Hardware Mínimo Recomendável

Esta é uma recomendação básica de hardware para utilização do Protheus. Caso necessite de uma avaliação mais detalhada, recomendamos acionar a equipe TIS (Totvs Infra Services): [email protected]


Banco de Dados10 usuários15 usuários20 usuários30 usuários50 usuários

Oracle Windows, Oracle LINUX, MSSQL Server, Informix Windows, Informix LINUX, Sybase Adaptive Server, DB2 Windows, DB2 Linux, (*)

Xeon 2.0 1X Dual Core L2 4,0 MB
2,0 GB RAM
Ultra 4 SCSI

Xeon 2.6 1X Dual Core L2 4,0 MB
2,0 GB RAM
Ultra 4 SCSI

Xeon 2.8 1X Dual Core L2 4,0 MB
3,0 GB RAM
Ultra 4 SCSI
Controladora com cache e bateria backup

Xeon 3.0 2X Dual Core L2 4,0 MB
4,0 GB RAM
HD SAS 15K
Controladora com cache e bateria backup

Xeon 3.0 2X Dual Core L2 4,0 MB
4,0 GB RAM
HD SAS 15K
Controladora com cache e bateria backup

Pentium D, 3,0 Ghz L2 4,0 MB
3,0 GB RAM
Ultra 4 SCSI

Postgree v7.11 ou acima
Windows e Linux

Pentium D, 3,0 Ghz L2 4,0 MB
2,0 GB RAM
Ultra 4 SCSI

Não recomendadoNão recomendadoNão recomendadoNão recomendadoNão recomendado

Banco de dados e aplicativo Classic e Express

Banco de dados e aplicativo Classic e ExpressBanco de dados e aplicativo Classic e ExpressBanco de dados e aplicativo Classic e ExpressBanco de dados (**) Classic e Express

Aplicativo Classic e Express


(*) Até 5 GB de dados, utilize 2 discos rígidos em paralelos para acesso simultâneos. Acima disso, utilize Disk Array (Raid 5 ou Raid 0 + 1) que tenha controladora com cache e bateria de backup.
(**) Servidor não possui capacidade para acrescentar processadores.
2x = Servidores com 2 (dois) processadores Xeon (Dual Core).
Pentium D - Para mais informações, consulte o site do fabricante www.intel.com


Recomendações

  • As configurações citadas tratam das necessidades mínimas e EXCLUSIVAS para utilização do Application Server e dos SGBDs (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) homologados. No entanto, diante da utilização de outros aplicativos, as necessidades deverão ser melhor dimensionadas.
  • Nessas configurações, não é considerada a utilização do Windows 2003 com Active Directory (ADS).
  • Acrescente a licença do Ads Server ou C-Tree Server para o gerenciamento do File Share quando estiver utilizando entre 30 e 150 usuários.
  • Em sites com mais de 250 usuários, utilize o Memory Files por meio do C-Tree Enterprise Server.
  • Ao utilizar os ambientes Call Center (SIGATMK) e Front Loja (SIGAFRT), do produto Microsiga Protheus, deve-se utilizar mais 10 MB de memória RAM por usuário no Servidor de Aplicação.
  • Para sites com mais de 50 usuários ou base de dados maior que 5 GB, entre em contato conosco pelo endereço http://www.totvs.com/customercenter.


Processador e Memória Física

  • Estação com processamento local ou em servidor: Intel Core 2 Duo com 2 GB RAM + memória recomendada para operação do Sistema Operacional.



Espaço em Disco

  • O Disco Rígido (HD - Hard Disk) deve ser adquirido em função das necessidades da empresa; ou seja, conforme o volume de dados.



