Páginas filhas
  • Manual de Configuração de Outros Perfis de Usuário no Portal Agrícola

Tempo aproximado para leitura: 40 min

ÍNDICE

  1. Visão Geral
  2. Configuração
    1. Alteração do Arquivo de Aplicação
    2. Adição de Datasource referente aos Novos Temas
    3. Configurações das origens
    4. Associação dos Usuários do Portal Agrícola
    5. Configuração da Consulta com Origens diferentes
    6. Exibição do filtro Origens na consulta.
  3. Parâmetros Utilizados
    1. Configuração do Parâmetro
  4. Tela dos Parâmetros
  5. Tabelas Utilizadas

01. VISÃO GERAL

Atualmente o Portal Agrícola conta apenas com a visualização de consultas relativas ao Pagamento de Fornecedores. Está configuração visa a flexibilização do mesmo como plataforma de forma que suas consultas abranjam outros temas.

02. CONFIGURAÇÃO

Os caminhos dos arquivos apresentados nos tópicos abaixo dependem de onde está configurado o JBoss do Portal Agrícola.

a - Alteração do arquivo de aplicação

Neste tópico iremos alterar o arquivo myapp.properties adicionando uma nova linha contendo o nomes dos datasources de cada tema que o Portal Agrícola passará a recuperar.

Observação: O nome do datasource deve ser o mesmo que estiver entre a tag <jndi-name>NOME</jndi-name> do arquivo de configuração de cada tema apresentado no tópico abaixo.


O primeiro passo é navegar até onde está salvo o arquivo PIMSServer.ear na pasta do JBoss, segue exemplo abaixo:

C:\jboss-portal\server\default\deploy


Ao encontrar o arquivo PIMSServer.ear, com o botão direito do mouse será necessário abrir o arquivo compactado, conforme abaixo:


Após abrir o arquivo compactado, iremos navegar até encontrar o arquivo myapp.properties e com o botão direito do mouse iremos em Editar. Abaixo segue o caminho onde se encontra o arquivo comentado:

C:\jboss-portal\server\default\deploy\PIMSServer.ear\PortalAgricolaWebModule-12.1.6.war\WEB-INF\classes\bundles\portalagricola\


Ao abrir o bloco de notas para edição do arquivo, será necessário a adicionar a linha grifada abaixo. Contudo os nomes dos datasources será de acordo com os que o Portal Agrícola utilizar.


Após a configuração do datasources, para os clientes que já utilizam o Portal deixar a Tag jndi.pimscs.root com valor true. Caso seja implantação não utilizando o PIMSCS como padrão, configurar a tag com valor false.

b - Adição dos datasource referente aos novos temas

A primeira coisa a ser feita é a verificação no caminho abaixo se todos os datasources aplicados no tópico anterior estão criados, caso contrário, será necessário a criação dos que estão faltando.

C:\jboss-portal\server\default\deploy


Conforme visto ambos arquivos já estão criados, caso algum deles tivesse faltando seria necessário realizar as seguintes etapas:

  1. Criar o arquivo com o mesmo nome colocado no tópico anterior adicionando -oracle-ds.xml
  2. A configuração interna do arquivo deve seguir o padrão abaixo.


c - Configurações das origens.

No menu Configuração / Parâmetro, realizar a inclusão do Grupo com código 'ORIGEM', esse código será palavra chave para que o Portal possa ser configurado com múltiplas Origens.


Após a criação do Grupo ORIGEM podemos incluir as origens, para o exemplo faremos duas inclusões uma de PROPRIETARIO apontando informações vindas da base Multicultivo e outra vinda da base do PIMSCS


Como exemplo, explicaremos a configuração do parâmetro PROPRIETARIO. Listaremos os campos disponíveis e um breve detalhamento do mesmo:

  • Código: Código que será utilizado para realizar todos os relacionamentos.
  • Descrição: Descrição do parâmetro
  • Descrição Abreviada:Descrição Abreviada do parâmetro
  • Valor Padrão: Informar o mesmo valor com campo 'Código'
  • Valor: Neste campo deverá informar o atributo responsável pelo código principal dos relacionamentos incluindo os "apelidos" definidos na Configuração Parâmetro.
  • Tipo: Deixar com o tipo Caractere
  • Configuração Parâmetro: Neste campo deverá informar o SQL necessário para obter as informações de origens, obter através do sql os campos com apelidos correspondente (CODIGO, DESCRICAO, CPF_CNPJ, TELEFONE, ENDERECO, MUNIC, UF, ORIGEM). Para o campo CODIGO deverá ter algum prefixo(limitado a 4 caractere e na sua totalidade) que não se repetirá entre as origens seguido por um "-". Para o campo ORIGEM deverá conter o mesmo valor do campo 'Código' informado no inicio do cadastro. Para os casos específicos observar na imagem abaixo.
  • Data Source: Informar em qual DataSources será executado o SQL configurado.


