histórico: Contabilização ref ao mês:
Fórmula para Complemento de Histórico: MES (fórmula retorna o Mês competência atual) . Ao contabilizar este evento ou encargo o Complemento de histórico gerado será: Contabilização ref ao mês: 02 (sendo o mês usado no exemplo o Mês de Fevereiro).
 
Observação:
01 - Entre os campos Complemento do Histórico e a Fórmula do Complemento do Histórico será acrescentado, no lançamento contábil, um espaço em branco para separar as informações entre estes dois campos.
02 - Informando uma fórmula com a variável PAR serão levados para o complemento do histórico do lançamento contábil o mês, o ano e o(s) período(s) da competência que está sendo gerado o lote.
O retorno da variável PAR assume dois formatos:
Formato 1 - Quando for(em) selecionado(s) período(s) específico(s) na competência:
MM-AAAA-P, onde:
MM = Mês da competência
AAAA = Ano da competência
P = Período(s) [quando houver mais de um período, aparecem separados por vírgula]
Exemplo: 01-2011-1,2 onde
01 = Janeiro
2011 = Ano de 2011
1,2 = Períodos 1 e 2
Formato 2 - Quando NÃO for(em) selecionado(s) período(s) específico(s) na competência:
MM-AAAA, onde:
MM = Mês da competência
AAAA = Ano da competência
Exemplo: 12-2011 onde:
12 = Dezembro
2011 = Ano de 2011
Atenção:
O retorno da variável PAR na contabilização é sempre STRING, e os valores de Mês, Ano e Período(s) da competência são separados por hífen .
 

Informações Complementares



Encargos