Link de Comunicação

  • Linha privada (LP) de dados: 48 kbps para uma sessão.
  • Linha privada (LP) de dados: 15 kbps por sessão (utilize um Frame Relay puro), desde que esteja com mais de 5 usuários.
  • O tempo de resposta do site remoto deve ser inferior a 120 ms (tempo de resposta do comando Ping) em pacotes de 32 KB.
  • Utilize o WTS (Windows Terminal Server) com meta frame, caso o trecho seja realizado por meio de satélite ou tenha um tempo de latência muito elevado na comunicação remota.
  • Outros tipos de comunicação devem ser avaliados.




1.Caso o produto Microsiga Protheus® utilize integridade referencial (opção válida para Oracle, DB2 e MSSQL Server), deve-se considerar o sizing de 1 nível acima.

2.Para utilizar as ferramentas Painel de Gestão e Protheus Search, do produto Microsiga Protheus®, utilize a mesma configuração do servidor de aplicação para até 50 usuários (Pentium D, 3,0 GHz L2 4,0 MB, 3,0 GB RAM, Ultra 4 SCSI)

3.Para utilizar a ferramenta Indicadores DW Nativos, do produto Microsiga Protheus®, entre em contato conosco pelo endereço http://www.totvs.com/customercenter para obter especificações.



DEP (Data Execution Prevention)

DEP (Prevenção de Execução de Dados) é um conjunto de tecnologias de hardware e software, incluído no sistema operacional Microsoft Windows®, que efetua verificações adicionais na memória para ajudar a protegê-la contra explorações de código malicioso.
Quando em ação, seu comportamento é fechar o aplicativo, exibir uma mensagem ao usuário, alertando-o sobre o problema, fornecer ao usuário a opção de aprender mais sobre a DEP e desabilitá-la para o aplicativo que foi fechado.
O seguinte procedimento descreve como providenciar a configuração manualmente a DEP:
1. No Windows®, clique Start + Start Menu + Control Panel.
2. No Control Panel, clique System and Maintenance + System.
3. Em System, clique Advance System Settings.
4. Em System Properties, clique em Advanced.
5. Na área Performance, clique Settings.
6. Na janela Performance Options, clique em Data Execution Prevention.
7. Selecione Turn on DEP for all programs and services except those I select.
8. Clique Add e adicione o aplicativo que não deve ser executado com a DEP.
Exemplo: Application Server
9. Clique em Open.
Observe na janela Performance Options, que o aplicativo (Application Server) passa a ser apresentado na lista.
10. Clique Apply para confirmar a alteração das configurações.



Requisitos Mínimos de Software

Para informações sobre os sistemas operacionais homologados, acesse:
http://tdn.totvs.com/display/tec/Application+Server+-+Plataforma+homologada



Softwares Adicionais

Oracle® Java® Runtime Envionment (JRE) 1.7 ou superior para execução do instalador



Instalação Windows

O instalador para versões Windows® está disponível para download no site de suporte ao cliente da Totvs (https://suporte.totvs.com/download), Categoria: Instaladores, ou através de Mídias de DVD.

Para solicitar a mídia física basta entrar em contato com o CST – Depto de Mídias.

1. Para iniciar a instalação através do DVD vá até o diretório do DVD ou do Download e execute o arquivo TOTVS12.exe;

2. Selecione a linguagem do programa de instalação na janela a seguir:


3. Será visualizada a tela de apresentação a seguir, basta ler as informações e clicar em Próximo;


4. A próxima tela será a tela de Aceite de Contrato de Licença, este contrato deve ser lido com atenção e aceito ou não, conforme suas preferências.