d - Associação dos Usuários do Portal Agrícola

Neste momento realizaremos a configuração dos usuários disponíveis no Portal Agrícola com as demais Origens cadastradas. Para isso, abriremos o menu Básico / Usuário, selecionaremos o usuário a ser realizado a Associação, ao selecionar o usuário será aberto na guia abaixo dos Usuários, todas as Abas com a configuração do parâmetro Origem, para cada Origem cadastrada será criado uma aba de configuração contendo as informações da Query cadastrada no campo Configuração Parâmetro do Item C acima.

Abaixo temos o exemplo da configuração da Aba Fornecedores vinda padrão para clientes PIMSCS.


Neste exemplo temos os Proprietários configurados na Query do item C


Neste exemplo temos os Terceiros configurados na Query do item C


e - Configuração da Consulta com Origens diferentes.

Após as configurações nos itens anteriores, podemos realizar a configuração da consulta, neste momento temos uma consulta que irá acessar outro Banco de Dados, diferentemente da instalação do Portal Agrícola, e faremos o relacionamento de um filtro de uma origem cadastrado.


Realizamos a configuração da consulta relacionando o dataSource PIMSMCDS, com o objetivo de realizar o acesso no Banco de Dados do Multicultivo, campo foi adicionado abaixo do campo Comando SQL.

   


Após a criação da consulta, faremos o relacionamento da Origem PROPRIETARIO ao filtro que se encarregará de selecionar os proprietários associados no cadastro do usuário.



f - Exibição do filtro Origens na consulta.

Após todas as configurações, conseguiremos listar o filtro Origem conforme indicação na configuração. O exemplo a seguir foi configurado nos passos anteriores.


Para o usuário logado foram realizados as configurações Origem / Proprietário conforme na imagem abaixo:


Com todas as configurações realizadas, conseguimos utilizar as Origens das consultas relacionadas a outros DataSources.

03. Parâmetros Utilizados

Para realização da configuração das origens de usuários dentro do Portal Agrícola é necessário a criação de parâmetros específicos para cada relacionamento com o usuário. Abaixo tem um exemplo onde estão configuradas as origens de Proprietário e Terceiros.

GrupoDescriçãoParâmetroDescrição
ORIGEMConfigurações das origens de usuáriosPROPRIETARIOProprietário
ORIGEMConfigurações das origens de usuáriosTERCEIROSCódigo da chave de referência para relacionamento Usuário x Terceiros

Para cada parâmetro configurado, será criada uma origem referente ao mesmo onde será exibida uma tabela que será retornando informações referente ao Web service configurado no parâmetro


04. TELA DOS PARÂMETROS

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
INSERIRRealizar a inserção de um parâmetro novo sobre a consulta correspondente.
ALTERARRealizar a alteração de um parâmetro existente sobre a consulta correspondente.
DELETARRealizar a deleção de um parâmetro existente sobre a consulta correspondente.



05. TABELAS UTILIZADAS

CampoDescrição
CD_PARAMETROCódigo que será utilizado para realizar todos os relacionamentos.
DE_PARAMETRODescrição do parâmetro
VALOR_PADRAOInformar o mesmo valor com campo 'Código'
VALORNeste campo deverá informar o atributo responsável pelo código principal dos relacionamentos incluindo os "apelidos" definidos na Configuração Parâmetro.
TIPO_VALORDeixar com o tipo Caractere
DE_PARAMETRO_ABREVDescrição Abreviada do parâmetro
CONFIG_PARAMETRONeste campo deverá informar o SQL necessário para obter as informações de origens, obter através do sql os campos com apelidos correspondente (CODIGO, DESCRICAO, CPF_CNPJ, TELEFONE, ENDERECO, MUNIC, UF, ORIGEM). Para o campo CODIGO deverá ter algum prefixo(limitado a 4 caractere e na sua totalidade) que não se repetirá entre as origens seguido por um "-". Para o campo ORIGEM deverá conter o mesmo valor do campo 'Código' informado no inicio do cadastro. Para os casos específicos observar na imagem abaixo.
DATA_SOURCEInformar em qual DataSources será executado o SQL configurado.