Árvore de páginas

Nota Técnica - 2018/002 - Consumo indevido.

Linha de Produto:

TSS

Segmento:

Protheus

Módulo:

NFe

Função:

autoNfeBusiness.prw

sped_wscnfesbra.prw

SPEDNFE.PRX

Situação/Requisito:

Codificação - TSS 12.1.17 - Nota Técnica - 2018/002 - Consumo indevido.

Solução/Implementação:

No intuito de evitar o possível bloqueio do CNPJ do contribuinte na SEFAZ, o TSS realizara auxilio no controle de acessos aos serviços previstos pela Nota Técnica em questão.

Motivo:

Atualmente, várias UF's autorizadoras de documentos fiscais eletrônicos estão tendo seus serviços utilizados de forma indevida por alguns contribuintes. Esse uso indevido pode comprometer a estabilidade dos Web Services e resultar na saturação dos recursos, deixando o ambiente autorizador inoperante, podendo também ser interpretadas como ataques aos recursos de processamento, rede e armazenamento.

Portanto, para preservar os sistemas autorizadores, observado um comportamento indevido da aplicação de alguma empresa no consumo dos diversos Web Services, a SEFAZ autorizadora, a seu critério, poderá implantar as regras de validação de Consumo Indevido.

O contribuinte que estiver utilizando indevidamente os sistemas poderá sofrer as penalidades definidas na legislação de cada UF.


Regras para efeito de penalidades por serviço:

Serviço de Web ServiceNº TentativasTempo Penalidade
Autorização          30             1 hora
Eventos          20             1 hora
Inutilização          20               1 hora
Consulta Protocolo            5             1 hora  
Consulta Lote          40             1 hora

Outros Serviços

          40             1 hora
  • O Web Service de Consulta Protocolo só esta sendo controlado no tocante a Consumo Indevido pelo estado de São Paulo até esta data 13/09/2019, e apesar da Nota Técnica especificar 10 tentativas em 1 hora, para este estado o limite esta em 5 tentativas em 1 hora, sendo assim a rotina de controle de consumo indevido do TSS tratara todas as unidades da federação limitando este serviço, pelo numero maximo de 5 tentativas.

Exemplos:

O Monitor Faixa, apresentara duas novas abas, sendo elas Observação e Tentativas, que apresentaram a observação caso haja bloqueio e o numero de tentativas de transmissão(consumo de serviço da SEFAZ, como por exemplo: CONSULTACHAVE) caso ocorra erro.

Caso exceda o limite de consultas por exemplo, será retornado o estado da última consulta realizada para aquela nota.


Para o correto funcionamento desta implementação é imprescindível que seja aplicado o pacote do TSS da despedição continua:

Link para download da expedição contínua TSS: https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=525011807.

Versão/Release:

12.1.23