4.1. Em caso de não concordar com o Contrato de Licença, não será possível prosseguir a instalação;

4.2. Para prosseguir, selecione a opção Eu concordo com este contrato de licença e clique em Próximo;


5. Em seguida será apresentada a tela para informar o diretório destino da instalação;


5.1. Se o diretório de instalação selecionado não existir, será exibida a janela a seguir confirmando a criação do diretório;


5.2. Se o diretório de instalação selecionado já existir, será exibida a janela a seguir informando que arquivos pré existentes poderão ser sobrescritos;


6. A próxima janela apresentará as opções de seleção de Tipo de Banco de Dados, Idioma e o País dos Arquivos de Dicionários de Dados;


6.1. As opções de Banco de Dados implicam em SQL (TOPCONNECT) ou Ctree (CtreeServer) e define o tipo de RPO (Repositório de Objetos) que será utilizado;

6.2. As opções de idioma implicam na seleção entre Português, Espanhol e Inglês e define a linguagem que será utilizada nos arquivos de Help do Sistema, Help Online e no arquivo de RPO, já definindo a seleção automática dos pacotes básicos na próxima janela, a Árvore de Seleção de Programas;

6.3. A opção de País define a origem dos arquivos da Base de Dados local (arquivos SXs), Help do Sistema e também faz parte da definição do tipo de RPO a ser utilizado.


7. A próxima janela será a Árvore de Seleção dos Programas a instalar, e oferece já uma seleção prévia de pacotes básicos, de acordo com as opções escolhidas na janela de Configurações anterior:


7.1. As opções pré-selecionadas podem ser alteradas conforme a necessidade de cada instalação;

7.2. Opções desabilitadas são condicionadas a compatibilidades de Sistema Operacional e opções selecionadas previamente.


8. Após a seleção dos pacotes, algumas janelas de configurações poderão ser apresentadas, dependendo dos pacotes selecionados;

8.1. Quando selecionada a opção de instalar o TOTVS | Application Server, será apresentada, a tela de configuração do serviço que será configurado no Windows®. Nesta tela poderão ser selecionados porta do servidor (valores aconselháveis, de 1025 a 65535), nome do serviço (sem espaços) e nome de exibição do serviço na aba Services do Windows®


9. Após todas as configurações acertadas, o processo de cópia dos arquivos será iniciado (este processo pode demorar dependendo das configurações da máquina de destino e a quantidade de pacotes selecionados);


10. Após a cópia de arquivos, será exibida a tela de criação de atalhos.


10.1. Nesta janela você poderá escolher o local de criação dos atalhos para o TOTVS | Application Server, TOTVS | SmartClient (somente quando estes softwares forem selecionados para instalação);


11. Após finalizada a configuração, será dado o início ao processo de configuração dos arquivos copiados;


11.1. Durante este processo, os arquivos compactados previamente copiados serão descompactados em seus devidos destinos;

11.2. Quando selecionado para instalação o TOTVS | Application Server, logo após início do serviço, será apresentada a tela do Protheus Wizard para configuração do serviço (utilize usuário Admin e senha em branco para efetuar o login).


12. Após a descompressão dos arquivos, o processo de instalação estará concluído, bastando clicar no botão Pronto para finalizar o instalador;


13. Para instalação dos componentes adicionais, por favor verificar o capítulo de instalação dos adicionais.



Instalação Linux

O instalador para versões Linux está disponível para download no site de suporte ao cliente da Totvs (https://suporte.totvs.com/download), Categoria: Instaladores, ou através de Mídias de DVD.

Para solicitar a mídia física basta entrar em contato com o CST – Depto de Mídias.


1. Para executar o instalador do TOTVS 12 no Linux, é necessário primeiramente estar em um ambiente gráfico do Linux e verificar se existem e qual a versão do Java Runtime Environment instalada. Será apresentado o resultado do comando com a versão do JRE, se instalado e na versão que atende aos requisitos mínimos para a instalação do TOTVS 12, pule para o passo 3.

# java –version
java version "1.8.0_45"
Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.8.0_45-b14)
Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 25.45-b02, mixed mode)

Se por acaso a seguinte mensagem for exibida, deve-se então realizar a instalação do java:

# java -version
bash: java: command not found


2. Se necessário instalar a versão do Java, deve-se primeiro verificar qual a distribuição do Sistema Operacional Linux que está sendo utilizado e, em seguida, realizar a instalação conforme a sua distribuição específica:

Utilize o gerenciador de pacotes de cada distribuição para realizar a instalação do pacote do java.
Caso seja necessário realizar a instalação do java de modo manual, realize o download dos pacotes .rpm no seguinte endereço, prestando atenção na arquitetura do Sistema Operacional de destino da instalação (RHEL e SLES utilizam pacotes do tipo rpm):

https://www.java.com/en/download/linux_manual.jsp

Em seguida, execute o comando, estando no mesmo diretório em que foi realizado o download do pacote:

Para instalação:

# rpm –ivh jre-<versão de download>.rpm

Para atualização de uma versão já instalada: #rpm –Uvh jre-<versão de download>.rpm

Após a instalação, será possível iniciar o instalador do TOTVS 12;


3. Para iniciar o instalador do TOTVS 12, vá até o diretório em que foi realizado o download dos arquivos de instalação ou o diretório aonde encontra-se montada a mídia de instalação e execute o seguinte comando:

# ./TOTVS12.sh


4. Será iniciado o instalador, selecione a linguagem do programa de instalação na janela a seguir:


5. Será visualizada a tela de apresentação a seguir, basta ler as informações e clicar em Próximo;


6. A próxima tela será a tela de Aceite de Contrato de Licença, este contrato deve ser lido com atenção e aceito ou não, conforme suas preferências.


6.1. Em caso de não concordar com o Contrato de Licença, não será possível prosseguir a instalação;

6.2. Para prosseguir, selecione a opção Eu concordo com este contrato de licença e clique em Próximo;


7. Em seguida será apresentada a tela para informar o diretório destino da instalação;


7.1. Se o diretório de instalação selecionado não existir, será exibida a janela a seguir confirmando a criação do diretório;


7.2. Se o diretório de instalação selecionado já existir, será exibida a janela a seguir informando que arquivos pré-existentes poderão ser sobrescritos;


8. A próxima janela apresentará as opções de seleção de Tipo de Banco de Dados, Idioma e o País dos Arquivos de Dicionários de Dados;


a. As opções de Banco de Dados implicam em SQL (TOPCONNECT) ou Ctree (CtreeServer) e define o tipo de RPO (Repositório de Objetos) que será utilizado;

b. As opções de idioma implicam na seleção entre Português, Espanhol e Inglês e define a linguagem que será utilizada nos arquivos de Help do Sistema, Help Online e no arquivo de RPO, já definindo a seleção automática dos pacotes básicos na próxima janela, a Árvore de Seleção de Programas;

c. A opção de País define a origem dos arquivos da Base de Dados local (arquivos SXs) e também faz parte da definição do tipo de RPO a ser utilizado.


9. A próxima janela será a Árvore de Seleção dos Programas a instalar, e oferece já uma seleção prévia de pacotes básicos, de acordo com as opções escolhidas na janela de Configurações anterior;

9.1. As opções pré-selecionadas podem ser alteradas conforme a necessidade de cada instalação;

9.2. Opções desabilitadas são condicionadas a compatibilidades de Sistema Operacional e opções selecionadas previamente.


10. Após a seleção dos pacotes, algumas janelas de configurações poderão ser apresentadas, dependendo dos pacotes selecionados;

10.1. Quando selecionada a opção de instalar o TOTVS | Application Server, será apresentada, a tela de configuração do serviço. Nesta tela poderá ser escolhido o valor da porta do servidor (valores aconselháveis, de 1025 a 65535);


11. Após todas as configurações acertadas, o processo de cópia dos arquivos será iniciado (este processo pode demorar dependendo das configurações da máquina de destino e a quantidade de pacotes selecionados);


12. Após finalizada a configuração, será dado o início ao processo de configuração dos arquivos copiados;


12.1. Durante este processo, os arquivos compactados previamente copiados serão descompactados em seus devidos destinos;

12.2. Quando selecionado para instalação o TOTVS | Application Server, logo após início do serviço, será apresentada a tela do Protheus Wizard para configuração do serviço (utilize usuário Admin e senha em branco para efetuar o login).


13. Após a descompressão dos arquivos, o processo de instalação estará concluído, bastando clicar no botão “Pronto” para finalizar o instalador;


14. Para instalação dos componentes adicionais, por favor verificar o capítulo de instalação dos adicionais.





Instalação MAC OS-X

O instalador para versões MAC OS-X (apenas Smartclient, o Application Server não está disponível para sistemas MAC OS-X) está disponível para download no site de suporte ao cliente da Totvs (https://suporte.totvs.com/download) Categoria: Instaladores, ou através de Mídias de DVD.

Para solicitar a mídia física basta entrar em contato com o CST – Depto de Mídias.

1. Para iniciar o instalador do TOTVS 12, vá até o diretório em que foi realizado o download dos arquivos de instalação ou o diretório aonde encontra-se montada a mídia de instalação e execute o instalador TOTVS12.app

2. Será iniciado o instalador, selecione a linguagem do programa de instalação na janela a seguir:



3. Será visualizada a tela de apresentação a seguir, basta ler as informações e clicar em “Próximo”;


4. A próxima tela será a tela de Aceite de Contrato de Licença, este contrato deve ser lido com atenção e aceito ou não, conforme suas preferências.


4.1. Em caso de não concordar com o Contrato de Licença, não será possível prosseguir a instalação;

4.2. Para prosseguir, selecione a opção “Eu concordo com este contrato de licença” e clique em “Próximo”;


5. Em seguida será apresentada a tela para informar o diretório destino da instalação;


5.1. Se o diretório de instalação selecionado não existir, será exibida a janela a seguir confirmando a criação do diretório;


5.2. Se o diretório de instalação selecionado já existir, será exibida a janela a seguir informando que arquivos pré-existentes poderão ser sobrescritos;


6. A próxima janela apresentará as opções de seleção de Tipo de Banco de Dados, Idioma e o País dos Arquivos de Dicionários de Dados;

6.1. As opções de Banco de Dados não terão relevância em instalações em MAC OS-X;

6.2. As opções de idioma implicam na seleção entre Português, Espanhol e Inglês e define a linguagem que será utilizada nos arquivos de Help Online;

6.3. A opção de País não terá relevância para instalações em MAC OS-X.


7. A próxima janela será a Árvore de Seleção dos Programas a instalar, e oferece já uma seleção prévia de pacotes básicos, de acordo com as opções escolhidas na janela de Configurações anterior:


7.1. As opções pré-selecionadas podem ser alteradas conforme a necessidade de cada instalação;

7.2. Opções desabilitadas são condicionadas a compatibilidades de Sistema Operacional e opções selecionadas previamente;

7.3. Instalações no ambiente MAC OS-X não oferecem a opção de instalações de outros componentes exceto SmartClient para MAC OS-X e HTML e como adicionais os arquivos de Help Online.


8. Após todas as configurações acertadas, o processo de cópia dos arquivos será iniciado (este processo pode demorar dependendo das configurações da máquina de destino e a quantidade de pacotes selecionados);


9. Após finalizada a cópia, será dado o início ao processo de configuração dos arquivos copiados;


9.1. Durante este processo, os arquivos compactados previamente copiados serão descompactados em seus devidos destinos;

9.2. O SmartClient será instalado na pasta /Applications do sistema operacional;


10. Após a descompressão e instalação dos arquivos, o processo de instalação estará concluído, bastando clicar no botão
“Pronto” para finalizar o instalador;


11. Para instalação dos componentes adicionais, por favor verificar o capítulo de instalação dos adicionais.




Instalação de Componentes Adicionais

Dependendo do sistema operacional utilizado, será possível instalar componentes adicionais que poderão ser selecionados na árvore de seleção de programas.



TOTVS | SmartClient ActiveX

Execute os mesmos passos da instalação padrão.
Selecione o programa TOTVS | SmartClient Activex na tela de Seleção de Programas:


Aguarde o termino da descompactação dos arquivos e clique em próximo:


Se necessário crie atalhos:


Aguarde a finalização do processamento do pacote selecionado:


Conclua a instalação clicando em “Pronto”.

Foram descompactados os arquivos para utilização do SmartClient Activex no diretório solicitado.



TOTVS | SmartClient HTML

Execute os mesmos passos da instalação padrão.

Na tela de Seleção de Programas, selecione o programa TOTVS | SmartClient HTML:


Será exibida a janela de configuração de Arquitetura, selecione qual arquitetura a ser instalada (32 ou 64 bits):


Aguarde a descompactação dos arquivos:


Se necessário crie os atalhos.


Aguarde o processamento do pacote:


Será aberto um novo setup para com a instalação do TOTVS SmartClient | HTML, selecione a linguagem desejada para a instalação e clique em OK:


Prossiga clicando em Próximo:


Leia e aceite o Acordo de Licença para prosseguir:


Prossiga com a seleção de pacotes (neste caso não é possível remover as seleções):


Informe o diretório de instalação dos arquivos:


Informe o servidor e porta do AppServer o qual o TOTVS | SmartClient HTML realizará a conexão:


Informe a porta de execução do servidor WEB que responderá as requisições do TOTVS | SmartClient HTML e parâmetros de memória para o serviço:


Confirme os pacotes que serão instalados clicando em “Próximo”:


Aguarde a instalação dos pacotes:


Finalize a instalação do TOTVS | SmartClient HTML:


Aguarde o encerramento do processamento do Instalador do TOTVS 12:


Conclua a instalação clicando em “Pronto”:


DLLs SigaLoja

Execute os mesmos passos da instalação padrão.

Na tela de Seleção de Programas, selecione o programa Dlls Sigaloja:


Após a confirmação da seleção dos pacotes, aguarde o término da cópia dos arquivos:


Aguarde a descompressão dos pacotes:


Aguarde a finalização da instalação:


Conclua a instalação clicando em “Pronto”:


Os arquivos são descompactados no diretório de instalação \bin\smartclient\ do endereço de instalação selecionado no início da instalação, para utilização do módulo SIGALOJA.




Ctree Server

Execute os mesmos passos da instalação padrão.

Na tela de Seleção de Programas, selecione o programa Ctree Server:


Selecione a opção a arquitetura da plataforma que será instalada (32 ou 64 bits):


Aguarde a descompactação dos arquivos:


Será iniciado o instalador do Ctree Server, prossiga clicando em “Next >“:


Leia e aceite o Termo de Licença para prosseguir a instalação:


Selecione o tipo de instalação, o tipo Typical (típico) é o mais aconselhável, utilize o modo Custom para realizar alterações avançadas quando necessário:


Prossiga com a instalação clicando em “Install”:


Aguarde a cópia dos arquivos e clique em “Finish” para finalizar:


Aguarde a finalização do processamento do pacote e prossiga:

Conclua a instalação clicando em “Pronto”:



TOTVS | DBAccess

Execute os mesmos passos da instalação padrão.

Na tela de Seleção de Programas, selecione TOTVS | DBAccess:


Clique em “Próximo”, será exibida a tela de seleção de Arquitetura, selecione a opção de 32 ou 64 bits da plataforma onde será instalado:


Aguarde o termino da cópia dos arquivos e vá para o Próximo:


Aguarde o processamento do pacote:


Será iniciado o instalador do TOTVS | DBAccess, selecione a linguagem da instalação e clique em “Avançar”:


Prossiga com a instalação clicando em “Avançar”:


Defina o diretório destino da instalação:


Defina um nome da pasta para exibição no Menu Iniciar:


Definir se deseja importar configuração anterior:


Aguarde a instalação:


Confirme no “OK” após o término da instalação:


Aguarde o término do processamento do instalador:


Conclua a instalação clicando em “Pronto”.


Para utilização do TOTVS | DBAccess é necessário realizar configurações específicas no aplicativo.





TOTVS | DBAccess Audit Trail

Execute os mesmos passos da instalação padrão. 

Na tela de Seleção de Programas, selecione o programa TOTVS | DBACCESS Audit Trail:


Clique em “Próximo” e aguarde o termino da cópia dos arquivos:


Aguarde o processamento do pacote:


Será aberto o instalador especifico do TOTVS | DBACCESS Audit Trail:


Prossiga e informe o diretório em que deseja instalar:


Prossiga e defina o nome da pasta na exibição do Menu Iniciar:


Prossiga e aguarde a cópia dos arquivos:


Finalize a instalação clicando em “Finish”:


Aguarde a finalização do processamento do pacote e prossiga:


Conclua a instalação clicando em “Pronto”:


Para a utilização do TOTVS | DBACCESS Audit Trail é necessário realizar a configuração específica do aplicativo.




TOTVS | Office Interface Integration

Execute os mesmos passos da instalação padrão.

Na tela de Seleção de Programas, selecione TOTVS | Office Interface Integration:


Será então solicitado o Idioma da instalação, selecione o Idioma e prossiga:


Aguarde a descompactação dos arquivos:


Se necessário crie atalhos:


Aguarde a execução do pacote selecionado:

Será iniciado o instalador do TOTVS | Office Interface Integration, leia e aceite o contrato de licença para prosseguir:


Prossiga com a instalação:


Selecione o diretório de instalação:


Confirme a instalação para prosseguir:


Aguarde a cópia dos arquivos:


Para concluir a instalação, clique em “Fechar”:


Aguarde a finalização do processamento do pacote:


Conclua a instalação clicando em “Pronto”:


Para a utilização do TOTVS | Office Interface Integration é necessário realizar a configuração específica do aplicativo.





TOTVS | Processor

Execute os mesmos passos da instalação padrão.

Na tela de Seleção de Programas, selecione TOTVS | Processor:


Aguarde a descompactação dos arquivos e prossiga:


Aguarde o processamento do pacote:


Será iniciado o instalador do TOTVS | Processor, selecione a linguagem desejada para a instalação:


Leia e aceite o contrato de licença para prosseguir:


Selecione as opções de instalação:


Escolha o diretório de instalação:


Aguarde o término da instalação e clique em “Fechar”:


Aguarde a finalização do processamento do pacote e prossiga:


Conclua a instalação clicando em “Pronto”:


Para a utilização do TOTVS | Processor é necessário realizar a configuração específica do aplicativo.





TOTVS | Service Sped

Execute os mesmos passos da instalação padrão.

Na tela de Seleção de Programas, selecione TOTVS | Service Sped:


Prossiga e a cópia dos pacotes selecionados:


Prossiga e aguarde o processamento dos pacotes:


Será iniciado o instalador do TOTVS | Service Sped:


Selecione o Idioma desejado para a instalação:


Prossiga com a instalação:


Leia e aceite o Contrato de Licença para prosseguir:


Defina o diretório de instalação e prossiga:


Defina o idioma do repositório e prossiga:


Informe o endereço e porta do servidor e prossiga:


Informe os dados do Banco de Dados a ser utilizado e prossiga:


Defina os serviços que serão utilizados e prossiga:


Confirme as informações e prossiga:


Aguarde a instalação para prosseguir:


Informe se deseja criar o serviço do TSS no Windows:


Conclua a instalação:


Aguarde a finalização do processamento do pacote:


Conclua a instalação clicando em “Pronto”:


Para a utilização do TOTVS | Service Sped é necessário realizar a configuração específica do aplicativo.